terça-feira, 22 de maio de 2018

PLANEAMENTO FAMILIAR - Trabalho Completo




O presente trabalho refere-se ao planeamento familiar, que constitui um componente fundamental de saúde reprodutiva, visto que existem muitos problemas de mortalidade materna infantil por falta de sensibilização, informação e até aconselhamentos a todas as famílias para promover uma maternidade e paternidade responsável para melhorar a saúde e bem-estar da família.

O bem-estar de uma família e de uma sociedade está relacionada não só com as condições económicas e nível de instrução, mas também com o estado de saúde dos seus elementos. As famílias numerosas são as que têm maior dificuldade económica, baixo nível de escolaridade e, em consequência, deficiente estado de saúde. Os recursos alimentares são um factor extremamente importante para sobrevivência das famílias, independentemente de viverem em áreas rurais ou urbanas.



O planeamento familiar é o direito à informação, à assistência especializada e acesso aos recursos que permitam optar livre e conscientemente por ter ou não filhos, o número, o espaçamento entre eles e a escolha do método anticoncepcional mais adequado, sem coação.


Para criança:

       Melhor saúde;
       Garante aleitamento materno;
       Melhor crescimento físico e emocional;
       Diminui morbilidade e mortalidade infantil;
       Aumenta a chances de sobrevivência.

Para Mulher:

       Melhor saúde;
       Evita gravidez não desejada reduz a incidência de gravidez de auto risco;
       Reduz as taxas de mortalidade materna;
       Aumenta as oportunidades de educação e formação;
       Permite a participação na vida social, económica e política;
       Elimina a exclusão e o exercício da cidadania.

Para família:

       Melhorar o papel e a situação da mulher e bem-estar da família;
       Promover a paternidade responsável;
       Evita a fuga à paternidade;
       Reforça o respeito mútuo.


Métodos de planeamento familiar são as formas utilizadas pelas mulheres/ homens e/ou casais para evitar ou promover uma gravidez. Alguns métodos servem somente para evitar filhos, outros servem para ajudar a mulher a engravidar.

Os métodos de planeamento familiar podem ser classificados em: naturais, barreiras, hormonais, mecânicos e esterilização.


São aqueles que o casal ou a pessoa pode utilizar para evitar ou obter uma gravidez, identificando o período fértil da mulher.

Tabela

Através da tabela, a mulher é capaz de descobrir a época do mês em que está no período fértil. Tabelas prontas não são seguras. A tabela de uma mulher não serve para outra, pois cada uma tem um ciclo menstrual diferente. É importante ter um calendário para marcar, a cada mês, o início do ciclo menstrual.

Para usar esse método, a mulher deve conhecer os seus últimos seis (6) a doze (12) ciclos menstruais, espontâneos e a sua duração.

·         Inicio do período fértil – diminuir 18 dias do período mais curto.
·         Final do período fértil – diminui 11 dias do ciclo mais longo.

Temperatura

O método da temperatura ajuda a conhecer a época do ciclo menstrual em que a mulher pode ficar grávida (período da ovulação). Ele é feito através da tomada da temperatura do corpo. O corpo feminino sofre uma alteração de temperatura no período da ovulação, ou seja, no período fértil.

Para usar esse método, a mulher deve verificar a sua temperatura corporal da mesma maneira, oral, vaginal, rectal, no mesmo horário, todas as manhas antes de se levantar. Ela deve aprender a ler o termómetro e registar a sua leitura em um gráfico especial.

No período após a ovulação, aproximadamente no ciclo menstrual, para muitas mulheres o casal deve evitar relações sexuais com penetração vaginal desde o primeiro dia da menstruação até depôs de três dias que a temperatura Basal[1] tenha subido. Depois disso o casal pode ter relações sexuais durante os próximos dez a dose dias até o inicio da próxima menstruação.


São aqueles que evitam a gravidez impedindo a penetração dos espermatozoides no útero.

Condom (camisinha)

A camisinha é um método para ser usado pelo homem, no momento da relação sexual, constituída de borracha bem fina, porém resistente, impedindo que os espermatozóides penetrem na vagina da mulher e serve também para prevenir as DST/AIDS.

Diafragma

O diafragma é uma capa de borracha ou silicone, que a mulher coloca, na vagina, antes da relação sexual, tapando, assim, o colo do útero. Ele evita a gravidez, impedindo que os espermatozóides penetrem no útero. Deve ser usado com um espermaticida, para garantir maior segurança.

Espermaticida

Espermaticidas são produtos para serem colocados na vagina antes da relação sexual. Eles impedem que os espermatozóides penetrem no útero, evitando assim, a gravidez. Os espermaticidas podem ser usados sozinhos, porém são mais seguros quando usados juntos com outros métodos (camisinha, diafragma, tabela). Existem vários tipos: cremes, geleia, tabletes ou óvulos.


Pílula

As pílulas anticoncepcionais podem ter uma composição combinada (estrógeno + progestógeno) ou simples (apenas progestógeno). Elas impedem a ovulação, evitando assim a gravidez. Existem diferentes tipos de pílulas, as mais usadas vêm em cartelas com 21 comprimidos. A pílula só faz efeito se tomada correctamente. As pílulas anticoncepcionais de emergência podem ser tomadas a qualquer momento até cinco dias após o sexo desprotegido. Quanto antes elas forem ingeridas após o sexo desprotegido, maior será a sua eficácia.

Injectáveis

Os injectáveis mensais contêm dois hormônios - um progestógeno e um estrógeno – semelhantes aos hormônios naturais progesterona e estrógeno. Os anticoncepcionais injectáveis de “acetato de medroxiprogesterona de depósito” (AMPD – aplicação trimestral) e “enantato de noretisterona” (NET-EM aplicação mensal) contêm, cada um, um progestógeno similar ao hormônio natural progesterona. Não contêm estrógeno e, por isso, podem ser usados durante toda a amamentação e por mulheres que não podem utilizar métodos com estrógeno.


DIU

O dispositivo intra uterino – DIU – é um dispositivo feito de um plástico especial, que vem enrolado por um fio de cobre bem fino. Este aparelho é colocado através da vagina dentro do útero da mulher. Apenas o médico pode colocar o DIU. A época ideal para a colocação do DIU é durante ou logo após a menstruação. O DIU tem um tempo de validade (cerca de seis a dez anos), dependendo do tipo. Depois desse tempo, ele deve ser retirado ou trocado.


Além dos métodos recomendados pelo Ministério da Saúde, existem formas de evitar definitivamente a gravidez através de cirurgia. Pode ser feita no homem ou na mulher. No homem chama-se vasectomia e na mulher laqueadura (amarração ou ligadura de trompas).
Somente é permitida a esterilização em:

       Homens e mulheres com capacidade civil plena;
       Maiores de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos;
       Prazo mínimo de sessenta dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipa multidisciplinar, visando desencorajar a esterilização precoce;
       Situação de risco à vida ou à saúde da mulher ou do futuro concepto, testemunhado em relatório escrito e assinado por dois médicos.

Laqueadura Tubária

A laqueadura feminina é uma operação feita nas trompas, para impedir o encontro do óvulo com o espermatozóide, evitando assim, a gravidez.

Vasectomia

Este procedimento consiste em esterilização ou contracepção masculina de carácter permanente através de punção ou pequena incisão cirúrgica. Após o procedimento, o sémen é ejaculado, mas não pode engravidar.


Diversos autores propõem alguns princípios éticos básicos, entre os quais se destaca o princípio da autonomia ou liberdade individual, ou seja, todo indivíduo tem plena liberdade de decisão e de acção, desde que esta não interfira com os direitos de outras pessoas. Pois, o planeamento familiar é livre decisão do casal sendo vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituições oficiais ou privadas.

Tradicionalmente, o principal problema ético encontrado na prática do planeamento familiar é a possibilidade que o médico tem de impor este ou aquele método, seja por acção directa seja por omissão de informar e oferecer métodos que a mulher ou o homem poderiam preferir àquele que o médico recomenda.







O Planeamento Familiar é de responsabilidade multidisciplinar, sendo de importância fundamental um bom aconselhamento. As pessoas são diferentes entre si bem como as situações em que vivem tanto quanto as necessidades de ajuda que manifestam. O melhor aconselhamento é aquele que atende ao perfil individual, respeitando a liberdade individual sem violar o princípio ético básico da autonomia.

Pelos estudos científicos analisados nesta revisão, percebemos que é extremamente importante a realização de práticas educativas inovadoras, utilizando-se do lúdico como forma de estimular a adesão dos jovens e adolescentes ao planeamento familiar. Embora estas actividades se mostrem como desafiadoras para os profissionais de saúde, sua utilização deve ser incentivada.


LINDNER, SRL; COELLHO, EBS; BUCHELE, F; SOARES, C. Direitos reprodutivos: o discurso e a prática dos enfermeiros sobre planejamento familiar. Cogitare Enferm.. 2006 (acesso em: 16 de junho de 2015); 11(3): 197– 205. Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/ cogitare/article/view/7304/5236

Planejamento Familiar: Um Manual Global para Profissionais e Serviços de Saúde. Projeto INFO – Disponível em: http://www.infoforhealth.org/ globalhandbook/remindersheets/portuguese. shtml Acesso em: junho 2010 [Links]

Portugal. Direcção Geral da Saúde. Divisão de saúde materna, infantil e adolescência. Saúde reprodutiva e planeamento familiar, orientações técnicas. Lisboa.1998.




[1] A temperatura corporal basal é a temperatura do corpo medida imediatamente após a pessoa acordar, antes de qualquer actividade física no dia seja feita.

Comente com o Facebook:

8 comentários: