quarta-feira, 17 de junho de 2015

GESTÃO DE INFORMAÇÃO - Trabalho organizado por Vieira Miguel Manuel

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INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO KANGONJO DE ANGOLA
I.S.P.K.A














DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO



GESTÃO DE INFORMAÇÃO





Nome: Conceição Salvador Manuel
Curso: Pedagogia
Ano Académico:
Sala n.º: 24
Período: Manhã






DOCENTE
______________
Hegel Domingos
    


LUANDA
2015


ÍNDICE







 





 Numa época marcada pela evolução rápida, dos conhecimentos modernos, do sistema de educação exige do aluno e estudante uma gestão de informação. Assim tem um papel mais activo com a realização de trabalho de investigação, análise, composição que trata-se de um estudo futuro, isto é, ensinar a estudar o que aprender, seleccionar, a reconhecer o importante e significativo, adaptar uma atitude crítica perante o estudo, assimilar com rapidez e adaptar-se permanentemente.





Na gestão de informação os procedimentos correctos para uma gestão de informação são:

       Recolha: Nesta recolha de informação o estudante identifica as fontes internas e externas para tomar uma informação útil na tomada de decisão.

       Processamento: O estudante regista diferentes dimensões das modalidades do processamento.

       Tratamento: O Estudante faz leitura repetidamente escrita, cálculo, etc. para obter um resultado.

       Transmissão/Difusão: Ele procura uma transmissão dos resultados.


O tema é o primeiro elemento que faz levantar questões sobre a investigação, o tema pode ser livre ou imposto, explorando todos os aspectos possíveis do tema para que o estudante consiga fazer gestão da matéria e compreender melhor.

a)      Identificar o que já é conhecido: Ele elabora uma lista dos seus conhecimentos, formula por escrito o que ele já sabe sobre o tema e o que ele quer descobrir com a sua investigação.
b)      Desenvolver uma visão geral: O estudante faz leitura escapatória, tira o apontamento das mesmas, ele anota da existência de uma fonte de informação a consultar, ele agrupa as informações recolhidas, situa-se no contexto geral ou especifique do seu propósito.
c)      Orientar o Tratamento: Aqui o estudante precisa situar o tema da sua pesquisa no contexto geral, ele escolhe as palavras-chave que determinarão o ângulo do tratamento do seu tema.
d)     Esboçar um plano de pesquisa: Aqui ele busca o seu plano de trabalho considerando ao mesmo tempo o conteúdo da pesquisa ou informação, busca tarefas que lhe permitirão de o fazer como encontrar essa informação e identifica o tipo de investigação para remeter ao professor.


Na procura de fontes de informação o estudante deve saber que tipo de documento é necessário ao tema e matéria que um tema pode ser tratado sobre vários suportes, cada um deles trazendo uma qualidade de informação diferente.


O estudante consulta as obras e identifica as descobertas para a pesquisa do tema de informação que foram levantadas, daí anota-se por escrito vários tipos de informação nas fichas, isto lhe permitirá de achar novos títulos dos documentos, capítulos e páginas retiradas.





Na separação de informação, é preciso que o estudante:

a)      Ler rapidamente, isto é, fazer uma nova selecção de informação, lendo rapidamente os documentos coleccionados.
b)      Ler atentamente para selecção de informação e tomas decisões, retirar as informações pertinentes à sua pesquisa.
c)      Ele tira o apontamento de forma organizada para compreender as informações com exactidão das referências e dos destaques das palavras-chave essenciais da mesma informação.
d)      Classifica os apontamentos tirados, aqui o estudante trabalha com os apontamentos que ele estabelece na primeira etapa.


Para tratamento de uma informação é preciso:

a)      Analisar as Informações: nesta análise o estudante põe em ordem as ideias, distingue as causas dos efeitos, estabelece uma hierarquia na importância das informações e distingui o essencial, elimina o que não está conforme.
b)      Sintetizar a Informação: Ele precisa responder à sua pergunta de investigação do ponto de partida.
c)      Confirma o Conteúdo da Exposição: Ele confirma o conteúdo para comparar a sua investigação e aproveita a oportunidade para completar, retirar e por em evidência algumas informações.


Para completar uma informação é preciso que haja comunicação, aqui o estudante realiza uma avaliação pessoal do conjunto do seu trabalho.

1.      Estrutura a Exposição: Nesta exposição o estudante preocupa-se com a lógica e o encandeamento da sua comunicação.
2.      Respeitar as Regras: Ele preocupa-se com a linguagem, clareza, ilustrações, citações das fontes e ideias, etc.
3.      Citar as Fontes: Aqui ele confirma a seriedade do trabalho realizado e de aprofundamento da investigação.
4.      Avaliar o trabalho: Aqui o estudante se realiza uma autoavaliação.






Para se fazer uma gestão de informação deve funcionar partes integrantes de um processo como: Começando por fazer selecção de matérias, selecção de informações que lhe corresponde ligado ao tema, conhecer os diferentes tipos de informação para fazer uma boa gestão de matérias importantes.







Manual de Apoio de Documentação e Informação

ANGELIS, Cristiano Trindade de. Gestão do Conhecimento no setor público: um estudo de caso por meio do método OKA. Revista do Serviço Público - RSP, Brasília: ENAP, v. 62, n. 2, p. 137-166, abr./jun. 2011.

ARELLANO, Miguel Angel. Preservação de documentos digitais. Ciência da Informação, Brasília: IBICT, v. 33, n. 2, p. 15-27, maio/ago. 2004.

CARVALHO, Gilda Maria Rocha de; TAVARES, Marcia da Silva. Informação e conhecimento: uma abordagem organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001. 152 p.





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