terça-feira, 6 de outubro de 2015

REGISTO DE ENFERMAGEM - 04

INSTITUTO SUPERIOR Inocêncio NANGA (iSpin)
DEPARTAMENTO DE Ciências da Saúde
Licenciatura em ENFERMAGEM








Registo DE ENFERMAGEM








Nome: Loide Muquembo
Sala: 27
Nº: 24
Período: Manhã









A DOCENTE

_____________________





LUANDA
2015
SUMÁRIO









 




A classe de enfermagem tem, Ao Longo dos Tempos reclamado Por uma Maior Independência nenhuma Exercício das SUAS funcoes, cabelo that um Execuções de Registos de enfermagem Como parte Integrante na Prestação de Cuidados foi hum marco histórico adquirido em prol do Bem-Estar do Doente e da Qualidade dos Cuidados prestados.

ASSIM Sendo, a importancia dos Registos adquiriu Uma Preocupação verdadeira parágrafo OS Enfermeiros pois Estes TEM de Obedecer a Certas Regras Para Que se tornem validos. ASSIM Sendo Ao Longo Deste Trabalho iremos expor Quais São essas Regras Bem Como Quais como finalidades e Vantagens Que hum Registo de enfermagem Traz Quer parágrafo uma classe Quer PARA O utente, visto este Ser uma base de Toda a Nossa actuação.

Para Além Disso A Questão da Elaboração dos Registos Encontra-se legislada nenhum decreto de lei N.º 437/91 Que regulamenta a Carreira de Enfermagem, nenhum decreto de lei N.º162 / 96 Que constitui o Regulamento do Exercício Profissional dos Enfermeiros (REPE ) e nenhum decreto de lei N.º104 / 98 (Ordem dos Enfermeiros). Tem ASSIM uma Elaboração dos Registos Enquadramento legal contemplado na lei portuguesa.






O Registo dos Cuidados de Saúde TEM Sido Objecto de debate desde o Início do Desenvolvimento das Profissões de Ajuda. Em 1885, Florence Nightingale escreveu carta UMA Dirigida a Sidney Herbert fazer escritório da guerra de Londres, na qua comunicava UM graves Problema com OS Registos não hospitalares de Scutary, Durante a guerra da Crimeia. Dizia que "Não Se Fazem Estatísticas NEM da classe etária na qua ocorrem Mais Óbitos, NEM dos Tipos de Tratamento, fazer Aspecto do Corpo Apos uma morte, etc .. Geralmente OS NOSSOS Registos São Tão Pobres that, MUITAS vezes, o Único Registo existente E: Morreu um homem em Determinado dia ".

Na SUA Abordagem dos Cuidados Clínicos, Florence Nightingale manteve sempre Uma posição firme relativamente à importancia dos Registos e da SUA Preservação. Dizia Que ninguem fornece Dados Sobre a Evolução das Situações ... à partir de nenhuma das notas diarias se PODE AFIRMAR se um Situação ESTÁ um Evoluir Bem OU mal ... Existe Uma imensidão de Massagens com pomada de zinco, Mas Não encontrei Uma Única Observação Sobre a existencia faz risco de sloughing ... Isto É deficiente ... Onde como reacções São omitidas, O Que Acontece Demasiadas vezes ... Não Há Nada que diga nsa "ela avaliou como temperaturas, that estao anormalmente Elevadas, E raro Dados existirem atraves dos Quais se POSSA Dizer Que Uma Doença sepultura ESTÁ um parágrafo Evoluir uma cura ou Não. This E UMA falha capital.

Nightingale procurava um Seguinte Informação Sobre os utentes de Quem como enfermeiras cuidavam: relatos Sobre a Evolução, OBSERVAÇÕES Essenciais, descrições Claras, pormenores suficientes, Estatísticas Claras e Valores IMPORTANTES e Avaliação dos Resultados esperados.

São OS Registos de enfermagem o Testemunho Que perdura no Tempo, Uma São forma de COMUNICAR NUMA Equipa, E o Meio de individualização dos Cuidados prestados AOS utentes, mas São also that they facultam Protecção legal. Por Estes Motivos uma Evolução dos Registos de e real. Hoje Promove-se um destes Qualidade, Só that A SUA existencia E UMA Generalidade Praticamente concomitante Ao acto de enfermagem, se existem foi hum facto Conquistado Ao Longo de Décadas.


A enfermagem TEM SUAS Atividades voltadas Ao cuidado. Para Cuidar de Pessoas Exige obrigatoriamente Que OS Profissionais de enfermagem utilizem OS Recursos da Comunicação. Dentre como Varias Formas, uma Comunicação between OS Profissionais PODE representar Uma Ferramenta Para o Sucesso do cuidado de enfermagem. E Neste contexto, Os registros de enfermagem se destacam POR Serem Uma Importante Comunicação documentada.

MUITAS e valiosas como São INFORMAÇÕES Clínicas that um enfermagem Diariamente se um Depara Cada Encontro com o Paciente; EntreTanto, o uso atual Processo de Obter e USAR estas INFORMAÇÕES Produz Uma Documentação fragmentada, AO inves de sinérgica e, com IstoÉ, o Seu potencial de melhorar o cuidado de enfermagem NÃO VEM Sendo Explorado.

Registros OS representam uma forma da enfermagem Ser percebida e Integrada POR ELA MESMA, Pelos demais Profissionais de Saúde, Pelos Sistemas de Pagamento e auditórios das Instituições e pelo Sistema de Saúde, Além de servirem Como parámetro parágrafo Tomada de decisão clínica e Gerenciamento.

Como Tarefas de registrar OS Dados Clínicos São Variadas e Complexas. À Medida Que a Quantidade de Dados e INFORMAÇÕES na Prática Clínica aumentam, also aumentam o volume de e OS níveis de detalhamento da Documentação em enfermagem, sem that Haja necessariamente, Como consequencia, Uma Melhoria na Qualidade do Conteúdo da Informação.

O Desenvolvimento de Sistemas Computacionais Que facilitem o registro, utilização e Análise de Informações Clínicas favorecem a Comunicação da Equipe de Saúde e contribui na Qualidade da Assistência de Enfermagem.

Sistemas de Documentação em enfermagem representam hum recurso parágrafo facilitar o registro de enfermagem de forma ágil e Mais Precisa, disponibilizando um parágrafo Própria enfermagem e Outros Profissionais como INFORMAÇÕES atualizadas e confiáveis.

Utilizar-se dos avanços Tecnológicos parágrafo Planejar como Atividades de Assistência Ao Paciente de forma Controlada e Eficaz Torna-se Cada Vez Mais imperativo, Além de Uma exigencia dos Enfermeiros. Os Enfermeiros Querem Sistemas de Informação that retratem uma Realidade de SUA Prática Clínica (tácito Conhecimento), Mas que possam Conter Elementos do Conhecimento formais (explícito), adequando-os um hum Sistema automatizado that contemple O Processo de Enfermagem na SUA integralidade.


E registar oriundo do termo latino Registru, E ISTO, enumerar certos Factos POR Escrito. Uma Cópia textual de hum Documento num Livro, DESTINADO parágrafo ESSE FIM e TEM Como Objectivo conferir um ESSE Documento Autêntica dados UMA.

ASSIM, de a Acordo com ESTA Definição, registar e Escrever determinados Factos, Que se entendam Como significativos parágrafo tal, de forma a conferir-LHE Autenticidade. Os Registos de enfermagem TEM Como finalidade descrever um Situação de hum utente e rápido Quais os Cuidados de enfermagem that that were LHE prestados.

Thora Cron definir-os Como Sendo Relatórios indicam Escritos that O Trabalho efectuado, nomeadamente:

·          Os Problemas solucionados Pela Equipa de enfermagem.
·          Específicos Comportamentos fazer utente.
·          Quais intervenções como that Deram RESPOSTA AOS Diagnósticos de Enfermagem.
·          Como repostas dos utentes uma ESSE atendimento.
·          Como OBSERVAÇÕES respeitantes à RESPOSTA fazer utente à terapia médica.

Cron salienta, that OS Registos permitem avaliar em QUALQUÉR momento, a Qualidade dos Cuidados prestados.


Comunicação: Os Membros da equipa de Saúde utilizam OS Registos Escritos parágrafo Partilhar Dados IMPORTANTES Acerca do utente.

·          Planeamento de Cuidados: o Registo Escrito Fomenta O Trabalho de Equipa.
·          Auditoria: O Processo PODE Ser verificado parágrafo avaliar OS Cuidados de Saúde prestados Ao utente, Bem Como a Competência de Quem presta OS Cuidados.
·          Investigação: PODE Ser colhida information A Partir de hum Determinado Número de Registos. Estes also Constituinte Uma fonte de Informação Estatística.
·          Educação: Os Registos mostram hum Quadro mundial dos utentes e dos SEUS Problemas de Saúde.
·          Documentos Legais: Os Registos São Documentos Legais that PODEM Ser utilizados em tribunal UO Reclamações Feitas Pelos utentes.
·          Documentos Históricos: A Informação contida Neles E utilizada Pela Equipa Durante o Tratamento e NAS fazes de Execução de Cuidados, Sendo DEPOIS arquivada parágrafo posterior Recuperação se necessary.

E essencial that o Registo SEJA rigoroso, completo e Realizado de forma Correcta.


Em enfermagem OS Registos São IMPORTANTES NÃO APENAS Por uma Más por varias Razões em Conjunto.

Importancia dos Registos em Enfermagem na QUALIDADE DOS CUIDADOS prestados:

·          Contribuem Para proporcionar Conhecimento Sobre Anteriores intervenções de enfermagem, independentemente do local, Onde o utente foi assistido.

·          Ajuda nenhuma Estabelecimento fazer diagnóstico médico e de enfermagem.


·          Auxilia um Compreender a Conduta do utente.

·          Detecta uma RESPOSTA fazer utente aio treatment, ajudando a Change prescrições.

·          Obter Uma Visão da Evolução física e mental, fazer utente, apos hora / dia ...

·          Fundamenta decisões e intervenções de enfermagem.

·          Individualiza Cuidados OS.

·          Assegura a continuidade dos Cuidados de enfermagem das Necessidades de ea identificação do utente Por Toda a Equipa de Saúde.

·          Avalia OS Cuidados de enfermagem EO consequente Impacto na Evolução do Paciente atraves da Comparação dos Registos sequenciais.

·          Fornece elementos para auditórios em enfermagem.

·          Determina como Responsabilidades - Porque permite avaliar a Qualidade dos Cuidados prestados.

·          Determina Uma Relação Terapêutica Enfermeiro / utente atraves das notas that detalham o estado observado.

Importancia dos Registos em Enfermagem na Organização de dos Cuidados:

·          Um Registo inteligente proporciona Uma fonte inigualável de Informação Para organizar e apreciar o Serviço de Enfermagem. Permite AINDA AOS Gestores da Unidade VerificAR se o Número de Enfermeiros E Suficiente parágrafo Prestar Cuidados AOS Diferentes utentes.

·          Em Termos de Organização dos Cuidados de enfermagem e de Métodos de Trabalho, uma actuação em Equipa portanto E Possível se OS Enfermeiros estiverem familiarizados com OS Registos Como instrumento de Trabalho.

·          O Enfermeiro tão PoDE Ter UMA actuação COM Fundamento Científico si Dados figado de base POR Organizados, exactos, Concretos e registados.

·          Os Registos possibilitam um novo elemento hum - os Colegas Que Entram no turno Seguinte, etc.--se dar Conta, em Pouco tempo, fazer that ocorreu com o utente parágrafo Tirar CONCLUSÕES adequadas Sobre a forma de LHE Prestar Cuidados.

·          O Processo de Enfermagem, em Termos de Organização de Cuidados, E considerado Como Uma meta a alcança.

·          O Registo, em si MESMO, propõe a melhorar a Comunicação between Todos Os Que atendem OS utentes, proporcionando Uma Atenção Comum parágrafo OS SEUS Problemas.

·          A existencia de Registos reforça uma Confiança between OS Vários ELE mentos da equipa de Saúde.

Importancia dos Registos na Investigação Científica em Enfermagem:

O Enfermeiro Será, tanto Mais autónomo Quanto Melhor fundamentar o Seu Trabalho em Conhecimentos Já testados, e deixar de actuar POR OU APENAS POR Intuição Ordem médica.

De considerar que:

·          Os Registos de Enfermagem São Uma poderosa e inesgotável fonte de Informação ao Ser utilizada em QUALQUÉR Trabalho de Pesquisa.

·          O aparecimento de Novos Métodos de Trabalho ea Actualização de novo material de abre, continuamente, AO Enfermeiro, Novos campos parágrafo Investigação em Enfermagem e Outros Sectores Profissionais.

·          Os Registos fornecem Dados parágrafo Estatística, posteriormente utilizados POR Outros técnicos de Saúde.

·          Quanto Mais Específicos FOREM OS Dados anotados no Processo de Enfermagem Sobre o utente e Assistência de enfermagem recebida, Mais Úteis Serao OS Registos parágrafo barbatanas de Pesquisa não Desenvolvimento da Investigação, podendo melhorar OU Change uma actuação a nivel das Instituições.

Importancia dos Registos não jurídico campo:

·          Permitir Protecção legal.
·          Proteger o Enfermeiro autos contra (permitir Protecção legal)

Na Nossa sociedade, com muitos Processos instaurados e Uma nova ênfase Agressiva na Prática Ma, de Todos os Aspectos dos Registos PODEM Ser IMPORTANTES Como Documentação legal e, portanto, ser utilizados num Processo jurídico. Por ISSO OS Registos devem translate a Implementação do Plano de Cuidados Como prova de como that were Acções Indicato executadas e Tomadas como Devidas precauções.

À Medida that um População despertada para um parágrafo exigencia dos SEUS DIREITOS, Mais se Ira Sentindo, soluçar o Ponto de vista legal, a imprescindibilidade dos Registos de enfermagem.

Dai, a necessidade de reflectir Sobre o cumprimento ou Não da Função "Elaboração de Registos".

ASSIM, se hum Processo legal surgir em dados posterior, enfrentam uma Registada devidamente Uma Ocorrência, O Enfermeiro eStara Completamente protegido contra autos. A ausencia de Registos, PODE POR si assim, Ser Tido Como Uma Demonstração de incúria, negligencia OU encobrimento.

Os Registos PODEM Ser utilizados num Processo jurídico, se FOREM precisos e formulados com clareza, se estiverem legíveis, sem rasuras OU Espaços Mortos e devidamente ASSINADOS, hum Constituinte Documento legal.


Embora se Queira that um enfermagem conquiste rápidamente o lugar Que merece na sociedade, NAO Podemos Esquecer:

ASSIM Sendo, Directrizes éticas e São Legais:

·          Seguir a politica hospitalares Sobre os Registos e as Tendo Como Conhecimentos base OS Profissionais.

·          Nunca Fazer rasuras OU escrever Entrelinhas.

·          Nunca Change Registos OS No processo do Doente.

·          Em Caso de Erro, Dever-se-á Fazer Uma Linha recta e Escrever "erro".

·          Nunca deixar Linhas em branco. Se o local de Onde ESTÁ uma escrever-se para delimitado POR Linhas, não há final, apos uma Assinatura, devemos preencher as restantes Linhas com hum Linha recta.

·          Registar APENAS OS Dados, sem julgar OU NÃO COM CONCLUSÕES fundamentadas, p.ex: "Parece que".

·          De: Não devemos generalizar, p.ex: "Bem dormiu; Queixas SEM ... "

·          Fazer Registos Periódicos.

·          Registar como Medidas parágrafo Evitar Complicações, p.ex: Sinais vitais.

·          Registar como actuações Todas that FOREM efectuadas sem SENTIDO de Manter a Segurança do Doente.


Os Registos fornecem hum leque de Dados preciosos Pará uma continuidade do Processo, e de Como Meio de Comunicação that São apresentam OS Conhecimentos pertinentes atraves de Uma forma lógica e Explicita that permitem avaliar a Qualidade dos Cuidados de enfermagem prestados.

Existem dez finalidades Essenciais dos Registos de enfermagem:

1.     COMUNICAR.
2.     Responsabilidades Determinar.
3.     Dados colher.
4.     individualizar OS Cuidados.
5.     Integrar Diversos Aspectos do utente.
6.     Assegurar a continuidade dos Cuidados de enfermagem.
7.     Avaliar.
8.     Permitir Uma Protecção legal.
9.     Formular Dados Estatísticos.
10. Avaliar Custódio OS hospitalares.

Para Que um Intervenção NÃO Sofra quebras na SUA Qualidade com o Passar dos turnos e dos Dias e imperioso that o Enfermeiro desenvolva hum Sistema de Registos that contemple Todas quanto Fases do Seu Processo de Atendimento ao utente e Família.

Sé e Nossa intenção contribuir para á Melhoria da Qualidade dos Registos de enfermagem, Bem Como o da Qualidade da Intervenção cuidativa, Não É Possível Cuidar sem registar.


Escrever sempre com letra legível, e se uma Instituição NÃO emitir Directrizes em contrario, o escrever com caneta de tinta preta, visto SER Fotocopias Mais legível EM UO microfilme.

·          Registar como Ocorrencias POR Ordem cronológica.

·          Registar OBSERVAÇÕES tendão sempre base de Por Um Isenção de julgamentos OU SEM CONCLUSÕES bases concretas.

·          Escrever Todas INFORMAÇÕES como forma de Precisa, Concisa e clara.
·          Devem Constar de uma hora de dados e de como Todas Observações.

·          Devemos Evitar o Uso de abreviaturas that NÃO Sejam compreensíveis Quer Pelos Outros Enfermeiros Quer Pelos Outros Profissionais de Saúde.

·          Apos uma Fazer devemos admissão, logotipo Que Possível, de Todos os Registos inerentes um ESSE facto.

·          Registar uma medicação Que se administrou e, se administrou NÃO, justificando Qual o Motivo.

·          Sempre Que o Doente se desloque um Outro Serviço parágrafo a Realização de Exames de diagnóstico, OU MESMO, Realizados Sejam qué no Serviço Onde o Doente se Encontra, devemos registar uma hora um that ocorreu, Como decorreu e Qual a reacção do Doente Ao referido Exame.

·          Nunca escrever antecipadamente, NEM deixar Registos IMPORTANTES PARA O turno Do final.

·          Registar claramente QUALQUÉR Ocorrência adversa OU Medidas Tomadas cabelo Enfermeiro e respectiva RESPOSTA fazer Doente.

·          Registar todos OS Tratamentos e sempre que e sempre Que se preste Assistência AOS Doentes.





Ao Longo Deste Trabalho pudemos constatar Que OS Registos de enfermagem Para Além de Serem parte Integrante No processo de Prestação de Cuidados São also hum instrumento de grande importancia na Avaliação dos mesmos.

Were here Dadas as Linhas orientadoras parágrafo um Realização dos Registos that achámos de Fundamentos parágrafo Uma Correcta Elaboração dos mesmos. Podemos Nao há entanto separar Deste acto como Vivências de Cada hum nenhum campo Profissional cabelo that each hum TEM A SUA Própria Maneira de elaborar Registos. E nenhum entanto necessary that essas Diferenças Não Se tornem em discrepâncias Ao Ponto de corromperem o Conceito de Registos de enfermagem, devemos sim Recolher essas Diferenças e tornar OS Registos O Mais homólogos Possível de Modo a Serem entendidos POR QUALQUÉR hum e Para Que Sejam autênticos Documentos Legais.



Sugere-se Mais Socialização do Processo de Recolha de Dados Que ESTÁ Sendo implementada, abarcando Todas quanto Fases do Processo de Enfermagem, de forma Que OS Enfermeiros Vao se familiarizando com o MESMO, OS SEUS Fazendo Registos de forma a personalizar OS Cuidados.

Recomenda-se Que seja Feita supervisões OU Auditorias dos Registos Pelo Menos Uma Vez POR ano de forma a responsabilizar OS Enfermeiros Pelas SUAS Acções, identificando como áreas that merecem formações Adicionais.

Compensar Os Melhores de forma a Aumentar a Motivação dos mesmos em elaborar OS Registos com Mais Responsabilidade e como Aumentar Competências de dos mesmos.






Rodrigues, A .; Oliveira, M. - Registo intra-operatório: Que Utilidade na continuidade dos Cuidados de Enfermagem. AESOP revista. Vol. VI, n ° 16. (2005), 6:10;

Dias, A. et al - Registos de enfermagem. Servir. Lisboa, 2001, 267: 271;

Pinho F. Objetividade e subjetividade dos Registos de enfermagem, Revista Informar. 2007. 11 (4);


Castonguay, D. - Enfermagem documentation- quão importante é ?. Enfermagem News, New Hampshire, 2001,6;

Comente com o Facebook: