INTRODUÇÃO
O presente trabalho abordará sobre
recursos ou meios de ensino, sua classificação os objectivos do uso de recursos
de ensino, critério e princípio e sua importância.
Os meios de ensino são componentes do
ambiente, da aprendizagem que dão origem a estimulação para o aluno. Estes são
o conjunto de elementos e equipamentos que se utilizam para facilitar a
realização de processo do ensino e aprendizagem.
MEIOS DE ENSINO
OU RECURSO DE ENSINO
Segundo o autor Pilette, define os meios
de ensino como componentes do ambiente a aprendizagem que dão origem a
estimulação para o aluno. Estes podem ser:
v O professor
v Os Livros
v Os mapas
v Objectos Físicos
v As Fotografia
v As Gravuras
v Os meios da comunidade
v Os meios naturais
v Os filmes
CLASSIFICAÇÃO
DOS MEIOS DE ENSINO
Não há uma classificação de meios
universalmente aceita. Algumas dessas classificações, são bastantes incompletas.
Tradicionalmente, os meios de ensino são
classificados da seguinte maneira:
Meios Visuais:
v Projectores;
v Cartazes;
v Gravuras.
Meios Auditivos:
v Rádios;
v Gravações.
Meios
Audiovisuais:
v Cinemas;
v Televisões
Meios Materiais:
v Do Ambiente: Natureza
(água, folha, árvores, etc.)
Escola (quadros, cartazes, etc.)
v Da Comunidade: Bibliotecas, Indústrias, Repartições Públicas, etc.
Cabe ao professor, dentro da
possibilidade da escola, seleccionar os recursos mais adequados para facilitar
a aprendizagem dos alunos, de maneira a possibilitar-lhes vivências, através
dos quais possam realizar uma aprendizagem mais eficiente.
A utilização dos recursos ou meios da
comunidade, contribui para diminuir a distância entre a escola e a comunidade.
Os meios da comunidade apresentam as
seguintes vantagens:
·
Trazem o valor da vida real a aprendizagem que se realiza
na escola;
·
Reduzem o nível de abstracção;
·
Indicam o trabalho funcional da escola;
·
Abrem dupla via de comunicação entre a escola e a
comunidade;
·
Ajudam o aluno a avaliar o que o mundo espera dele;
·
Constituem novas e ricas fontes de motivações.
IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS
Denominam-se recursos audiovisuais, aqueles que estimulam a visão e/ou
audição.
Quanto a utilização dos recursos audiovisuais na sala de aula, Haidt
destaca que devemos ter presente que o homem toma conhecimento do mundo
exterior através dos cinco (5) órgãos de sentido.
Pesquisas revelam que
|
|
Aprendemos:
─ 1% através do gosto;
─ 1,5 % através do tacto;
─ 3,5% através do olfacto;
─ 11% através do ouvido;
─ através da vista.
|
Retemos:
─ 10% do que lemos;
─ 20% do que escutamos;
─ 30% do que vemos;
─ 50% do que vemos e escutamos
─ 70% do que ouvimos e logo discutimos, e
─ 90% do que ouvimos e logo realizamos.
|
Fonte: HAIDT, Regina Célia. Curso de Didáctica Geral. 2003. p.
156
Estes dados, revelam que cada um dos cinco órgão dos sentidos não têm a
mesma importância e influência na aprendizagem; a percepção é a mais relevante
e eficaz quando os sentidos são associados. Por isso, é importante associar os
recursos orais e os visuais.
OBJECTIVOS DO USO DOS RECURSOS DE ENSINO
Quando usamos de maneira adequada, os recursos de ensino colabora para:
·
Motivar e despertar o interesse dos alunos;
·
Favorecer o desenvolvimento da capacidade de observação;
·
Aproximar o aluno da realidade;
·
Visualizar ou Concretizar os conteúdos da aprendizagem;
·
Oferecer informações e dados;
·
Permitir a fixação da aprendizagem;
·
Desenvolver a experimentação concreta;
·
Ilustrar noções mais abstractas.
CRITÉRIOS E PRINCÍPIOS PARA A UTILIZAÇÃO DOS MEIOS DE ENSINO
Para que os meios de ensino realmente colaborem no 'sentido de melhorar a
aprendizagem, na sua utilização devem ser observados alguns critérios e
princípios.
Vejamos os princípios principais:
·
Ao seleccionar um meio de ensino deve-se ter em vista os
objectivos a serem alcançados. Nunca se deve utilizar um meio só porque está na
moda.
·
Nunca se deve utilizar um recurso. que não seja conhecido
suficientemente de forma a poder empregá-lo correctamente.
·
A eficácia dos: recursos dependerá da interacção entre
eles e os alunos. Por isso, devemos estimular nos alunos certos comportamentos
que aumentam a sua receptividade, tais como a atenção, a percepção, o
interesse, sua participação activa, etc.
·
A eficácia depende também das características dos
próprios meios com relação as funções que podem exercer no processo de
aprendizagem. A função de um cartaz, por exemplo, é diferente da do álbum
seriado.
·
Na escolha dos meios deve-se levar em conta a natureza da
matéria ensinada. Algumas matérias exigem maior utilização de e meios
audiovisuais que outras. Ciências, por exemplo exigem mais audiovisuais do que
matemática.
·
As condições ambientais podem facilitar ou ao contrário,
dificultar a utilização de certos recursos, A existência de tomadas de energia
eléctrica, por exemplo, exclui a possibilidade de utilização de retroprojector,
projector de slides ou de filmes.
·
O tempo disponível é outro elemento importante que deve
ser considerado. A preparação e utilização dos meios requerem determinado tempo
e, muitas vezes, o professor não dispõe desse tempo. Então, deverá buscar
outras alternativa, tais como, utilizar recursos que exigem menos tempo,
solicitar a ajuda dos alunos para preparar meios ou recursos, solicitar ajuda
de outros professor, etc.
IMPORTÂNCIA DOS MEIOS DO ENSINO
Os recursos do ensino têm a importância:
1.
Motivar e despertar o interesse pela aula,
2.
Favorecer o desenvolvimento da capacidade de observação,
3.
Aproximar o aluno da realidade (oferecem uma noção mais
exacta dos factos ou fenómenos estudados)
4.
Concretizar os conteúdos
5.
Fixar a aprendizagem
CONCLUSÃO
De
acordo com o que já foi apresentado sobre os meios de ensino-aprendozagem,
concluímos que é importante considerar que cada um deles tem determinadas
característica e a sua elaboração e aplicação requerer determinados cuidados,
isso porque a aprendizagem é tanto mais eficaz quanto mais se possa realizar
uma experiencia directa.
E
a utilização de recursos ajuda a proporcionar aos alunos tais experiencias.
BIBLIOGRAFIA
MENDES, Maria
da C. Barbosa. DIDÁCTICA GERAL, editora KATIJCED, Benguela/2008
Muito obrigado esee trabalho me ajudou muito
ResponderExcluirgostei da materia simples
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirAdorei do conteúdo
ResponderExcluirAmei este trabalho
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirMuito obrigado
ResponderExcluirO seu trabalho me ajudou bastante no desenvolvimento do meu trabalho. Obrigado!!!!!!
ResponderExcluirobrigado cara
ResponderExcluirBom de mas irmao
ResponderExcluirO seu trabalho me ajudou muito. Obrigado
ResponderExcluirO seu trabalho me ajudou muito. Obrigado
ResponderExcluirAdoreiiii mesmo
ResponderExcluir