quarta-feira, 17 de junho de 2015

Relatório Síntese - Bernarda Caquele Muhanda -Trabalho Organizado por Vieira Miguel Manuel



INTRODUÇÃO


O presente trabalho fez-se constar de forma resumida todas as actividades realizadas no âmbito da cadeira de Práticas Pedagógicas e Relatórios desde as recolhas de dados feito nas escolas 4014, 4027, 4045 até as actividades realizadas no ISPKA.



No dia 29 de Agosto de 2014 no Instituto Superior Politécnico Kangonjo de Angola, pelas 8 horas e 50 minutos, a Doutora Gilberta Martins fez-se presente pela primeira vez na sala 25 do 3º ano do curso de pedagogia e deu-nos alguns subsídios relativamente à cadeira de Práticas Pedagógicas e Relatórios e algumas orientações sobre o desenvolvimento da mesma.

No mesmo dia, a doutora subdividiu a turma em 4 grupos de modo que realizássemos as actividades fazendo as recolhas de dados nas escolas 4014, 4027 e 4045.

No dia 5 de Setembro do ano em curso pelas 8 horas e 35 minutos, realizamos um trabalho de campo na escola 4014 onde fomos recebidos pela directora da instituição escolar Manuela de Andrade.

A Directora apresentou-nos a escola no qual está constituída por 11 salas, um (1) gabinete da Directora, um (1) gabinete para Subdirectora Pedagógica, uma (1) secretaria-geral, quatro (4) casa de banho, uma (1) guarita, uma (1) cantina escolar e um (1) tanque de água.

No dia 19 de Setembro de 2014 pelas 9 horas e 45 minutos, voltamos novamente na escola 4014 com o objectivo de saber o funcionamento da subdirecção pedagógica, não fomos recebidos pela Subdirectora Pedagógica por esta encontrar-se em licença disciplinar, razão pela qual, fomos recebidos pela professora Juliana João da Silva Neto que está como interina e pela directora Manuel de Andrade.

Ainda no dia 19 de Setembro do ano em curso pelas 10 horas e 30 minutos, fomos na escola 4027 fazendo recolha de dados. A mesma está situada no município de Cacuaco, bairro 4 de Fevereiro – Eco Campo, cujo principal objectivo foi, saber o funcionamento da Subdirecção pedagógica.

Fomos recebidos pelo Subdirector Pedagógico Lito Manuel, bacharel de matemática, e fez o historial da instituição.

No dia 26 de Setembro do ano em curso pelas 9 horas e 30 minutos, reatamos com  as actividades na mesma escola (4027), cujo principal objectivo foi, saber a cerca do funcionamento da Subdirecção Administrativa.

Fomos recebidos pelo Subdirector Administrativo Eduardo Savula, licenciado em sociologia pelo ISPOCA, funcionário da educação há 23 anos e trabalha como Director Administrativo desde 2005.

O director Administrativo abordou os pontos fortes e fracos da sua área, relativamente à escola 4027 e para facilitar-nos deu-nos o mapa estatístico dos alunos.

Após às recolhas de dados obtidos nas escolas acima referidas a doutora Gilberta organizou-nos para assistirmos a uma aula na escola 4014 com o objectivo de avaliarmos a professora da mesma escola, isto sucedeu no dia 10 de Outubro do ano em curso na sala 8, após isto, a doutora pediu-nos para fazermos um relatório geral onde abarcava todas as actividades feitas fora como dentro da instituição ISPKA.

Posteriormente, a doutora Gilberta organizou-nos por fila e pediu-nos, para que cada fila preparasse uma aula e que apresentássemos aulas simuladas no ISPKA uma semana depois.

No dia 24 de Outubro do ano em curso no ISPKA, deu-se início às aulas simuladas onde, 4 grupos apresentaram temas e classes diferentes.

 No dia 31 de Outubro realizamos a primeira prova escrita no qual a professora orientou-nos a fazermos um plano de aula.

COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS DURANTE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

No decorrer deste mese pude amadurecer relativamente aos relatórios feitos durante as recolhas de dados e a doutora Gilberta fez-me descobrir a importância da mesma cadeira, bem como relatar tudo que ocorre em minha volta.

PONTUALIDADE

No que toca a pontualidade, sempre cheguei cedo no local marcado para a realização das actividades feita.

ASSIDUIDADE

No que toca a assiduidade, sempre estive presente participando nas actividades durante os dias marcados.

CUMPRIMENTO DAS TAREFAS INCUMBIDAS

As tarefas que nos foi atribuída pela doutora Gilberta, foi feita e continua na perfeição, tudo porque ela transmite-nos segurança nas suas palavras, conhecimentos e idoneidade.

PARTICIPAÇÃO

Numa opinião pessoal, a minha participação foi activa e voluntária relativamente às recolhas de dados, aulas simuladas, aos relatórios feitos.




MODALIDADES DE TRABALHO E AVALIAÇÃO

A modalidade foi feita consoante a presença e participação, pontualidade e competências apresentados pelos estudantes.

Concernente à avaliação foi positiva visto que a doutora Gilberta tem o domínio da matéria, é muito competente porque não é fácil trabalhar com 62 estudantes nesta cadeira, mas ela conseguiu dar a volta por cima e também soube manter a seriedade, competência, paixão no trabalho e rigor.

RECOMENDAÇÕES

·         De acordo às experiencias adquiridas nesta cadeira, peço a Dr.ª Gilberta que converse com a direcção da instituição no sentido de enquadrar mais docentes desta cadeira para facilitar o processo da recolha de dados nas escolas mencionadas neste relatório ou nas escolas vindouras.

·         Que a professora Gilberta continue com o mesmo ritmo de trabalho, sendo muito cautelosa com os seus estudantes e que continue reparando nos pequenos detalhes.

·         Que ela transmita o mesmo ritmo a sua idoneidade a geração vindoura.

CONCLUSÃO

Em suma, a cadeira tem grande importância no currículo do estudante porque abarca relatos de tudo que acontece em nossa volta. Tenho a dizer que no decorrer destes meses pude adquirir novas experiências relativamente às recolhas de dados, às aulas simuladas e aos conhecimentos adquiridos.
  



Comente com o Facebook: