sexta-feira, 2 de novembro de 2018

A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NO DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL


PRÉ-PROJECTO






A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NO DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL




Autor: Peterson Eduardo Baltazar João
Licenciatura: Gestão de Administração Pública
Orientador: Msc. Eliseu Van-Dúnem Botélio










LUANDA, 2018



Há não muito tempo atrás, a liderança era exercida de forma bastante simples, o que poderia ser resumido num ditado popular: "manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

Segundo Chiavenato (2004), há várias interpretações diferentes do que é liderança, são mais de 130 definições de liderança e mais de 5 mil estudos sobre suas características, o que torna praticamente impossível escolher apenas uma como sendo a mais correcta.

Com as diversas concorrências e as mudanças que vem afectando o mercado e as organizações, entende-se que o líder deve exercer vários papéis como uma visão holística, liderança visionária e inteligência emocional, onde o seu foco, seja a integração dos colaboradores, eliminando o individualismo e cultivando o trabalho na equipe, sendo assim capazes de criar e articular visões de futuro – olhando sempre para o desenvolvimento empresarial.

Segundo Chiavenato (2002) liderança é um processo de influência, desse modo, podemos considerar que os líderes são indivíduos que, por suas acções, encorajam e estimulam um grupo de pessoas rumo a uma meta comum ou compartilhada. A liderança deverá criar uma arquitectura social capaz de gerar capital intelectual dentro de um contexto em que seja possível obter um desempenho no seu máximo de eficiência, respondendo de forma adequada às rápidas mudanças organizacionais.

Autores como Chiavenato (2005), argumenta que a função do líder era simplesmente a de estabelecer e fazer cumprir os critérios de desempenho determinados para o atendimento dos objectivos empresariais, mais isso mudou, a função passou então a ser aquela que possibilitaria criar facilidades para atingir os objectivos estabelecidos, dando oportunidade de desenvolvimento a todos os seus liderados e então à empresa onde estes estão inseridos.

Para o presente estudo, temos como problema: Qual é a importância da liderança no desenvolvimento empresarial?





·        Analisar a importância de um líder dentro de uma organização empresarial e os efeitos que ele produz no clima organizacional e na motivação de seus liderados para o desenvolvimento empresarial.


·        Explicar os conceitos e estilos de liderança e motivação de equipas;
·        Identificar a influência do líder numa organização, na gestão de pessoas, no clima organizacional e no desenvolvimento empresarial;
·        Descrever a importância da liderança eficaz nas organizações.


1.    O processo de liderança empresarial apresenta-se como um factor indispensável para o desenvolvimento, progresso e crescimento de uma empresa, mas para tal é imprescindível a existência de um líder qualificável e com capacidade de dar soluções aos problemas enfrentados pela empresa.
2.    A liderança é essencial para o ciclo de vida da empresa como também para o seu crescimento, pois traz um enorme diferencial na relação com os colaboradores.
3.    Para as pessoas trabalharem satisfatoriamente elas precisam de um líder que as conduza pelo caminho correcto, pois um líder possui características como aconselhar seus liderados, inspirar entusiasmo. O líder preocupa-se sempre com seus liderados e acima de tudo faz com que a equipa de trabalho passe a ser um time, fazendo com que todos “vistam a camisa da empresa”, buscando sempre atingir objectivos e metas propostas pela organização.

3. 

Interesse

A escolha do tema veio após contacto com alguns livros e experiências vivenciadas, liderado versus líder, assim aborda-se definições e posicionamento dos líderes dentro das organizações. Onde as pessoas que fazem parte do processo possam ser guiadas de forma que o líder conheça suas potencialidades, suas expectativas, e principalmente suas competências, chegando a um objectivo comum de maneira mais eficaz e eficiente, com a nova visão do mundo onde todas as pessoas acabam exercendo influencia uma sobre as outras, impactando o desenvolvimento empresarial.

A satisfação dos funcionários é uma responsabilidade dos líderes, por isso tal função é de suma importância para as organizações, a liderança tem desempenhado um papel fundamental nas relações humanas e a capacidade de liderar torna-se associada ao sucesso ou fracasso das equipes e organizações, daí a importância do presente estudo.

Relevância Social

A nível social, dá resposta à sociedade que devemos pautar sempre de um princípio de liderança, para resolvermos determinados problemas ou fenómenos sociais.

Relevância Científica

A nível académico, elucida os estudantes que a liderança é definida como controlo ou domínio, baseado na qualidade do líder e aceite pelos liderados.

Proporciona aos estudantes uma visão de como liderar um grupo, família, trabalhador, etc. Dizer que a importância da liderança a liderança a nível académico mostra uma estrutura de organização, dividindo funções a cada departamento académico e tendo um líder que vai dar resposta aos problemas ou inquietações propostas.

Relevância Empresarial

A importância da liderança como ferramenta de desenvolvimento das políticas empresariais, a nível empresarial orienta aos trabalhadores a responsabilidades a respeitarem a figura do líder dentro da organização ou empresa, também contribui para o sucesso da organização/empresa, sendo um líder inovador.


O presente estudo está limitado sob a análise da importância da liderança no desenvolvimento empresarial no âmbito da realidade vivida nas empresas angolanas.


Liderança: Definido como controlo ou domínio e aceite pelos liderados.

Líder: O termo líder se refere a uma pessoa que agrupa outras em prol de uma causa, um projecto, uma meta em comum, etc. Também pode ser definido como a capacidade de ter influência social e conseguir a colaboração dos outros para determinadas tarefas.





Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.

A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança. É um tipo de liderança informal. Quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal.

Um líder é uma pessoa que dirige ou aglutina um grupo, podendo estar inserido no contexto de indústria, no exército, etc. Existem vários tipos de líder, que mudam em função das características do grupo (unidade de combate, equipe de trabalho, grupo de adolescentes).

O líder tem a função de unir os elementos do grupo, para que juntos possam alcançar os objectivos do grupo. A liderança está relacionada com a motivação, porque um líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu grupo ou equipe.

Novas abordagens sobre o tema defendem que a liderança é um comportamento que pode ser exercitado e aperfeiçoado. As habilidades de um líder envolvem carisma, paciência, respeito, disciplina e, principalmente, a capacidade de influenciar os subordinados.




Em uma organização, a liderança é um tema de fundamental importância, pois está relacionado com o sucesso ou o fracasso, com conseguir ou não atingir os objectivos definidos. Principalmente no contexto empresarial ou de uma organização, é importante saber fazer a distinção entre líder e chefe.

Um chefe tem a autoridade para mandar e exigir obediência dos elementos do grupo porque muitas vezes se considera superior a eles. Um bom líder aponta a direcção para o sucesso, exercendo disciplina, paciência, compromisso, respeito e humildade.

Para Covey (2005), ao definir o posicionamento do líder em relação à instituição e ao grupo de pessoas ao qual este é orientado “não se trata de liderança como uma posição formal, mas de liderança como a escolha de lidar com as pessoas de forma a comunicar-lhes seu valor e seu potencial de modo tão claro que elas acabem por vê-los em si mesmas”.

E complementa dizendo que a respeito deste tipo de liderança na organização, gostaria de ressaltar quatro pontos bastante simples:

      No nível mais elementar, uma organização não é nem mais nem menos do que uma relação com um propósito;
      Quase todas as pessoas pertencem a uma organização de qualquer tipo;
      A maioria do trabalho é feita em, e por meio de, organizações;
      O maior desafio dentro das organizações é estabelecê-las e pô-las a funcionar de modo que permita a cada pessoa sentir interiormente seu valor inato e seu potencial de grandeza e de participação com seus talentos e sua paixão, em outras palavras, sua voz, para atingir o propósito e as mais altas prioridades da empresa, de forma centrada em princípios.


Para um líder ser extraordinário, aumentar a produtividade e o lucratividade, desenvolver a qualidade e contribuir com um, mundo melhor, é preciso que ele supere alguns desafios:

·         Desenvolver a visão de curto, médio e longo prazo: O líder precisa de ter uma visão de futuro atraente, realista, com parâmetro de tempo e de um número. Assim, ele poderá inspirar e mobilizar a equipe através da apresentação desta visão com um direccionamento. Mas para isso, é preciso que o líder mantenha uma comunicação frequente e constante com a equipe, como por exemplo, reuniões constantes.
·         Orientar-se para resultado através das pessoas: Além de ter uma visão, é necessário criar estratégias que envolvam as pessoas para o alcance de resultados extraordinário.
·         Ter um senso de realidade: O líder deve perceber que a equipe, os desafios, a empresa, os clientes e o mercado nunca são e nem serão como ele gostaria que fosse.
·         Manter-se flexível: A flexibilidade ajuda um líder a fazer o que for preciso para alcançar os resultados esperados. Caso seja preciso mudar de rumo, treinar a equipa de uma forma deferência ou até mesmo, colocar a mão na massa para solucionar um problema, ele terá que fazer.


Hoje existem vários estilos de liderança, como: autocrático, democrático, permissivo ou liberal, carismático, situacional, participativo, sendo que todos os estilos possuem vantagens consideradas como aspectos positivos e como desvantagens, os negativos. Os estilos de liderança são diferenciados de acordo com o modo de agir do líder em cada situação.

No mundo moderno em que vivemos, a tendência é surgir mais estilos de liderança, conforme as necessidades situacionais da organização, sendo assim, inovando o mercado, para atender com êxito o consumidor final. Assim, como cada pessoa possui certas características profissionais, os líderes também se diferenciam conforme as características detectadas neles. Abaixo, os estilos mais conhecidos de líderes:

·         Autocrático – É um autoritário como o próprio nome já diz, o líder com este estilo determina tarefas aos seus liderados, toma decisões sozinho, não leva em consideração a opinião do grupo, enfim é um líder dominador e ditatorial.

·         Permissivo ou Liberal – Nesse caso o líder deixa todas as decisões para serem tomadas pelo grupo, onde na verdade pouco participa. Isso indica que há pouco controle do líder em relação ao grupo. Esse estilo estimula certo grau de individualismo, proporcionando a fragmentação, e fortalecendo a indecisão.

·         Democrático - É o líder que valoriza seu liderado, onde todas as decisões são tomadas pelo grupo, pois seu objectivo é manter activa a participação do mesmo, é um líder centralizador que cria um vínculo de segurança e confiança.

·         Carismático – O líder carismático busca sempre oportunidades, e tem uma visão estratégica para motivar e mudar as imperfeições detectadas no grupo. Ele foca o emocional das pessoas, com isso inspira os colaboradores, estimula o sentimento do grupo, que desenvolve uma relação de amizade, fazendo do ambiente de trabalho um lugar harmónico. O líder carismático passa um elevado grau de confiança ao seu grupo.

·         Situacional – A liderança situacional é voltada para situações diferentes, ela é adequada conforme a tarefa proposta. Hersey e Blanchard (1986) desenvolveram um conceito de liderança situacional onde há duas variáveis, o comportamento do líder e a maturidade de seus subordinados.

·         Participativo – está directamente focado em preparar e desenvolver as pessoas, estimulando e fazendo o trabalho em equipa de forma dinâmica, não se prendendo a teorias formais. Esse tipo de líder tem um grande poder de persuasão perante seus liderados, pois visa o seu desempenho através de plano de trabalho, metam, decisões, planeamento e execução, priorizando o esforço e comprometimento de cada um.





No presente trabalho, pretende-se utilizar o paradigma quantitativo e qualitativo. No entanto, ao longo da abordagem, poder-se-á fazer necessária a inserção de dados estatísticos (oriundos de fontes bibliográficas) para uma melhor visualização do problema.

O paradigma quantitativo permite uma colecta sistemática de informação numérica, mediante condições de muito controle, analisando essas informações através de estatísticas e o paradigma qualitativo que permite fazer questionários e entrevista no grupo alvo. (POLIT et al., 2004).

Tratar-se-á de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva com abordagem quantitativa. Marconi e Lakatos (2007) definem uma pesquisa exploratória como aquela que tem o propósito de formular questões ou problemas com finalidade de desenvolver hipóteses, ampliar a familiaridade do pesquisador com o ambiente, facto ou fenómeno e modificar ou clarificar conceitos.

Cervo; Bervian; da Silva (2006) ressaltam que os estudos descritivos observam, registam, analisam e correlacionam os factos ou fenómenos sem manipulá-los, abordando com precisão a frequência com que os fenómenos ocorrem, sua conexão e correlação com os outros.

Usaremos o método dedutivo visto que este método parte dos aspectos ou teorias gerais de uma abordagem particular das ocorrências ou fenómenos, em conexão descendente.




Este vai consistir em pesquisa de levantamento de dados por intermédio de questionário e entrevistas dirigidas por meio de uma análise qualitativa aos adolescentes com finalidade de obtermos resultados correspondentes ao tema em causa. Serão utilizados livros, internet e computador.


Os dados serão colhidos através de um questionário, que vai ser informatizada no programa Microsoft Office: Word 2007, PowerPoint e Excel 2007, o que permitirá apresentá-los em forma de gráficos.




BERGAMINI, Cecília W. Liderança: administração de sentido. São Paulo, atlas 1994.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

COVEY, Stephen R. Os 7 hábitos das pessoas muito eficazes. São Paulo: Nova Cultura, 1989

DAVIS, Keith; NEWSTROM, John W. Comportamento Humano no Trabalho: Uma Abordagem Psicológica. São Paulo: Pioneira, 2001.

FULLMAN, Claudiney. Ser líder. Disponível em: Acesso em 10 de Agosto de 2009.

GOLEMAN, Daniel. Do que é feito um líder. HSM management. São Paulo, nº 14, ano 03. ed. Savana ltda. p. 68-73, Maio/Junho 1999.

GUSMÃO, Marcos. Aprenda a servir. Você S/a. ed. nº 82, p. 32-35, Abril. 2005.

ISTOÉ, Brasileiro do século. Empreendedor do século. São Paulo. vol. 10. ed nº1570. Editora Três. sd.

KOTLER, Philip; BLOOM, Paul N.; HAYES, Thomas. Marketing de Serviços Profissionais. Manole. 1ª edição, 2002.

KOTTER, John P. Os líderes necessários. HSM Management. São Paulo. Ano 1, nº 04. Ed Savana ltda. p. 6-8, set/out. 1997.

LACERDA, Daniela. Mexa-se! Você S.A. São Paulo. Abril. Ed nº 71. p 68–73, Maio. 2004.
_________. Introdução á teoria geral da administração. 5ª ed. Rio de Janeiro. Campus 1999, p. 167-180.


Nenhum comentário:

Postar um comentário