terça-feira, 6 de outubro de 2015

O Perfil do inspector da Educação - Trabalho - Isabel

SUMÁRIO





 




O Presente Trabalho abordara Sobre o PERFIL fazer inspector da Educação, Seu Modo de actuação, uma eA PREPARACAO Participação no Trabalho Seu, OS Tipos de visita das Inspecção, uma classificação sua, marcha da SUAS visitas, OS Documentos Que DEVE possuir e OS Aspectos um Encontra ter na Elaboração do Relatório da Inspecção, Sendo uma Inspecção hum Serviço Que Tem vindo acompanhar o Desenvolvimento do Sistema funcional da Organização de ensino, Assim Como O Processo docente educativo.

























O inspector da Educação e hum Profissional dotado de Conhecimentos Sobre a Política educativa nsa Domínios Científicos, técnicos pedagógicos e Administrativos Que É Capaz de assumir afetividades de Reforço das capacidades das Instituições de ensino em assegurarem Uma Organização e Gestão escolar participativa Que conduz parágrafo bons Resultados nenhuma Processo docente educativo.

Para o Exercício de Inspecção da Educação e necessary Que se tenha o PERFIL e Competências São that:

·          Possuir cultura Geral de pedagogia.
·          Ter Conhecimentos Sobre a Política educativa, e de da Lei de Bases do Sistema de Educação.
·          Ter Noção profunda Sobre a Metodologia do ensino primário, Assim Como OUTRAS das áreas curriculares.
·          Possuir Conhecimentos dos normativos that regulam como disposições gerais e das Políticas Específicas educativas e de Inspeção.
·          Ter Domínio das Ferramentas de Inspeção do Trabalho.
·          Possuir capacidades de elaborar Relatórios de registro de Processos.
·          Possuir Experiências em Gestão Escolar, Formação de Professores e Profissionais técnicos.
·          Ter experiencias em materiais de Liderança de Gestão de Conflito e da Legislação da Educação possuir CAPACIDADE de se COMUNICAR e de Elaboração de Relatório parágrafo OS Diferentes Órgãos competentes da escola, da Inspecção provincial e nacional.
·          Ter qualidades morais, Ser Flexível, ter Espírito Crítico e autocrítico, optimismo, e encarar o Trabalho com Responsabilidade e objetividade.
·          Ser delicado, ter amor a pátria, AO Seu Trabalho perante como Tarefas Que LHE São acometidas.


           Pará um Atuação, E necessario that O inspector REUNA seguintes requisitos: SO

·          CRIAR UM clima de Confiança, considerando se como, mas hum elemento da escola.
·          DEVE relacionar se com Todos Os Elementos da escola.
·          DEVE Fazer Com que uma visita NÃO altera, mas sim Ajudar o FUNCIONAMENTO da escola.
·          Enfrentar Situações como e PROCURAR dar Solução das mesmas.
·          Ser compreensivel e Ajudar com atitudes motivadoras, Flexível, e refletir Sobre o Trabalho que Faz parágrafo Melhor Atuação.


Os Tipos de visitas de Inspecção São:

Visita Inicia habitual: São Feitas nenhuma Princípio do Ano Horários OS lectivo parágrafo revisar, Projectos Educativos, regulamentos Internos, Matriculas, EDIFICIOS, Mobiliários Materias Didacticos, Programação, etc.

Visitas de seguimentos: esta visita E parágrafo melhorar a actuação dos Professores OS docentes.

Visitas Específicas: estas servem parágrafo INFORMAÇÕES, ESTUDOS de Investigação e Fazem parte do plano de Acção e requerem Uma PREPARACAO.
Visitas de avaliação: São estas coordenadas cabelo Ministério da Educação OU gabinete de Inspecção e São Revistas nenhuma Geral plano, parágrafo Que seja Tomada pedida e Políticas educativa, mas Conveniente.


Como visitas classificam-se Quanto à finalidade:

Visita de carater fiscal: servem parágrafo Corrigir Possíveis Desvios um Legalidade, nos Aspectos de: Ordem administrativa, Ordem Técnicas e rendimentos dos Professores.

Visitas de carater orientador: servir parágrafo Orientar e Ajudar o Pessoal docente, com como Metas preconizadas, that São: buscar INFORMAÇÕES Sobre determinados Problemas encontrados cabelo Pessoal docente.

Dar INFORMAÇÕES that permitem Melhoramento NAS Actividades laborais. MODIFICAR Opiniões e atitudes do Pessoal docente.

Visitas de carater promotor: TEM POR Objectivo, elevar o nivel de Desenvolvimento Educativo. ESTAS PODEM ter Uma dupla Função Como: Investigação operativa, Alguns Estudos localizados, Ensaio de Novos methods implementados.


Como visitas de Inspeção devem Ser Bem pensadas, preparadas, realizadas, acabadas, e valorizadas Para Que tenhamos Resultados aceitáveis ​​nsa NOSSOS Trabalhos.

DEVE USAR se Estratégias Como: Fixar Bem OS Objectivos da visita, um Decidir Quem interviremos, calendarizar como visitas atentas e estabelecer Passos a Seguir:

Documentos Que se Vao examinar, assuntos de Que se Vao TRATAR PESSOAS Com que vamos trabalhar Há turmas A visitar, Questões a Serem Feitas e Provas um se apresenta.



DEPOIS das visitas Feitas o inspector DEVE elaborar Trabalhos Como:

·          Elaboração do Relatório ONDE VAI encontrados escrever OS PROBLEMAS na Instituição.
·          Fazer Uma acta da visita Feita Da Que FICA Registrado e that posteriormente DEVE Ser assumido Pela escola e desen Constar uma Assinatura de Todos os intervenientes.
·          Registar como Visitas Feitas nenhuma Livro da Inspecção Caso Existe na escola visitada OU MESMO nenhuma Livro de ponto.


ESTA Participação e concretizada atraves de secções, Trabalhos operativos, assistências como aulas, Trabalhos com Colaboradores, Capacitação de Quadros, com Objectivo de Obter direitamente resultado não Processo de Trabalho. E Feita de visita e permitem Uma constatação directa, objectiva e Imediata that leads implicitamente uma Relação Entre o inspector Direita e Objecto de Controlo parágrafo Obter Dados Concretos e reais, exigindo Uma Participação do Sujeito observado.


Pará SE Fazer a Marcha de Visita de da Inspecção E necessario Que se tenha em Conta seguintes OS Aspectos UMA:

                                                                                                                                   Onde vamos Estudar o ASSUNTO da Ordem de Controlo de tratada sor, a Elaboração do Plano de Controlo considerando o ASSUNTO, a elaborar como principais Questões uma abordado ser, selecionar OS MÉTODOS Que Serao Aplicados PARA O ASSUNTO em Abordo, Consultar o director provincial e OS Outros Responsáveis ​​da direcção da Educação. 


Estudar OS Documentos Como: plano anual de Trabalho, material Estatístico, material parágrafo superação OU Reciclagem.


O inspector desen ouvir e discutir o Relatório do diretor, Estudar, analisar e avaliar OS Documentos Necessários, Visitar algumas Escolas parágrafo directores, docentes, coordenadores e Outros Elementos de Educação, Participar NAS aulas Assim Como NAS reunioes, Participar NAS reunioes that São planificadas na DPE, conversar com OS Funcionários da DPE Sobre o projecto do Controlo, anotar OS resultado e Os Problemas do Controle, Fazer analise dos Problemas encontrados, pensarem como Possíveis Soluções, RECOMENDAÇÕES, Conclusões e decisão Necessárias.


O inspector DEVE dar um conhecer o resultado do Trabalho Realizado, Ouvir uma Opinião ea Orientação dada diretor cabelo provincial da Educação, PROPOR Medidas, explicar, aconselhar e apresentar decisões Necessárias Sobre os Problemas encontrados, dar Orientação e RECOMENDAÇÕES AOS Funcionários da Instituição visitada e Tirar como CONCLUSÕES.


Para inspecionar escola Não É UM Trabalho parágrafo QUALQUÉR hum, e Para Que tenha Êxito E necessary Que seja exercida POR Profissionais de Qualidade. Nas Escolas do ensino primário e secundário Para se Fazer estas visitas o inspector DEVE SE Fazer acompanhar POR técnicos formados na área, parágrafo Serem Úteis E necessary Que se tenha como seguintes Características:

(A)   Oportunidades Que Sejam realizadas when necessary E em Função dos Objectivos em vista tanto no Princípio, No Meio UO não definitiva do ano.
(B)   de: Não PODEM Ser realizadas Ao Caso Porque a Educação e hum Processo permanente ea Inspecção e Um Processo Dinâmico.
(C)   Progressividade- um DEVE ter Cada visita hum Objectivo Específico.
(D)   Sistematicidade - Para Fazer visita DEVE SE Obedecer a hum plano pré estabelecidos co Técnicas sistematizadas.

Para se Fazer uma marcha da Inspecção uma escola E necessary Que se tenha Encontra OS seguintes requisitos:



PREPARACAO 1-:

Onde E ESTUDADA A Ordem de Controlo, Fazer Estudo dos Documentos Estatísticos Necessários, refletir Sobre os Conteúdos das Ordens de Controlo formular como Questões principais um Feitas Serém, Escolher Métodos OS uma aplicar, datas Fixar e prazos da marcha, Estudar OS Documentos da escola existente Consultar e Especialistas da Direcção provincial da Educação (DPE).

2- Realização fazer Controlo:

Pontualizar o diretor da escola, Objectivos do sistema operacional, methods, tempo e Prazo da visita da Inspecção, Ouvir fazer diretor Sobre assuntos OS da escola, Dados Estatístico dos Alunos da reprovação dos mesmos, dos Professores, condições materiais e Humanas, Os Pontos principais do Trabalho fazer diretor na Escola Neste Período, cumprimento do plano anual da escola Sobre a direcção do Processo docente educativo, DEVE SE figado Colaboração com OS pais, e encarregados de Educação, Problemas existentes e Reflexões do diretor de para Soluções Poder Dar As mesmas e dar RECOMENDAÇÕES.


·          Situação da escola relacionada com OS moveis, Alunos e Professores.
·          Comunidade los Geral.
·          Situação materiais e Humanos.
·          Sistema de avaliação.
·          Extras Trabalhos Escolares e Outros assuntos Conforme Situação concreta de Cada escola.

2.4   Aspectos a ter Encontra fazer Relatório da Inspecção-


Na Elaboração de Relatório hum must ter OS seguintes Elementos:

·          Reflexão Sobre a Estrutura do Documento.
·          Discutir o Relatório com o chefe da Inspecção.
·          Entregar Uma Cópia do Relatório Ao diretor da escola.
·          Na Recomendação do Relatório DEVE definitiva Constar o Seguinte:
·          A Ordem de Controlo.
·          Visão Geral das Actividades desenvolvidas.


Resultado do Controlo Correspondente como Questões principais da Ordem de Controlo.

 Como CONCLUSÕES e decisões Que Tem um ver com determinação a Responsabilidade e Os prazos estabelecidos.


O inspector methods DEVE utilizar Como:
O dialogo com o diretor da escola.
OS Analisar Documentos.
Assistir as aulas UO Reunião.
 





Apos O Trabalho Realizado concluimos that o inspector de Educação e hum Orgão Importante No processo docente educativo Que Tem uma Função de acompanhar, Controlar, avaliar, fiscalizar, APOIAR ea Orientar como Estratégias da Actividade, administrativa e pedagógica das Escolas, a Partir das Diretrizes Nacionais Relações estabelecidas Verticais e Horizontais Entre Diferentes níveis de Intervenção com vista o Relacionamento da Acção escolar, na concretização do Desenvolvimento das Políticas Educativas.






















Manual de guião fazer inspector de Educação;

AGUIAR, JOSÉ MÁRCIO DE. Manual do inspetor escolar e fazer supervisor pedagógico V. I e II, Belo Horizonte: Lancer de 2007.
























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