sábado, 5 de novembro de 2016

INIBIDORES SELECTIVOS DA COX-2 - Trabalho de TERAPÊUTICA II - ISPIN

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
LICENCIATURA EM ENFERMAGEM


        




TERAPÊUTICA II




INIBIDORES SELECTIVOS DA COX-2
















LUANDA
2016
INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
LICENCIATURA EM ENFERMAGEM






TERAPÊUTICA II




INIBIDORES SELECTIVOS DA COX-2



INTEGRANTES:

     Henriques Pedro Serafim
     Rebeca Manuela Pontes
     João José Cassulo
     Edna Correia


Trabalho de pesquisa bibliográfica apresentado ao Curso de Enfermagem na disciplina de Terapêutica como requisito parcial para obtenção de notas.


Orientadora: Kenguibeni Ester António





LUANDA
2016
SUMÁRIO











Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) encontram-se entre os medicamentos mais prescritos em todo o mundo. São utilizados principalmente no tratamento da inflamação, dor e edema, como também nas osteoartrites, artrite reumatoide e distúrbios músculo-esqueléticos. Essa classe heterogênea de fármacos inclui a aspirina e vários outros agentes inibidores da ciclo-oxigenase (COX), seletivos ou não. A aspirina é o AINE mais antigo e amplamente estudado, porém é considerado separadamente dos demais, por seu uso predominante no tratamento das doenças cardiovasculares e cérebro-vasculares, em doses baixas.






Grupo farmacológico: M01AH coxibes.

O mecanismo de ação do celecoxibe é via inibição da síntese das prostaglandinas, principalmente pela inibição da enzima ciclooxigenase 2 (COX-2). Em concentrações terapêuticas em humanos, celecoxibe não inibe a ciclooxigenase 1 (COX-1). A COX-2 é induzida em resposta a estímulos inflamatórios. Isto leva à síntese e ao acúmulo de prostanóides inflamatórios, em particular a prostaglandina E2, causando inflamação, edema e dor. O celecoxibe age como um agente anti-inflamatório, analgésico e antipirético em modelos animais pelo bloqueio da produção de prostanóides inflamatórios via inibição da COX-2. Em modelos animais de tumores de colo, celecoxibe reduziu a incidência e a multiplicidade dos tumores.



VOCÊ PODE LER E BAIXAR ESTE TRABALHO CLICANDO AQUI!



Indicações

Celebra® (celecoxibe) está indicado para o tratamento dos sinais e sintomas da osteoartrite e artrite reumatóide; alívio dos sinais e sintomas da espondilite anquilosante; alívio da dor aguda (principalmente no pós-operatório de cirurgia ortopédica ou dental e em afecções músculo-esqueléticas) e alívio dos sintomas de dismenorréia primária. Também está indicado na redução do número de pólipos adenomatosos colorretais em poliposes adenomatosas familiares (PAF) como um adjunto aos cuidados usuais (por ex., vigilância endoscópica e cirurgia). Não se sabe se existe algum benefício clínico na redução do número de pólipos colorretais em pacientes com PAF. Também não se sabe se os efeitos do tratamento com Celebra® persistirão após sua interrupção. A eficácia e a segurança do tratamento com Celebra® em pacientes com PAF por mais de seis meses não foi estudada (vide “Informações Técnicas - Estudos Clínicos” e “Advertências e Precauções”).



sexta-feira, 4 de novembro de 2016

RECOLHA DE DADOS - Trabalho de Escola - by Vieira Miguel manuel

Instituto Superior Integração Nacional


INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO


                                            









ESTATÍSTICA







RECOLHA DE DADOS

















LUANDA
2016
INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO







ESTATÍSTICA



RECOLHA DE DADOS



INTEGRANTES:

Celma Miguel....................98,9%
Engrácia Fernandes.........100%
Francisca Cambuanda.....98,9%
Hermenegilda Nhanga.....98,9%
Isabel Toko.......................100%
Maria Vita..........................100%
Marta Bunga.....................100%




Trabalho de pesquisa bibliográfica apresentado ao Instituto Superior Politécnico de Integração Nacional na disciplina de Estatística como requisito parcial para obtenção de notas.


Orientador: Pedro Mira





LUANDA
2016


DEDICATÓRIA

Dedicamos este trabalho ao nosso professor, Pedro Mira, e aos nossos familiares e amigos, abrangendo também a todos aqueles que de forma directa ou indirecta nos tem apoiado na nossa carreira estudantil.





AGRADECIMENTO

Dificilmente o presente trabalho teria sido concretizado sem a solidariedade e o estímulo intelectual que, de diferentes formas, nos foi proporcionado por colegas, amigos e familiares.

Agradecemos também aos estudantes do Instituto Médio Politécnico nº 4072 que tornaram possível a colheita de dados.

Não poderemos deixar de particularizar este reconhecimento aos que mais implicados estiveram neste percurso: Ao nosso querido professor Pedro Mira, por ter nos dado este tema que foi bastante proveitoso.

A todos o mais sincero nosso agradecimento.



RESUMO

O trabalho de carácter  exploratório, descritivo e quantitativo, realizado na escola nº 4072, com o objectivo de  abordar a generalidade descritiva a respeito da recolha de dados estatísticos bem como descrever os fenómenos para identificação, análise e interpretação de informação para a recolha de dados estatísticos. Os resultados obtidos foram os seguintes: constatou-se que a média e a mediana da faixa etária dos estudantes é de 17 a 18 anos equivalente a 48%. Quanto ao peso,  dos 302 (100%) entrevistados o maior índice foi entre 52 a 96 (76%). No que concerne à frequência de irmãos, dos 302 (100%) entrevistado o maior índice foi de 4 a 7 (41%). Em ralação ao género dos 302 (100%), 233 (77%) são homens. E por fim, na escolha para o curso universitário, o mais escolhido foi engenheira com um total de 282, ou seja, 93%.

Palavras-Chave: recolha de Dados. Análise. Interpretação.




ABSTRACT

The work of exploratory, descriptive and quantitative, held at school No. 4072 in order to address the descriptive general regarding the collection of statistical data and describe the phenomena for identification, analysis and interpretation of information for the collection of statistical data . The results were as follows: it was found that the mean and median age of students is 17 to 18 acount for 48%. Regarding weight of 302 (100%) subjects the highest index was from 52 to 96 (76%). Regarding the fre-quency of siblings, the 302 (100%) respondent was the highest index from 4 to 7 (41%). In the gender of grating 302 (100%), 233 (77%) are male. Finally, as the choice for the university course, the most chosen was an engineer with a total of 282, ie 93%.

Keywords: Data collection. Analysis. Interpretation.


LISTA DE TABELAS
















Este trabalho tem como tema a recolha de dados estatísticos. A abordagem da estatística aumentou no séc. XXI para incluir a acumulação e análise de dados de maneira geral. Hoje, a estatística é alargadamente aplicada nas ciências naturais e sociais inclusive na administração pública e privada. A estatística é a ciência que se ocupa na recolha, organização, análise e interpretação de informação com a finalidade de inferir de um conjunto limitado de informação para todo e eventualmente prever a evolução futura de um fenómeno.


Este trabalho justifica-se na medição do erro que existe entre a estimativa do quanto uma amostra representa adequadamente a população da qual foi extraida.



·         Abordar a generalidade discritiva a respeito da recolha de dados estatísticos.


·         Descrever os fenómenos para identificação, análise e interpretação de informação para a recolha de dados estatísticos;

·         Definir a importância da recolha de dados estatísticos nas instituições.


Para que serve o lavantamento de dados estatísticos?



O levantamento de dados estatísticos serve para analisar os métodos de recolha, organização e interpretação de dados assim como tirar conclusões sobre as características das fontes de onde este foram retirados para melhor compreender as situações


Trata-se de um estudo exploratório, descritivo de natureza quantitativa do tipo revisão de literatura obtida por meio de pesquisa bibliográfica. Essa modalidade de estudo promove a análise e síntese da informação disponibilizada por todos os estudos relevantes publicados sobre um determinado tema, de forma a resumir o corpo de conhecimento existente e levar a concluir sobre o assunto de interesse.

A estratégia para o levantamento bibliográfico procedeu-se a coleta, seleção, análise e interpretação da literatura pertinente ao assunto.

Durante a pesquisa bibliográfica a organização que se fez necessária para conseguir reunir material adequado ao propósito da pesquisa. Cumpre assinalar que se sistematizou a congruência e as contradições encontradas na literatura e os trabalhos que se relacionaram diretamente ao assunto.


O método de estudo de caso procura manter juntas como uma unidade àquelas características importantes para o problema que está ser cientificamente investigados. O presente estudo foi realizado no Instituto Médio Politécnico de Cacuaco Nº 4072, onde foi feito inquérito externo com uma amostra de 302 estudantes, visto que não se conseguiu estabelecer contacto com os órgãos reguladores do mesmo.





A estatística é uma ciência que se dedica à colheita, análise e interpretação de dados, preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, a interpretação de dados assim como tirar conclusões sobre as características da fonte de onde este foram retirados para melhor entender a situação.




VOCÊ PODE LER E BAIXAR ESTE TRABALHO CLICANDO AQUI!






O seu objectivo principal é fazer com que o estudante tenha consições de descrever, interpretar e apresentar resultados de um conjunto de observações de forma clara e objectiva e passando o máximo de informações possíveis, para identificar relações de variáveis que representam ou não causa e efeito.

PLANO GERAL DE CONTABILIDADE ANALÍTICA - Trabalho

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO


                                            









CONTABILIDADE ANALÍTICA






PLANO GERAL DE CONTABILIDADE ANALÍTICA


















LUANDA
2016
INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO








CONTABILIDADE ANALÍTICA





PLANO GERAL DE CONTABILIDADE ANALÍTICA



CELMA MIGUEL
ENGRÁCIA FERNANDES
FRANCISCA CAMBUANDA
HERMENEGILDA NHANGA
MARIA VITA
MARTA BUNGA




Trabalho de pesquisa bibliográfica apresentado ao Instituto Superior Politécnico de Integração Nacional na disciplina de Contabilidade Analítica como requisito parcial para obtenção de notas.


Orientador: Francisco Ferrante





LUANDA
2016
SUMÁRIO















Este trabalho tema Plano Geral de Contabilidade Analítica, sabemos que mesma contabilidade tem por objectivo analisar os fenómenos internos da empresa, ele estuda também os movimentos internos da medida e análise, dos custos e proveitos, fazendo balanço das saídas, gastos e benefícios da mesma.


Este trabalho justifica-se no sentido de darmos suporte à construção e consolidação do plano geral de contabilidade analítica.


Os objectivos constituem a finalidade de um trabalho científico, ou seja, a meta que se pretende atingir com a elaboração da pesquisa, são eles que indicam o que um pesquisador realmente deseja para este estudo. Para este estudo temos definido os seguintes objectivos:


Abordar a generalidade descritiva a respeito do plano geral de contabilidade analítica.


Representar o plano geral de contabilidade analítica;
Definir a contabilidade analítica;


O que leva uma empresa a ter muitos custos (perdas) e pouco proveito?


·         A má gerência da empresa, não fazendo o controlo dos gastos feitos ou um plano geral de tudo pode levar uma empresa a ter muitos custos (perdas) e pouco proveito.

·         Os gastos desnecessários sem um breve planeamento, também podem desencadear pouco proveito e levar uma empresa a ter muitos custo ou perdas.










O Plano Geral de Contabilidade (POC), não indica as contas que constituem essa classe, limitando-se a indicar que os correspondentes desenvolvimentos devem ser considerados a níveis sectoriais.

A contabilidade analítica (interna ou económica) trata do registo e controlo do movimento interno da medida e análise dos custos e proveitos, tendo por objectivo os aspectos económicos da gestão.

A classe 9 tem por objectivo analisar os fenómenos internos da empresa: a repartição pelos diferentes sectores dos custos que a classe 6 classifica por natureza; a transformação das matérias primas e outras materiais em produtos acabados; o controlo de custos por sectores de modo a poder-se fazer a sua comparação com orçamentos previamente estabelecidos; o apuramento de resultados por sectores, etc.

Vamos tentar apresentar neste trabalho uma classe 9 - Contabilidade Analítica suficientemente ampla para que se possa dar cumprimento às obrigações impostas pelo POCP, nomeadamente a apresentação da Demonstração de Resultados por funções.




VOCÊ PODE LER E BAIXAR ESTE TRABALHO CLICANDO AQUI!





Há diferentes sistemas para realizar a ligação entre contabilidade externa (lançada nas classe 1 a 8) e a contabilidade interna (registo na classe 9):

1 - Sistema monista neste sistema as classes
3 - Existências
6 - Custos e perdas
7 - Proveitos e ganhos
8 - Resultados