PROTOCOLO
O professor Waye-kiya é um homem casado com duas
mulheres e dez filhos na instituição onde lecciona a cadeira (x ou y) já tem
caracterizado os seus estudantes no qual, cinco de assimilação alta, oito de
assimilação média e vinte de assimilação baixa, e embora trata de atender as
diferenças individuais não tem conseguido superar as suas diferenças entre os
seus estudantes. O professor não se preocupa quando um dos seus pupilos se
ausenta das aulas, no entanto, não promove o diálogo entre os mesmo nem
trabalho por equipa e considera entre o professor e o estudante, não deve haver
muita aproximação para evitar falta de respeito.
Quando explica
os conteúdos, apenas realiza uma só vez e os estudante que não compreenderem
ele não se importa. Ademais, quando realiza os exames exige que os estudantes
respondam exactamente como ele ensinou, do contrário não considera a resposta.
Mas nem tão pouco realiza a correcção dos exames para que os alunos ou alunas
se possam retro alimentar.
a) Quais
os princípios estudados que o professor teve em conta na realização das suas
tarefas pedagógicas profissionais? Fundamenta a sua resposta tendo em conta o
texto?
R: O professor
teve em conta na realização das suas tarefas pedagógicas profissionais o
princípio nº cinco (5). Tendo em conta o texto, este princípio fundamenta-se
nas diferenças existentes enquanto ao desenvolvimento e a conduta dos
escolares. É necessário combinar o trabalho colectivo com a atenção das diferenças individuais dos escolares,
tendo em conta as particularidades individuais segundo os níveis do
desenvolvimento intelectual, moral, assim como da conduta e conjuga os
interesses do colectivo com os de cada individuo, tendo em conta os objectivos
dos processos docente educativo.
b) Quais
os que o professor não teve em conta nos exercícios das suas tarefas pedagógica
profissionais? Fundamenta?
R: Dos seis
(6) princípios estudados, o professor não teve em conta nos exercícios das suas
tarefas profissionais e de acordo o texto os princípios nº 1 e nº 4. Visto que
o princípio nº 1, realça a instrução e educação sendo dois aspectos
inseparáveis num mesmo processo, no qual efectua-se a assimilação do
conhecimento e o desenvolvimento de hábitos, habilidades e capacidades com um
enfoque científico – dialéctico e com uma direcção ideológica partidista que
garante à base dos conhecimentos assimilados, a formação de qualidades morais,
sentimentos, interesses, ideais e convicções aos educandos, assim como a
modelação da conduta.
Sobre o
princípio nº 4 trata-se e a comunicação, este permite o processo de
desenvolvimento para que o individuo se converta me personalidade. Este
princípio necessita das relações sujeito-obejecto e sujeito-sujeito
possibilitando a relação com a realidade objectiva, assim como a estimulação da
actividade consciente e independente.
Revela o
carácter activo e consciente da personalidade, e que ao mesmo tempo regula; e
permite que se forme nos alunos a imagem em representação ideal – subjectiva do
objecto e, por sua vez, se pode produzir a objectividade, o desarrojo de hábitos,
habilidades, a formação de qualidades e formas de conduta que pode aplicar na
actividade prática.
c) Elabore
um conjunto de acções sistemáticas para ajudar o professor Waye-kiya o aperfeiçoar o exercício das suas
funções e elevar os níveis de rendimentos de seus estudantes.
R: tendo em
conta o texto para ajudar o professor Waye-kiya a aperfeiçoar o exercício das
suas funções e elevar os níveis de rendimento dos seus estudante, ele tem que
ter em conta os seguintes princípios:
A unidade da
instrução e a educação; a unidade do cognitivo e o afectivo; o activo e a
comunicação; da individualização; do carácter do desenvolvimento, activa e
sistemática bem como do carácter problemático que oferece e explorar que os
estudantes ou alunos impliquem no processo, que participem activamente na
solução de tarefas e problemas, que apliquem os seus conhecimentos,
habilidades, capacidades e formas de condutas e novas situações, que se efectue
o intercambio, o debate de critérios e pontos de vista sobre a base dos
conhecimentos que possuem.
CONCLUSÃO
Em suma, segundo
o texto, o professor deve apresentar-se no exercício das suas tarefas
pedagógicas profissionais com uma perícia pedagógica, sendo exemplar. Manter
sempre o diálogo, o debate, a interacção entre professor e aluno, isto é, tendo
em conta o método de elaboração conjunta. O professor deve ajudar os alunos a
desenvolver as suas capacidades criativas nas questões que lhe são formuladas,
garantindo assim a eficiência ao aluno no seu perfil de entrada e de saída.
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