terça-feira, 6 de outubro de 2015

REGISTO DE ENFERMAGEM - 02

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO Inocêncio NANGA (iSpin)
DEPARTAMENTO DE Ciências da Saúde
Licenciatura em ENFERMAGEM










Registo DE ENFERMAGEM






Nome: Orlando Estêvão André Panzo
Sala: 27
Nº: 148
Período: Manhã









A DOCENTE

_______________________
Loretta Rodrigues Gonzalez




LUANDA
2015
SUMÁRIO











O Presente Trabalho de Investigação intitulado "Os Registos de Enfermagem" enquadra-se no Âmbito do Trabalho do Curso de Licenciatura em Enfermagem, nenhum Instituto Superior Inocêncio Nanga. Com Trabalho este, pretende-se analisar e Compreender a importancia Que OS Registos de Enfermagem TEM Para uma Qualidade dos Cuidados prestados Pelos Enfermeiros, Bem Como OS SEUS CONCEITOS Relacionados, buscando alternatives parágrafo um Melhoria sua, de forma a Ganhar Mais visibilidade e ganhos em Saúde.

A TEM enfermagem, Ao Longo do Tempo, exigido Uma Maior Independência nenhuma Exercício das SUAS funcoes. Os Registos de enfermagem, Como parte Integrante da Prestação de Cuidados, foi hum marco histórico conseguido atraves de alterações Sociais, Políticas e Econômicas, ocorridas NOS ULTIMOS tempos, parágrafo alcançar o Bem-Estar do utente e da Qualidade dos Cuidados prestados.

Para Simões e M. Simões. J (2007: 3) "Os Registos de enfermagem Tem vindo a revelar- se fonte de preocupações, Reflexão e debate nsa NOSSOS dias, cabelo contexto de Transformação e Mudança da Profissão de Enfermagem".

O Enfermeiro E o Profissional that Mais escreve nenhuma Registo fazer utente, E Aquele Que Mais permanece Junto DELE. Neste contexto, uma anotação SUA DEVE Ser realizada de forma clara Mais Possível e principalmente com Atenção à veracidade e à ética.


A Preocupação EM MUITAS Estudar de este tema surgiu EM instancias Durante o Período de ensino clínico de enfermagem, dada A SUA importancia Dentro das Instituições da Saúde.

A ESCOLHA fazer vai tema de Encontro Ao Meu Interesse Pessoal. A Curiosidade despertada Durante OS Ensinos Clínicos DEVE-SE NÃO modo Expectativas da Prática Deste tema, Como also Às Experiências vivenciadas Durante uma MESMA.

Faz-se necessary realçar a importancia dos Registos de enfermagem, pois Constituinte hum instrumento indispensável um parágrafo enfermagem No processo do Cuidar. Deste modo, apesar de poucos Estudos Acerca do tema Aqui em Angola, obser-se de esta necessidade, Uma Vez Que se revelado um TEM existencia de Informação Insuficiente e Pouco coerente dos Registos, traduzindo de forma ineficaz uma Realidade fazer Desempenho Profissional.

A enfermagem, na SUA Evolução histórica em busca do Reconhecimento, ea Definição da SUA Função na sociedade, Esta Ganhando Espaço atraves do Conhecimento Científico, pois evidencia-se a necessidade de Uma Revisão Teórica, visto Que há Muito tempo Atrás, Desenvolvido o era cuidado de forma Empirica, sem carácter Científico.



·          Entender o Que É O Processo de Registo de enfermagem e analisar a finalidade duque se regista.

Tendo em Conta o Objectivo Geral, houve uma necessidade de se delinear OS seguintes Objectivos Específicos:

·          Mostrar a importancia da Implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem parágrafo um Melhoria da Qualidade dos Registos;

·          Salientar a necessidade e como Vantagens da Documentação Eletrônica nsa Registos de enfermagem.


A Equipe de Enfermagem POSSUI papel Relevante não treatment dos utentes. Como INFORMAÇÕES Sobre o estado de Saúde apreendidas Pela enfermagem nenhuma Acompanhamento do utente São de extrema importancia Pará como Tomadas de decisões e Tratamento fazer MESMO. Como INFORMAÇÕES when Não São registadas de forma clara e Sistemática, perdidas São Paulo, desvalorizadas NAS Tomadas de decisões Sobre o Tratamento do utente.

Hesbeen (2001: 142) Lembra-nsa que "Um Registo DEVE Ser considerado Como Uma Ajuda de Prática diaria. Se o Registo NÃO constituir Uma Ajuda PARA O Prestador de Cuidados Não Há Razão Para Que o utilizar. "

Consciente Desta problematica e da SUA importancia atribuída, considerá-se pertinente elaborar um Seguinte pergunta de partida: Até Que Ponto OS Registos de enfermagem PODEM contribuir parágrafo Aumentar a Qualidade dos Cuidados prestados Pelos Enfermeiros?










Sem Pensamento de Cunha e Mota (2007: 89) "A Documentação da Actividade dos Enfermeiros Não É Uma Preocupação Recente. Hoje OS Meios Que estao Ao dispôr dos Enfermeiros permitem evidenciar MUITAS das Actividades executadas ".

Como descreve Martins et al (2008: 52) "Já em 1850, Florence Nightingale avaliava OS Cuidados prestados, registava como SUAS OBSERVAÇÕES e utilizava Informações recolhidas de para aferir O NIVEL DOS mesmos e melhorar OS prestados Serviços em áreas deficitárias".
A Emergência de Soluções para melhorar a Elaboração dos Registos TEM inquietado como Instituições de Saúde, devido Às exigências Que Tem vindo a surgir parágrafo Uma Melhor Satisfação dos utentes e aumento da Qualidade de Prestação dos Cuidados para OS Profissionais.

Ao acompanhar ESSA Mudança, Registos OS UO Documentação de enfermagem Até ENTÃO, POR vezes meras descrições sumárias de Tarefas executadas, MUITAS delas Sobre prescrição de OUTRAS Profissionais de Saúde, TEM gradualmente vindo a representar de Uma forma Cada Vez Mais exaustiva, O Trabalho das enfermeiras , uma Medida Que Escolhas como passaram a ser, progressivamente Mais agressivas POR Conhecimentos Científicos PROPRIOS (Wanda Horta, 1979: 27).

A Ordem dos Enfermeiros de Portugal (2008: 11) define OS Registos de enfermagem sendo:

O Conjunto de Informações Escritas, produzidas cabelo Enfermeiro na Prática Clínica, NAS Quais compila como INFORMAÇÕES resultantes das Necessidades de Cuidados de Enfermagem (intervenções autónomas), Bem Como Toda a Informação, Resultante do Processo de Tomada de decisão de Outros técnicos implementados cabelo Enfermeiro ( intervenções interdependentes) e Toda a restante Informação necessaria Pará uma continuidade dos Cuidados.

Na Perspectiva de Potter e Perry (2006: 118) "Um Registo E UMA Comunicação Escrita, legal e definitiva that inclui INFORMAÇÕES Sobre os Cuidados de Saúde prestados a hum dado utente [...], um relato Contínuo do Estado de Saúde do utente e PODE Ser Consultado POR QUALQUÉR elemento da equipa de saúde ".

Para Berman et al (2008: 246) "Um Registo clínico, also Chamado de historia clínica OU Registo fazer utente e Um Documento legal e formal de Provas Que fazer proporciona cuidado Ao paciente".

O Grupo Técnico parágrafo Reforma da Organização Interna dos Hospitais (2001: 41) salienta que "Não É demais realçar a importancia dos Registos e dos Sistemas de Informação, that São igualmente Indispensáveis ​​para o Desenvolvimento de Procedimentos".

Mais uma vez Hesbeen (2001: 142) Defende que "Um Registo e Um Reflexo de Uma determinada filosofia, de Uma Certa Representação dos Cuidados".
Nesse SENTIDO, OS Registos de enfermagem Indispensáveis ​​São PARA O utente, Como parte da Documentação do Processo de Saúde / Doença, especialmente considerando that ESSA Equipe acompanha TODO ESSE decorrer de forma Mais integral, Permanência Pela, garantindo Qualidade e fidedignidade em SUAS OBSERVAÇÕES.

Simões. M e Simões. J (2007: 3) Que afirmam:

Se Como Enfermeiros Queremos Que A Nossa Actividade Profissional NÃO SEJA Meramente Empirica, E necessary that justifiquemos OS NOSSOS todos Actos atraves do Registo sistemático das Nossas apreciações e decisões fundamentadas num modelo de Cuidados de enfermagem Sólido, credível e internacionalmente aceite.

Hesbeen (2004: 141) consta-se que "muitos Desses Registos resultam de hum Vontade institucional, cuja intenção de e melhorar a Qualidade dos Serviços prestados Ao Doente. Embora a intenção louvável SEJA A SUA utilização Nem sempre E adequada ".

O Quadro apresenta uma Seguir algumas orientações parágrafo a Elaboração de Registos eficazes Segundo a Teoria de Elkin:

Quadro 1: Orientação parágrafo Registos Eficazes

Factuais
Incluem Dados descritivos, Objectivos e subjectivos pertinentes
Rigorosos
Usam Termos precisos that facilitam comparações
Concisos
Incluem Dados significativos e descrevem O Progresso não SENTIDO fazer Bem-Estar
Actuais
Excluem-se OS Dados repetidos e como Palavras desnecessárias
Organizados
Os Registos São efectuados APOS logotipo terminada uma Tarefa, Possível logotipo that
Fonte: Elkin (2005: 13)


De a Acordo com Hesbeen (2001: 141) "E Muita Vasta uma literatura Sobre Instrumentos de Registos de enfermagem. Quer se trate de Processos de enfermagem, de Planos de Cuidados, de Manuais, de Diagnósticos de Enfermagem, de Relatórios de Cuidados, de Protocolos [...] ".

Efectivamente na Opinião Deste autor São Vários OS Registos de enfermagem that o Enfermeiro PODE Produzir, de a Acordo com a Assistência Ao utente.

Portanto Potter e Perry (2006: 123) realçam que "existem varias Modalidades de Registos de enfermagem Sobre o utente that tornam uma Documentação Fácil, Rápida e abrangente".

Relativamente AOS Tipos de Registos de enfermagem, sor vai USADO uma Teoria Potter e Perry, Que se Encontra descrito no Quadro Seguinte:

Quadro 2: Modalidades OU Tipos de Registos de enfermagem

Registo de Enfermagem POR Admissão
Fornecem Dados Importantes that virão a servir, Mais Tarde, alterações parágrafo comparar nenhum Estado do utente. This Modalidade permite o Enfermeiro Fazer na admissão, Uma Avaliação completa (Por Exemplo Dados biográficos, Avaliação holística e Análise dos Factores de Risco Para a Saúde), Bem Como identificar Diagnósticos de Enfermagem OU Problemas IMPORTANTES that devem Constar no Plano de Cuidados fazer utente.

Folhas diarias e Registos Gráficos
Como Folhas diarias e Registos Gráficos permitem registar determinadas OBSERVAÇÕES de Rotina OU medições Específicas Feitas regularmente, Como SEJA, banho, Sinais vitais, Avaliação da dor, Líquidos administrados e Eliminados. Como Folhas diarias Constituinte hum Meio Eficaz de Registo de Informações, JA Que permitem observar Tendências Ao Longo do Tempo e Fazem parte do Registo permanente.

Registos dos Conhecimentos do Utente
O ensino Ao utente E UMA parte essencial das intervenções de enfermagem. Muitos hospitais possuem Registos dos Conhecimentos do utente, não qua se inscreve o nivel de Conhecimento Deste Sobre o diagnóstico, o Tratamento ea medicação. Tem Como Objectivo melhorar OS Resultados, fomentando comportamentos Saudáveis ​​EO autocuidado e envolvendo o utente OU NAS Família decisões Sobre Cuidados OS.

Resumo dos Cuidados Ao Utente OU KARDEX
Muitos hospitais dispoem de Sistemas computorizados that fornecem determinadas INFORMAÇÕES elementares Sobre a forma de Resumo dos Cuidados fazer utente. Este ficheiro comprises, frequentemente, Duas contraditório: Uma Secção Pará Actividades e Tratamentos e Outra PARA O plano de Cuidados de Enfermagem

Registo POR acuidade
O Registo POR acuidade e Um Método that permite determinar como horas EO Pessoal necessary a Prestação de Cuidados a Determinado grupo de utentes com base de há TIPO de eo Número de intervenções Necessárias. O nivel de acuidade ASSIM Determinado permite classificar OS utentes comparando-os uns com OS Outros.

Planos de Cuidados Normalizados
Em Certas Instituições Usam-se Planos de Cuidados Normalizados um Fim de tornar a Documentação Mais Eficaz. Os Planos Que Tem POR base como Normas da Prática de Enfermagem, consistem em directivas estabelecidas e Impressos Usados ​​na Prestação dos Cuidados Ao utente com Problemas de Saúde semelhantes.

Folhas de Resumo de Altas
O Resumo de Alta fornece IMPORTANTES Dados Sobre os Problemas, fazer utente Que Não foram resolvidos, Bem Como Sobre a continuidade dos Cuidados Apos um Alta.
Fonte: Potter e Perry (2006: 124-126).

AINDA OS mesmos Autores explicam que "fazer Kardex OU DOS Resumo fazer Cuidados Ao utente Constam habitualmente OS seguintes Dados:

Dados Demográficos (nome, Idade, sexo), diagnóstico médico á entrada, Indicações Médicas em Curso (Por Exemplo dieta, Actividade, Sinais vitais), plano de Cuidados de enfermagem, Indicações OU intervenções de enfermagem (Por Exemplo Líquidos administrados), Exames e Procedimentos marcados, precações de Segurança Usados ​​nsa Cuidados Ao utente, Factores Relacionados com a Actividades de vida diaria, parente Mais Próximo / Responsável UO uma pessoa uma Contactar em Situação de urgencia, código de urgencia, Alergias, etc. (ibidem).


A enfermagem TEM SUAS Atividades voltadas Ao cuidado. Para Cuidar de Pessoas Exige obrigatoriamente Que OS Profissionais de enfermagem utilizem OS Recursos da Comunicação. Dentre como Varias Formas, uma Comunicação between OS Profissionais PODE representar Uma Ferramenta Para o Sucesso do cuidado de enfermagem. E Neste contexto, Os registros de enfermagem se destacam POR Serem Uma Importante Comunicação documentada.

MUITAS e valiosas como São INFORMAÇÕES Clínicas that um enfermagem Diariamente se um Depara Cada Encontro com o Paciente; EntreTanto, o uso atual Processo de Obter e USAR estas INFORMAÇÕES Produz Uma Documentação fragmentada, AO inves de sinérgica e, com IstoÉ, o Seu potencial de melhorar o cuidado de enfermagem NÃO VEM Sendo Explorado.

Registros OS representam uma forma da enfermagem Ser percebida e Integrada POR ELA MESMA, Pelos demais Profissionais de Saúde, Pelos Sistemas de Pagamento e auditórios das Instituições e pelo Sistema de Saúde, Além de servirem Como parámetro parágrafo Tomada de decisão clínica e Gerenciamento.

Como Tarefas de registrar OS Dados Clínicos São Variadas e Complexas. À Medida Que a Quantidade de Dados e INFORMAÇÕES na Prática Clínica aumentam, also aumentam o volume de e OS níveis de detalhamento da Documentação em enfermagem, sem that Haja necessariamente, Como consequencia, Uma Melhoria na Qualidade do Conteúdo da Informação.

O Desenvolvimento de Sistemas Computacionais Que facilitem o registro, utilização e Análise de Informações Clínicas favorecem a Comunicação da Equipe de Saúde e contribui na Qualidade da Assistência de Enfermagem.

Sistemas de Documentação em enfermagem representam hum recurso parágrafo facilitar o registro de enfermagem de forma ágil e Mais Precisa, disponibilizando um parágrafo Própria enfermagem e Outros Profissionais como INFORMAÇÕES atualizadas e confiáveis.

Utilizar-se dos avanços Tecnológicos parágrafo Planejar como Atividades de Assistência Ao Paciente de forma Controlada e Eficaz Torna-se Cada Vez Mais imperativo, Além de Uma exigencia dos Enfermeiros. Os Enfermeiros Querem Sistemas de Informação that retratem uma Realidade de SUA Prática Clínica (tácito Conhecimento), Mas que possam Conter Elementos do Conhecimento formais (explícito), adequando-os um hum Sistema automatizado that contemple O Processo de Enfermagem na SUA integralidade.


Em enfermagem OS Registos São IMPORTANTES NÃO APENAS Por uma Más por varias Razões em Conjunto.

Importancia dos Registos em Enfermagem na QUALIDADE DOS CUIDADOS prestados:

·          Contribuem Para proporcionar Conhecimento Sobre Anteriores intervenções de enfermagem, independentemente do local, Onde o utente foi assistido.

·          Ajuda nenhuma Estabelecimento fazer diagnóstico médico e de enfermagem.

·          Auxilia um Compreender a Conduta do utente.

·          Detecta uma RESPOSTA fazer utente aio treatment, ajudando a Change prescrições.

·          Obter Uma Visão da Evolução física e mental, fazer utente, apos hora / dia ...

·          Fundamenta decisões e intervenções de enfermagem.

·          Individualiza Cuidados OS.

·          Assegura a continuidade dos Cuidados de enfermagem das Necessidades de ea identificação do utente Por Toda a Equipa de Saúde.

·          Avalia OS Cuidados de enfermagem EO consequente Impacto na Evolução do Paciente atraves da Comparação dos Registos sequenciais.

·          Fornece elementos para auditórios em enfermagem.

·          Determina como Responsabilidades - Porque permite avaliar a Qualidade dos Cuidados prestados.

·          Determina Uma Relação Terapêutica Enfermeiro / utente atraves das notas that detalham o estado observado.

Importancia dos Registos em Enfermagem na Organização de dos Cuidados:

·          Um Registo inteligente proporciona Uma fonte inigualável de Informação Para organizar e apreciar o Serviço de Enfermagem. Permite AINDA AOS Gestores da Unidade VerificAR se o Número de Enfermeiros E Suficiente parágrafo Prestar Cuidados AOS Diferentes utentes.

·          Em Termos de Organização dos Cuidados de enfermagem e de Métodos de Trabalho, uma actuação em Equipa portanto E Possível se OS Enfermeiros estiverem familiarizados com OS Registos Como instrumento de Trabalho.

·          O Enfermeiro tão PoDE Ter UMA actuação COM Fundamento Científico si Dados figado de base POR Organizados, exactos, Concretos e registados.

·          Os Registos possibilitam um novo elemento hum - os Colegas Que Entram no turno Seguinte, etc.--se dar Conta, em Pouco tempo, fazer that ocorreu com o utente parágrafo Tirar CONCLUSÕES adequadas Sobre a forma de LHE Prestar Cuidados.

·          O Processo de Enfermagem, em Termos de Organização de Cuidados, E considerado Como Uma meta a alcança.

·          O Registo, em si MESMO, propõe a melhorar a Comunicação between Todos Os Que atendem OS utentes, proporcionando Uma Atenção Comum parágrafo OS SEUS Problemas.

·          A existencia de Registos reforça uma Confiança between OS Vários ELE mentos da equipa de Saúde.

Importancia dos Registos na Investigação Científica em Enfermagem:

O Enfermeiro Será, tanto Mais autónomo Quanto Melhor fundamentar o Seu Trabalho em Conhecimentos Já testados, e deixar de actuar POR OU APENAS POR Intuição Ordem médica.

De considerar que:

·          Os Registos de Enfermagem São Uma poderosa e inesgotável fonte de Informação ao Ser utilizada em QUALQUÉR Trabalho de Pesquisa.

·          O aparecimento de Novos Métodos de Trabalho ea Actualização de novo material de abre, continuamente, AO Enfermeiro, Novos campos parágrafo Investigação em Enfermagem e Outros Sectores Profissionais.

·          Os Registos fornecem Dados parágrafo Estatística, posteriormente utilizados POR Outros técnicos de Saúde.

·          Quanto Mais Específicos FOREM OS Dados anotados no Processo de Enfermagem Sobre o utente e Assistência de enfermagem recebida, Mais Úteis Serao OS Registos parágrafo barbatanas de Pesquisa não Desenvolvimento da Investigação, podendo melhorar OU Change uma actuação a nivel das Instituições.

Importancia dos Registos não jurídico campo:

·          Permitir Protecção legal.
·          Proteger o Enfermeiro autos contra (permitir Protecção legal)

Na Nossa sociedade, com muitos Processos instaurados e Uma nova ênfase Agressiva na Prática Ma, de Todos os Aspectos dos Registos PODEM Ser IMPORTANTES Como Documentação legal e, portanto, ser utilizados num Processo jurídico. Por ISSO OS Registos devem translate a Implementação do Plano de Cuidados Como prova de como that were Acções Indicato executadas e Tomadas como Devidas precauções.

À Medida that um População despertada para um parágrafo exigencia dos SEUS DIREITOS, Mais se Ira Sentindo, soluçar o Ponto de vista legal, a imprescindibilidade dos Registos de enfermagem.

Dai, a necessidade de reflectir Sobre o cumprimento ou Não da Função "Elaboração de Registos".

ASSIM, se hum Processo legal surgir em dados posterior, enfrentam uma Registada devidamente Uma Ocorrência, O Enfermeiro eStara Completamente protegido contra autos. A ausencia de Registos, PODE POR si assim, Ser Tido Como Uma Demonstração de incúria, negligencia OU encobrimento.

Os Registos PODEM Ser utilizados num Processo jurídico, se FOREM precisos e formulados com clareza, se estiverem legíveis, sem rasuras OU Espaços Mortos e devidamente ASSINADOS, hum Constituinte Documento legal.


Para Clarke (1977: 34) "Ética Significa hum código de Comportamento Sobre o termo moral (ética em enfermagem), incluem-se Valores e como Regras de Comportamento especialmente Relacionadas com a enfermagem".

Segundo Nunes, Amaral e Gonçalves (2005: 17) "Os Padrões éticos Profissionais assentam nenhuma moral básico Que É um Preocupação com o Bem-Estar de Outros Seres humanos".

Neste contexto OS Registos de enfermagem efectuados com ética São imprescindíveis parágrafo um Valorização da classe, um Meio de Comunicação between como Equipas multiprofissionais, e between OUTRAS PESSOAS envolvidas nsa Cuidados.

AINDA Nunes, Amaral e Gonçalves (2005: 17) realçam que "Nenhuma Amplo SENTIDO, entende-se um that enfermagem E UMA Profissão Cujo Propósito E responder especificamente como Necessidades de Saúde. Por ISSO OS Enfermeiros individualmente TEM o Dever de responder competentemente, AOS Compromissos assumidos ".

Segundo Elkin (2005: 16) "Os Enfermeiros São Obrigados, legal e eticamente um Respeitar um Confidencialidade da Informação respeitante AOS clientes".

Dai that Hesbeen (2001: 141) enfatiza que "QUALQUÉR Registo SEJA ELE qua para DEVE Respeitar a Natureza dos Cuidados e Neste Caso Ser Menos redutor Possível da Complexidade das Situações de vida Com que nsa defrontamos".

Na MESMA Linha de Pensamento Clarke (1977: 34) Confirma que "Um Enfermeiro DEVE possuir Integridade Pessoal de Modo uma Respeitar uma confidência de hum Doente Sobre os assuntos SEUS Pessoais".

Neste contexto Doenges e Moorhouse (2010: 115) ressaltam que "A E UMA Confidencialidade Questão ética e moral Que Tem de Ser respeitada POR de Todos os Profissionais em QUALQUÉR altura".

Segundo Nunes, Amaral e Gonçalves (2005: 106) "è importante ter em Conta o Critério de Utilidade e pertinencia da Informação recolhida that must servir parágrafo contribuir parágrafo a personalização dos Cuidados".

Desta Maneira Hesbeen (2001: 144) nos Diz que "Um Registo Escrito E NÃO necessary Só Para formalizar, mas also, e, Sobretudo parágrafo transmitir com rigor O Que Passou se é tudo o Que É Importante Partilhar".

Segundo Clarke (1977: 233):

O Relatório de enfermagem e Um dos Documentos that must Ser preenchido com Precisão, conscienciosamente e com Uma boa Apresentação. Constitui hum Registo legal, tanto dos Cuidados e Tratamento Que hum Doente recebe nenhum hospital, Como fazer Seu Progresso. Um Enfermeiro that Assinar hum Relatório DEVE assegurar de that O Que Está Escrito E exacto, Porque E legalmente Responsável cabelo Relatório that Assinou. A TRADUÇÃO DEVE Ser legível devendo-se Evitar-se abreviaturas, com o Propósito de Fazer hum Relatório Objectivo.

AINDA de a Acordo com Clarke (1977: 32) "o Enfermeiro E UMA parte da equipa de Investigação, Uma Equipa cujos Hábitos de Registos correctos, de Observação e de Atenção meticulosa fazer residem Pormenor como Tarefas Essências".

Por Outro Lado Elkin (2005: 16) Diz que "QUANDO OS Profissionais de Saúde TEM Razões para Usar OS Registos parágrafo Recolha de Dados, Investigação OU Educação, Não há quebra de Confidencialidade se Usados ​​com autorização do Cliente e de a Acordo com como Regras estabelecidas ".

Segundo Sweearingen e Keen (2003: 17):

Existem Quatro Princípios predominantes utilizados na ética dos Cuidados: o fazer Respeito Pela Autonomia (reconhecer that each Doente TEM O Direito de Tomar decisões POR si proprio); o da NÃO maleficência (Não prejudicar o Doente); o da Beneficência (Ajudar o Doente) OE da Justiça (TRATAR o Doente com equidade).


Os Registos fornecem hum leque de Dados preciosos Pará uma continuidade do Processo, e de Como Meio de Comunicação that São apresentam OS Conhecimentos pertinentes atraves de Uma forma lógica e Explicita that permitem avaliar a Qualidade dos Cuidados de enfermagem prestados.

Existem dez finalidades Essenciais dos Registos de enfermagem:

1.     COMUNICAR.
2.     Responsabilidades Determinar.
3.     Dados colher.
4.     individualizar OS Cuidados.
5.     Integrar Diversos Aspectos do utente.
6.     Assegurar a continuidade dos Cuidados de enfermagem.
7.     Avaliar.
8.     Permitir Uma Protecção legal.
9.     Formular Dados Estatísticos.
10. Avaliar Custódio OS hospitalares.

Para Que um Intervenção NÃO Sofra quebras na SUA Qualidade com o Passar dos turnos e dos Dias e imperioso that o Enfermeiro desenvolva hum Sistema de Registos that contemple Todas quanto Fases do Seu Processo de Atendimento ao utente e Família.

Sé e Nossa intenção contribuir para á Melhoria da Qualidade dos Registos de enfermagem, Bem Como o da Qualidade da Intervenção cuidativa, Não É Possível Cuidar sem registar.


Segundo Hesbeen (2001: 3) "A Noção de Qualidade nenhuma that respeita a Produção de Bens, ea Prestação de Serviços constitui, desde OS largos ano Matéria de Preocupação e de Diversos Trabalhos, Bem Como de Investigação e Estudos NAS áreas de avaliação" [ ...].

Na Visão de Campos, Borges e Portugal (2009: 45) "A Qualidade dos Serviços de Saúde DEVE Ser encarada Como Uma Questão essencial e intrínseca a Prestação dos Cuidados e NÃO APENAS Como Uma Dimensão desejável, mas acessoria".

ATRAVES POIs Disto Campos, Borges e Portugal (2009: 49) Explica que:

Medir a Qualidade de Uma Prestação e COMPARA-la com As Melhores Praticas TEM importancia de se retirarmos DAI como Devidas ilações e agirmos. A Acção Neste Caso traduz-se num ciclo de Melhoria Contínua that NÃO Só altera OU aperfeiçoa Procedimentos técnicos, Relacionais OU organizacionais, Como also Promove Novas Formas de Prestação, Maïs adequadas como espectativas dos Doentes e á Própria Evolução do Conhecimento e das Tecnologias.


Neste contexto o Concelho Regional de Enfermagem do Brasil (2005: 5) descreve o Seguinte: "uma Pará Assistência de Qualidade, o Profissional de Saúde Precisa de Acesso uma INFORMAÇÕES corretas, organizadas, Seguras, completa e available" [...].

Potter e Perry (2006: 120) Falam dos Registos de enfermagem dizendo que "Toda a Documentação de Qualidade POSSUI cinco Características IMPORTANTES: TEM de Ser factual, Rigorosa, completa, estruturada e confidencial".

Eis um Razão that Elkin esclarece que "hum Registo OU Relatório factual Contem Informação descritiva e objectiva fazer that o Enfermeiro Ve, Ouve, Sente OU cheira" (ibidem).

Sem Parecer de Campos, Borges e Portugal (2009: 49) "a Qualidade em Cuidados de Saúde DEVE acompanhar TODO O Processo fazer Doente, desde OS SEUS Aspectos Ligados Ao Acesso e Acolhimento, Passando Pelo Processo de diagnóstico e terapêutico e Todas quanto Questões that se prendem com o Conforto, Informação e Relacionamento com Doentes e Familiares ".


Uma DAS Adaptação Novas Transformações, principalmente na área da Saúde, TEM Sido imprescindível Para Que o Profissional de enfermagem assuma o Seu papel de participante activo, Dentro das Instituições de Saúde, visando a Melhoria da Qualidade na Assistência de enfermagem.

Ao logotipo dos Tempos um enfermagem, TEM vindo a desenvolver, Tornando-se Hoje Uma Ciência atraves da Investigação Científica, Teorias Construindo válidas com o Objectivo de Aumentar a Qualidade dos Serviços e Maior Qualidade de vida AOS utentes.

Sem that concerne à Fundamentação Teórica, constata-se that OS Registos de Enfermagem São Essências e Instrumentos Necessários Extremamente na Prestação dos Cuidados, e that when ELABORADOS correctamente permitem a individualização, a continuidade ea Qualidade nsa Cuidados.

A Realização do Trabalho foi hum grande desafio, Sobretudo POR Ser Uma área AINDA Pouco ESTUDADA em Angola, e com Pouca bibliografia. MESMO ASSIM, o MESMO foi enfrentado, desde o Início, com Enorme Dedicação e Satisfação.





Berman, Audrey et ai (2008). Fundamentos de Enfermagem: Conceitos, Processos e Práticas. Pessoa Educación SA

CAMPOS, Luís, BORGES, Margarida e PORTUGAL, Rui (2009). Governação dos Hospitais. 1ª Edição, Sociedade Editora Lda.

CLARKE, Margaret (1997). Enfermagem Geral I. Publicações Europa-América, Lda.

Crower, Elionor (1998). "Introdução História á Enfermagem". Em Verolyn Bolander. Enfermagem fundamentalistas Abordagem psicofisiológica. Lusodidacta- Sociedade Portuguesa de Materiais Didáctico, Lda. (5-29).

HESBEEN, Walter (2001). Qualidade em Enfermagem: Pensamento e Acção na Perspectiva do Cuidar. Lusociência- Edições e Técnica Lda.

LEAL, M. Teresa (2006). A CIPE ea Realidade de Enfermagem: Mitos e Realidades. Lusociência - Edições Técnicas e Científicas, Lda.

SWEEDNEY, Mary (1998). "Registos dos Cuidados". Em Verolyn Bolander. Enfermagem fundamentalistas Abordagem psicofisiológica. Lusodidacta- Sociedade Portuguesa de Materiais Didáctico, Lda. (597-623).



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário