INDICE
Introdução………………………………………………………………………
O que é a sinistralidade rodoviária?....................................................................
O que é o trânsito?..............................................................................................
Causas da sinistralidade rodoviária…………………………………………….
Medidas para se evitar os sinistros……………………………………………..
Caracterização do sistema rodoviário do município de
Cacuaco………………
Ruas ou avenidas com maiores sinistros……………………………………….
Mapa de natureza das sinistralidades…………………………………………..
Resumo…………………………………………………………………………
Conclusão………………………………………………………………………
Bibliografia…………………………………………………………………….
Anexos………………………………………………………………………….
INTRODUÇÃO
O
presente trabalho, visa o levantamento da taxa de sinistralidade rodoviária
referente ao município de Cacuaco no período de 1 de Setembro à 20 de Setembro,
onde abordaremos as causas e o modo como acabar com a sinistralidade
rodoviária.
O QUE É A SINISTRALIDADE
RODOVIÁRIA?
Ao
falar de sinistralidade rodoviária estamos a falar de sistro que acontecem na
via, ou seja, sinistralidade rodoviária é um facto involuntário que ocorre na
via pública com a participação de pelo menos um veículo em movimento, pessoa e
animais que resultam em danos ou materiais.
O QUE É O TRÂNSITO?
O
trânsito é o movimento ou circulação de pessoas, veículos e animais que
transitam numa via pública.
Os
elementos que intervêm na sinistralidade rodoviária são: o homem, a via e o
veículo.
O homem
aparece como sujeito principal.
CAUSAS DA SINISTRALIDADE
RODOVIÁRIA
Das diversas
causas da sinistralidade apontamos as seguintes:
a) Uso
de telemóvel no exercício da condução;
b) Negligência
dos peões (Travessia em lugares impróprio sem respeitar a sinalização);
c) A
falta de destreza;
d) A
sonolência;
e) A
Fadiga;
f) O
estado da via;
g) A
má formação dos condutores;
h) O
alcoolismo e outras drogas;
i)
A emoção e outras.
MEDIDAS PARA SE EVITAR OS
SINISTROS
a) Sensibilizar
a população, uma vez que a polícia em um parceiro e sozinho não consegue
solucionar ou fiscalizar todas a áreas, por isso, todos somos chamados a mudar
de mentalidade.
b) É
urgente que se insira nos currículos escolares matérias sobre a sinistralidade
rodoviária.
c) Criar
medidas de prevenção e contenção rodoviária (o uso de radares, alcoolímetro,
barreiras policiais, Operações Stop e outros).
CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA
RODOVIÁRIO DO MUNICÍPIO DE CACUACO
O
sistema rodoviário no município de Cacuaco esta caracterizado principalmente em
(02) períodos manha e tarde das 05h30 as 09h00 e as 15h00 as 19h00,por uma
única via de traficablidade, conhecida como estrada nacional nº l00 comporta
com algumas ruas conhecidas e adjacentes que compõe o total sistema rodoviário
do município, as mesma vão formando os entroncamentos que servem de acesso a
via principal o interior do bairro e vice-versa.
Transito
totalmente fluido em toda extensão do território implica dizer que mesmo esta
facilitado em termos de via, isto pela construção de infra-estrutura
rodoviária, engenharia e feitura de formas a facilitar o tráfego rodoviário sem
muitos constrangimentos visíveis. Embora no que diz respeito a engenharia do
trânsito temos em falta muitos elementos, começando pelas principais formas de
sinalização vertical e horizontal. Marcas do pavimento, e sinalização não
adequada.
No
que diz respeito a construção de uma via devemos facilitar a chamada circulação
dos utentes da mesma que resume-se em veículos e pedestres (peões) mais pela
caracterização que' se faz, estão facilitados os condutores e os respectivos
veículos esquecendo o outro utente que e o peão.
Existem
pontos permanentes de maior regularização e fiscalização que de certa forma são
pontos de contracção de grandes massas populacionais a que pertence ao
município a existência de paragens de táxis, moto táxis e também transportes
públicos urbanos, como os auto carros e que a forma de regularização do
transito é rigorosa, há a carga e descarga de passageiros e cargas, os maus
estacionamentos por parte dos veículos, o atravessamento desordenado,
considerado um dos pontos críticos a nível territorial, a destacar Vila Cede,
Tecnocarro, Cimangola, Vidrul, Posto Policial do Kifangondo, considerados como
principais pontos aonde os reguladores de trânsito estão com maior frequência
locais estes que a canalização é feita com maior rigor.
Por
outra via temos a existência de alguns factores que intervém no comportamento
do trânsito rodoviário, como sendo a travessia dos peões desordenadamente,
trabalhadores de limpeza urbana, centos comerciais, veículos de transportes de
mercadoria "Camiões" que fazem carga e descarga de mercadoria,
escolas junto das vias de tráfego rodoviário, o lixo consequente mente a ma
colocação dos contentores e em locais inadequados nas bermas, passeios e ate no
eixo das vias como na rua da Kianda e em alguns locais da Av. Ngola Kiluange.
Nos
pontos permanentes de regularização a atitude proactiva do Agente regulador de trânsito
de ter o principio de antecipação na selecção dos veículos de transportes de
maças (povo) para fazer circular o escoamento sobre o transito urbano, isto
refere-se no asseguramento dos efectivos nos pontos de estrangulamento, tendo a
característica geométrica da via pelo agente já com um estudo completo e
apreciação da via.
A
regularização intermitente ocorre quando a situação do tráfego urbano sofre
alguma alteração, devido a presença de individualidades para os locais
conhecidos para o desenvolvimento de algumas actividades temos a citar o marco
Histórico 4 de Fevereiro, administração Municipal, Complexo Paciência
Sacriberto e a regularização do trânsito é rigorosa mediante escoltas para o
encaminhamento das respectivas entidades, que para estes locais em que se
desenvolvem tais actividades, corte do trânsito e organização nos pontos de
estacionamento nos mesmos locais.
Destacamos
também os locais de regularização intermitente, como Vila Sede, Tecnocarro.
Posto policial do Kifangondo e em algumas ocasiões a vidrul, nas proximidades
da 41 a Esquadra e nas proximidades do Cemitério 14, a existência de barreiras
nocturnas e diurnas, radares em pontos escolhidos e identificados como o Posto
policial do Kifangondo 300 metros antes e nas proximidades da 41a esquadra,
locais estes que os automobilistas tendem a aumentar a velocidade.
RUAS OU AVENIDAS COM MAIORES
SINISTROS
RUAS/AVENIDAS
|
ACIDENTES
|
MORTOS
|
FERIDOS
|
ESTRADA Nº 100
|
32
|
07
|
23
|
VILA-SEDE
|
26
|
14
|
04
|
INTERIOR DO KICOLO
|
07
|
04
|
11
|
INTERIOR DA MALUECA
|
08
|
02
|
06
|
INTERIOR DA BOA ESPERANÇA
|
04
|
11
|
07
|
INTERIOR DA VIDRUL
|
62
|
23
|
14
|
VIA EXPRESSA
|
09
|
04
|
04
|
ESTRADA DA FUNDA
|
05
|
04
|
0
|
TOTAL
|
153
|
65
|
69
|
MAPA DE NATUREZA DAS
SINISTRALIDADES
NATUREZA
|
ACIDENTES
|
MORTOS
|
FERIDOS
|
Colisões entre Veículos
|
32
|
07
|
23
|
Colisões entre Veículos e
Motociclos
|
26
|
14
|
04
|
Colisões contra obstáculo Fixo
|
07
|
04
|
11
|
Despistes
|
08
|
02
|
06
|
Colisões entre Motociclos e
ciclos motores
|
04
|
11
|
07
|
Atropelamentos
|
62
|
23
|
14
|
Capotamentos
|
09
|
04
|
04
|
Incidentes
|
05
|
04
|
00
|
Choque entre Motociclos e Locomotiva
|
00
|
00
|
00
|
Colhimento contra locomotiva
|
00
|
00
|
00
|
TOTAL
|
153
|
65
|
69
|
RESUMO
Durante
o período em análise, a secção de acidentes da divisão Cacuaco, tomou
conhecimento de um total de (153)
acidentes de viação, que resultaram em (65)
mortos, (69) feridos, que por
natureza foram: (62) Atropelamentos,
(32) colisões entre veículos
automóveis, (26) choques entre
veículos automóveis e motociclos. Ciclomotores, (09) capotamentos, (08)
despiste, (07) choques contra
obstáculo fixo, (04) choque entre
motociclos (05) incidentes.
CONCLUSÃO
Após
o levantamento feito no período de 1 de Setembro à 20 de Setembro de 2014, o
grupo concluiu que o município de Cacuaco, em função do seu posicionamento
geográfico, é um dos municípios com uma taxa de sinistralidade elevada, sobre
tudo na estrada número 100, em que o maior número de sinistralidade ocorre
normalmente no período das 05 horas às 90 horas e das 15 às 19 horas, conforme
consta nos dados estatísticos e nos documentos em anexo.
BIBLIOGRAFIA
A
nossa investigação baseou-se na obtenção de fontes orais e escritas, fornecida
pelo Comando de Divisão de Cacuaco – Secção de Trânsito, na pessoa do Inspector
Neto Sebastião Nunes e do Chefe Monis.