PRÉ-PROJECTO
A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NO DESENVOLVIMENTO
EMPRESARIAL
Autor: Peterson Eduardo Baltazar João
Licenciatura: Gestão de Administração Pública
Orientador: Msc. Eliseu
Van-Dúnem Botélio
LUANDA, 2018
ÍNDICE
Há não muito tempo atrás,
a liderança era exercida de forma bastante simples, o que poderia ser resumido
num ditado popular: "manda quem pode, obedece quem tem juízo”.
Segundo Chiavenato
(2004), há várias interpretações diferentes do que é liderança, são mais de 130
definições de liderança e mais de 5 mil estudos sobre suas características, o
que torna praticamente impossível escolher apenas uma como sendo a mais
correcta.
Com as diversas
concorrências e as mudanças que vem afectando o mercado e as organizações,
entende-se que o líder deve exercer vários papéis como uma visão holística,
liderança visionária e inteligência emocional, onde o seu foco, seja a
integração dos colaboradores, eliminando o individualismo e cultivando o
trabalho na equipe, sendo assim capazes de criar e articular visões de futuro –
olhando sempre para o desenvolvimento empresarial.
Segundo Chiavenato (2002)
liderança é um processo de influência, desse modo, podemos considerar que os
líderes são indivíduos que, por suas acções, encorajam e estimulam um grupo de
pessoas rumo a uma meta comum ou compartilhada. A liderança deverá criar uma
arquitectura social capaz de gerar capital intelectual dentro de um contexto em
que seja possível obter um desempenho no seu máximo de eficiência, respondendo
de forma adequada às rápidas mudanças organizacionais.
Autores como Chiavenato
(2005), argumenta que a função do líder era simplesmente a de estabelecer e
fazer cumprir os critérios de desempenho determinados para o atendimento dos
objectivos empresariais, mais isso mudou, a função passou então a ser aquela
que possibilitaria criar facilidades para atingir os objectivos estabelecidos,
dando oportunidade de desenvolvimento a todos os seus liderados e então à
empresa onde estes estão inseridos.
Para o presente estudo,
temos como problema: Qual é a importância da liderança no desenvolvimento
empresarial?
·
Analisar
a importância de um líder dentro de uma organização empresarial e os efeitos
que ele produz no clima organizacional e na motivação de seus liderados para o
desenvolvimento empresarial.
·
Explicar
os conceitos e estilos de liderança e motivação de equipas;
·
Identificar
a influência do líder numa organização, na gestão de pessoas, no clima
organizacional e no desenvolvimento empresarial;
·
Descrever
a importância da liderança eficaz nas organizações.
1. O processo de liderança empresarial
apresenta-se como um factor indispensável para o desenvolvimento, progresso e
crescimento de uma empresa, mas para tal é imprescindível a existência de um
líder qualificável e com capacidade de dar soluções aos problemas enfrentados
pela empresa.
2. A liderança é essencial para o ciclo
de vida da empresa como também para o seu crescimento, pois traz um enorme
diferencial na relação com os colaboradores.
3. Para as pessoas trabalharem
satisfatoriamente elas precisam de um líder que as conduza pelo caminho
correcto, pois um líder possui características como aconselhar seus liderados,
inspirar entusiasmo. O líder preocupa-se sempre com seus liderados e acima de
tudo faz com que a equipa de trabalho passe a ser um time, fazendo com que
todos “vistam a camisa da empresa”, buscando sempre atingir objectivos e metas
propostas pela organização.
3.
Interesse
A escolha do tema veio
após contacto com alguns livros e experiências vivenciadas, liderado versus
líder, assim aborda-se definições e posicionamento dos líderes dentro das
organizações. Onde as pessoas que fazem parte do processo possam ser guiadas de
forma que o líder conheça suas potencialidades, suas expectativas, e principalmente
suas competências, chegando a um objectivo comum de maneira mais eficaz e
eficiente, com a nova visão do mundo onde todas as pessoas acabam exercendo
influencia uma sobre as outras, impactando o desenvolvimento empresarial.
A satisfação dos
funcionários é uma responsabilidade dos líderes, por isso tal função é de suma
importância para as organizações, a liderança tem desempenhado um papel
fundamental nas relações humanas e a capacidade de liderar torna-se associada
ao sucesso ou fracasso das equipes e organizações, daí a importância do
presente estudo.
Relevância Social
A nível social, dá
resposta à sociedade que devemos pautar sempre de um princípio de liderança,
para resolvermos determinados problemas ou fenómenos sociais.
Relevância Científica
A nível académico, elucida
os estudantes que a liderança é definida como controlo ou domínio, baseado na
qualidade do líder e aceite pelos liderados.
Proporciona aos
estudantes uma visão de como liderar um grupo, família, trabalhador, etc. Dizer
que a importância da liderança a liderança a nível académico mostra uma
estrutura de organização, dividindo funções a cada departamento académico e
tendo um líder que vai dar resposta aos problemas ou inquietações propostas.
Relevância Empresarial
A
importância da liderança como ferramenta de desenvolvimento das políticas
empresariais, a nível empresarial orienta aos trabalhadores a responsabilidades
a respeitarem a figura do líder dentro da organização ou empresa, também
contribui para o sucesso da organização/empresa, sendo um líder inovador.
O presente estudo está
limitado sob a análise da importância da liderança no desenvolvimento
empresarial no âmbito da realidade vivida nas empresas angolanas.
Liderança: Definido
como controlo ou domínio e aceite pelos liderados.
Líder: O termo
líder se refere a uma pessoa que agrupa outras em prol de uma causa, um
projecto, uma meta em comum, etc. Também pode ser definido como a capacidade de
ter influência social e conseguir a colaboração dos outros para determinadas
tarefas.
Liderança é a arte de
comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva
mentalidades e comportamentos.
A liderança pode surgir
de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir
forçosamente um cargo de liderança. É um tipo de liderança informal. Quando um
líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade,
exerce uma liderança formal.
Um líder é uma pessoa que
dirige ou aglutina um grupo, podendo estar inserido no contexto de indústria,
no exército, etc. Existem vários tipos de líder, que mudam em função das
características do grupo (unidade de combate, equipe de trabalho, grupo de
adolescentes).
O líder tem a função de
unir os elementos do grupo, para que juntos possam alcançar os objectivos do
grupo. A liderança está relacionada com a motivação, porque um líder eficaz
sabe como motivar os elementos do seu grupo ou equipe.
Novas abordagens sobre o
tema defendem que a liderança é um comportamento que pode ser exercitado e
aperfeiçoado. As habilidades de um líder envolvem carisma, paciência, respeito,
disciplina e, principalmente, a capacidade de influenciar os subordinados.
Em uma organização, a
liderança é um tema de fundamental importância, pois está relacionado com o
sucesso ou o fracasso, com conseguir ou não atingir os objectivos definidos.
Principalmente no contexto empresarial ou de uma organização, é importante
saber fazer a distinção entre líder e chefe.
Um chefe tem a autoridade
para mandar e exigir obediência dos elementos do grupo porque muitas vezes se
considera superior a eles. Um bom líder aponta a direcção para o sucesso,
exercendo disciplina, paciência, compromisso, respeito e humildade.
Para Covey (2005), ao
definir o posicionamento do líder em relação à instituição e ao grupo de pessoas
ao qual este é orientado “não se trata de liderança como uma posição formal,
mas de liderança como a escolha de lidar com as pessoas de forma a
comunicar-lhes seu valor e seu potencial de modo tão claro que elas acabem por
vê-los em si mesmas”.
E complementa dizendo que
a respeito deste tipo de liderança na organização, gostaria de ressaltar quatro
pontos bastante simples:
─ No nível mais elementar, uma
organização não é nem mais nem menos do que uma relação com um propósito;
─ Quase todas as pessoas pertencem a
uma organização de qualquer tipo;
─ A maioria do trabalho é feita em, e
por meio de, organizações;
─ O maior desafio dentro das
organizações é estabelecê-las e pô-las a funcionar de modo que permita a cada
pessoa sentir interiormente seu valor inato e seu potencial de grandeza e de
participação com seus talentos e sua paixão, em outras palavras, sua voz, para
atingir o propósito e as mais altas prioridades da empresa, de forma centrada
em princípios.
Para um líder ser extraordinário, aumentar a produtividade e o
lucratividade, desenvolver a qualidade e contribuir com um, mundo melhor, é
preciso que ele supere alguns desafios:
·
Desenvolver a visão de curto, médio e longo
prazo: O líder precisa de ter uma visão de futuro atraente, realista, com
parâmetro de tempo e de um número. Assim, ele poderá inspirar e mobilizar a
equipe através da apresentação desta visão com um direccionamento. Mas para
isso, é preciso que o líder mantenha uma comunicação frequente e constante com
a equipe, como por exemplo, reuniões constantes.
·
Orientar-se para resultado através das pessoas: Além
de ter uma visão, é necessário criar estratégias que envolvam as pessoas para o
alcance de resultados extraordinário.
·
Ter um senso de realidade: O líder deve perceber
que a equipe, os desafios, a empresa, os clientes e o mercado nunca são e nem
serão como ele gostaria que fosse.
·
Manter-se flexível: A flexibilidade ajuda um
líder a fazer o que for preciso para alcançar os resultados esperados. Caso seja
preciso mudar de rumo, treinar a equipa de uma forma deferência ou até mesmo,
colocar a mão na massa para solucionar um problema, ele terá que fazer.
Hoje existem vários estilos de liderança, como: autocrático, democrático,
permissivo ou liberal, carismático, situacional, participativo, sendo que todos
os estilos possuem vantagens consideradas como aspectos positivos e como
desvantagens, os negativos. Os estilos de liderança são diferenciados de acordo
com o modo de agir do líder em cada situação.
No mundo moderno em que vivemos, a tendência é surgir mais estilos de
liderança, conforme as necessidades situacionais da organização, sendo assim,
inovando o mercado, para atender com êxito o consumidor final. Assim, como cada
pessoa possui certas características profissionais, os líderes também se
diferenciam conforme as características detectadas neles. Abaixo, os estilos mais
conhecidos de líderes:
·
Autocrático – É um autoritário como o próprio
nome já diz, o líder com este estilo determina tarefas aos seus liderados, toma
decisões sozinho, não leva em consideração a opinião do grupo, enfim é um líder
dominador e ditatorial.
·
Permissivo ou Liberal – Nesse caso o líder deixa
todas as decisões para serem tomadas pelo grupo, onde na verdade pouco
participa. Isso indica que há pouco controle do líder em relação ao grupo. Esse
estilo estimula certo grau de individualismo, proporcionando a fragmentação, e
fortalecendo a indecisão.
·
Democrático - É o líder que valoriza seu
liderado, onde todas as decisões são tomadas pelo grupo, pois seu objectivo é
manter activa a participação do mesmo, é um líder centralizador que cria um
vínculo de segurança e confiança.
·
Carismático – O líder carismático busca sempre
oportunidades, e tem uma visão estratégica para motivar e mudar as imperfeições
detectadas no grupo. Ele foca o emocional das pessoas, com isso inspira os
colaboradores, estimula o sentimento do grupo, que desenvolve uma relação de
amizade, fazendo do ambiente de trabalho um lugar harmónico. O líder
carismático passa um elevado grau de confiança ao seu grupo.
·
Situacional – A liderança situacional é voltada
para situações diferentes, ela é adequada conforme a tarefa proposta. Hersey e
Blanchard (1986) desenvolveram um conceito de liderança situacional onde há
duas variáveis, o comportamento do líder e a maturidade de seus subordinados.
·
Participativo – está directamente focado em
preparar e desenvolver as pessoas, estimulando e fazendo o trabalho em equipa
de forma dinâmica, não se prendendo a teorias formais. Esse tipo de líder tem
um grande poder de persuasão perante seus liderados, pois visa o seu desempenho
através de plano de trabalho, metam, decisões, planeamento e execução,
priorizando o esforço e comprometimento de cada um.
No presente trabalho,
pretende-se utilizar o paradigma quantitativo e qualitativo. No entanto, ao
longo da abordagem, poder-se-á fazer necessária a inserção de dados
estatísticos (oriundos de fontes bibliográficas) para uma melhor visualização
do problema.
O paradigma quantitativo
permite uma colecta sistemática de informação numérica, mediante condições de
muito controle, analisando essas informações através de estatísticas e o
paradigma qualitativo que permite fazer questionários e entrevista no grupo
alvo. (POLIT et al., 2004).
Tratar-se-á de uma
pesquisa do tipo exploratória e descritiva com abordagem quantitativa. Marconi
e Lakatos (2007) definem uma pesquisa exploratória como aquela que tem o
propósito de formular questões ou problemas com finalidade de desenvolver
hipóteses, ampliar a familiaridade do pesquisador com o ambiente, facto ou
fenómeno e modificar ou clarificar conceitos.
Cervo; Bervian; da Silva
(2006) ressaltam que os estudos descritivos observam, registam, analisam e
correlacionam os factos ou fenómenos sem manipulá-los, abordando com precisão a
frequência com que os fenómenos ocorrem, sua conexão e correlação com os
outros.
Usaremos o método
dedutivo visto que este método parte dos aspectos ou teorias gerais de uma
abordagem particular das ocorrências ou fenómenos, em conexão descendente.
Este
vai consistir em pesquisa de levantamento de dados por intermédio de questionário
e entrevistas dirigidas por meio de uma análise qualitativa aos adolescentes
com finalidade de obtermos resultados correspondentes ao tema em causa. Serão
utilizados livros, internet e computador.
Os
dados serão colhidos através de um questionário, que vai ser informatizada no
programa Microsoft Office: Word 2007, PowerPoint e Excel 2007, o que permitirá
apresentá-los em forma de gráficos.
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