sexta-feira, 27 de junho de 2014

PROTOCOLO-EXERCÍCIO

PROTOCOLO


O professor Waye-kiya é um homem casado com duas mulheres e dez filhos na instituição onde lecciona a cadeira (x ou y) já tem caracterizado os seus estudantes no qual, cinco de assimilação alta, oito de assimilação média e vinte de assimilação baixa, e embora trata de atender as diferenças individuais não tem conseguido superar as suas diferenças entre os seus estudantes. O professor não se preocupa quando um dos seus pupilos se ausenta das aulas, no entanto, não promove o diálogo entre os mesmo nem trabalho por equipa e considera entre o professor e o estudante, não deve haver muita aproximação para evitar falta de respeito.

Quando explica os conteúdos, apenas realiza uma só vez e os estudante que não compreenderem ele não se importa. Ademais, quando realiza os exames exige que os estudantes respondam exactamente como ele ensinou, do contrário não considera a resposta. Mas nem tão pouco realiza a correcção dos exames para que os alunos ou alunas se possam retro alimentar.

a)      Quais os princípios estudados que o professor teve em conta na realização das suas tarefas pedagógicas profissionais? Fundamenta a sua resposta tendo em conta o texto?

R: O professor teve em conta na realização das suas tarefas pedagógicas profissionais o princípio nº cinco (5). Tendo em conta o texto, este princípio fundamenta-se nas diferenças existentes enquanto ao desenvolvimento e a conduta dos escolares. É necessário combinar o trabalho colectivo com a atenção  das diferenças individuais dos escolares, tendo em conta as particularidades individuais segundo os níveis do desenvolvimento intelectual, moral, assim como da conduta e conjuga os interesses do colectivo com os de cada individuo, tendo em conta os objectivos dos processos docente educativo.

b)      Quais os que o professor não teve em conta nos exercícios das suas tarefas pedagógica profissionais? Fundamenta?

R: Dos seis (6) princípios estudados, o professor não teve em conta nos exercícios das suas tarefas profissionais e de acordo o texto os princípios nº 1 e nº 4. Visto que o princípio nº 1, realça a instrução e educação sendo dois aspectos inseparáveis num mesmo processo, no qual efectua-se a assimilação do conhecimento e o desenvolvimento de hábitos, habilidades e capacidades com um enfoque científico – dialéctico e com uma direcção ideológica partidista que garante à base dos conhecimentos assimilados, a formação de qualidades morais, sentimentos, interesses, ideais e convicções aos educandos, assim como a modelação da conduta.

Sobre o princípio nº 4 trata-se e a comunicação, este permite o processo de desenvolvimento para que o individuo se converta me personalidade. Este princípio necessita das relações sujeito-obejecto e sujeito-sujeito possibilitando a relação com a realidade objectiva, assim como a estimulação da actividade consciente e independente.

Revela o carácter activo e consciente da personalidade, e que ao mesmo tempo regula; e permite que se forme nos alunos a imagem em representação ideal – subjectiva do objecto e, por sua vez, se pode produzir a objectividade, o desarrojo de hábitos, habilidades, a formação de qualidades e formas de conduta que pode aplicar na actividade prática.

c)      Elabore um conjunto de acções sistemáticas para ajudar o professor Waye-kiya o aperfeiçoar o exercício das suas funções e elevar os níveis de rendimentos de seus estudantes.

R: tendo em conta o texto para ajudar o professor Waye-kiya a aperfeiçoar o exercício das suas funções e elevar os níveis de rendimento dos seus estudante, ele tem que ter em conta os seguintes princípios:

A unidade da instrução e a educação; a unidade do cognitivo e o afectivo; o activo e a comunicação; da individualização; do carácter do desenvolvimento, activa e sistemática bem como do carácter problemático que oferece e explorar que os estudantes ou alunos impliquem no processo, que participem activamente na solução de tarefas e problemas, que apliquem os seus conhecimentos, habilidades, capacidades e formas de condutas e novas situações, que se efectue o intercambio, o debate de critérios e pontos de vista sobre a base dos conhecimentos que possuem.

CONCLUSÃO


Em suma, segundo o texto, o professor deve apresentar-se no exercício das suas tarefas pedagógicas profissionais com uma perícia pedagógica, sendo exemplar. Manter sempre o diálogo, o debate, a interacção entre professor e aluno, isto é, tendo em conta o método de elaboração conjunta. O professor deve ajudar os alunos a desenvolver as suas capacidades criativas nas questões que lhe são formuladas, garantindo assim a eficiência ao aluno no seu perfil de entrada e de saída.

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