quarta-feira, 27 de junho de 2018

O PAPEL DA LIDERANÇA DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES - Trabalho Completo




As organizações possuem cenários de mudanças muito rápidos, isso leva as empresas buscarem pessoas capacitadas que se renovam tornando o ambiente organizacional mais eficaz para realização de actividades levando ao rumo certo em busca de resultados positivos, essas pessoas são conhecidas como líderes.

Existem vários estilos de liderança, conforme veremos ao longo do desenvolvimento deste trabalho, onde o líder deve estudar seus colaboradores e equipas para elaborar uma liderança adequada de acordo com suas necessidades.

O líder moderno, é alguém que precisa saber lidar com pessoas, pois é através das pessoas que são realizadas as acções, portanto gerando resultados positivos ou não. Um dos objectivos dos líderes é saber ouvir, ouvir sempre os integrantes de sua equipa, antes de qualquer tomada de decisão, pois isso ajuda muito no ambiente interno organizacional, tornando indispensável cuidar da motivação dos liderados que abrange desde satisfação pessoal até melhoria das condições de trabalho.

O presente trabalho se justifica no foco do administrador, na realidade actual para criar um clima propício onde colaboradores e líderes se interajam para melhor vivencia organizacional.


Qual deve ser o verdadeiro papel de um líder dentro de uma organização?



·         Analisar o papel de um líder dentro de uma organização empresarial e os efeitos que ele produz no clima organizacional e na motivação de seus liderados.


·         Apresentar os conceitos e estilos de liderança e motivação de equipas;
·         Demonstrar a influência do líder numa organização empresarial, na gestão de pessoas e no clima organizacional;
·         Evidenciar a importância da liderança eficaz nas organizações.


1.    O líder deve alinhar os objectivos da sua equipa e conhecer um pouco sobre cada um de seus subordinados para que o resultado final seja concretizado com sucesso e atenda as necessidades da organização.

2.    O líder deve ser um exemplo no seu esforço, na dedicação, nas tarefas e saber resolver problemas.
3.    O líder deve procurar sempre o melhor caminho a ser traçado para a obtenção dos objectivos e metas propostos pela empresa.


Um líder que se sente motivado pela organização, que tem total liberdade de trabalhar e criar pode transformar todo o ambiente de trabalho da organização. Incentivar as suas idéias pode ser também uma forma de incentivar as idéias de todo o grupo de trabalho, pois, uma pessoa criativa, carismática, transformadora a frente de um projecto motiva e inspira a todos os colaboradores a darem o melhor de si, ele consegue extrair daquele ambiente o melhor de cada um.

Faz uma grande diferença no clima organizacional de uma empresa ter um líder comunicativo e aberto a resolver problemas, uma organização é composta de vários indivíduos com culturas, crenças e atitudes diferentes e é papel do líder ser o elo entre estas pessoas da equipa. Para que o objectivo da organização seja alcançado é importante o líder estar sempre disposto a intervir nos atritos que possam ocorrer durante a execução das tarefas, resolver os conflitos, analisar o porquê destes conflitos e motivar os colaboradores a trabalharem em conjunto como uma equipa coesa e não individualmente a todo o momento.

É importante incentivar os colaboradores a serem criativos e desenvolver suas idéias juntamente com o grupo, pois, o sucesso da organização é proporcional ao sucesso de cada um dos colaboradores, quando uma empresa esta em alta no mercado todos os colaboradores se sentem motivados a trabalhar naquele ambiente e é onde entra o líder, demonstrando para eles que para conseguirem todas as suas realizações pessoais é preciso primeiro alcançar o objectivo da empresa. O sucesso da empresa é totalmente proporcional ao sucesso e realização pessoal de seus colaboradores.


O papel da Liderança dentro das organizações – Estudo de caso da empresa Shoprite de Cacuaco durante o Iº Semestre de 2018.


Liderança: A palavra liderança define o processo da influência que se tem sobre as outras pessoas, incentivando-as de modo a trabalharem com entusiasmo por um objectivo comum. Existem várias classificações dos líderes: por exemplo, relativamente à formalidade na sua eleição, costuma-se falar de líderes formais (eleitos por uma organização) ou de líderes informais (que emergem de um grupo). (Dicionário Porto Editora, 2016)

Organização: Organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos. Normalmente é formado por uma, duas ou mais pessoas que executam funções de modo controlado e coordenado com a missão de atingir um objectivo em comum com eficácia. (Dicionário Porto Editora, 2016)




A organização está em nossas vidas diariamente, desde a primeira existência do homem que vive em sociedade. Organização é uma unidade social, Na qual as pessoas interagem entre si para alcançar objectivos comuns, ou seja, significa qualquer empreendimento humano criado para atingir um determinado objectivo, elas podem ser empresas, órgão público, bancos, universidades, lojas e comercio em geral, prestadores de serviços e diversas outras.

Segundo Robbins (2000), as organizações se formam diante de metas que são estabelecidas por mais de uma pessoa ou através de grupos, e elas existem por que são mais eficientes do que indivíduos que agem sozinhos.

As estruturas de uma organização pode ser formal ou informal, uma organização formal é a organização planejada, isto é, esta oficialmente no papel, aprovada pela direcção e comunicada a todos os participantes por meio de manuais de organização, ou seja, a organização formalizada oficialmente.

Organização informal, são as relações geradas espontaneamente entre as pessoas, ressoldados do próprio funcionamento e evolução da empresa. As organizações sejam elas pequenas médias ou grandes, que visam o lucro fornecem bens e serviços e as organizações sem fins lucrativos proporcionam benefícios públicos, educação básica, segurança pública, entre outros.

Na visão de Chiavenato (1997, página 264):

1. A Organização sob o ponto de vista das ciências comportamentais representa um sistema de comportamento de todos os participantes, todas as relações formais e informais.
2. A organização no sentido de empresa seria um empreendimento moldado para atingir um objectivo.
3. A organização como Função Administrativa - Representa a Organização como parte do processo Administrativo. E o agrupamento de actividades necessárias para atingir os objectivos da empresa e a atribuição de cada agrupamento a um executivo com devida autoridade para atingir tais actividades. A Organização requer, pois o estabelecimento de relações de autoridade com disposições para a coordenação entre as mesmas, tanto vertical como horizontalmente, na estrutura da empresa.

Como se a palavra Organização tem diversos pontos de vista na administração, sempre tendo como objectivo alcançar resultados e atingir metas.

Ainda segundo o mesmo autor, existem algumas regras para uma organização bem-sucedida:

Para que a organização seja bem-sucedida, ela precisa mudar Continuamente suas respostas aos desenvolvimentos significativos, como as necessidades dos clientes, avanços tecnológicos, tendências económicas, mudança sociais e culturais, novos regulamentos letais etc. O estudo da mudança organizacional e extremamente importante para que os administradores em todos os níveis organizacionais entendam como tirar proveito de uma série de forças e factores positivos ou negativos que podem ajudar ou impedir esse esforço de adaptação e ajustamento que teremos a oportunidade de ver a seguir no processo de mudança. (CHIAVENATO 1997, página 134)

Os líderes que desejam alcançar o sucesso são aqueles que correctamente identificam as oportunidades e tiram bom proveito delas. E que não se intimidam com qualquer problema ou dificuldade. Acima de tudo, é importante ter perseverança sempre isso pode fazer total diferença, obter um grande foco em determinação e não se deixar levar pelas circunstâncias agressivas, que muitas vezes ameaçam e desanimam os colaboradores para expandir, abrir ou renovar os seus próprios negócios.

A principal função de qualquer organização deve ser atender a necessidade humana de uma existência provida e sentido.

A seguir podemos entender um pouco sobre liderança, de acordo com a visão de alguns estudiosos.

2.2
De uma forma geral podemos dizer que Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipa que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objectivos da equipa e da organização. Ou seja, o fenómeno da liderança tem diferentes tipos e formas de trabalho, onde tem como objectivo tentar ser útil aos líderes, este capítulo trata dos conceitos de alguns autores a fim de falar o que o sentido da palavra liderança reflecte nas diferentes coisas e diferentes pessoas.

Os líderes, como todos os seres humanos não terminam nunca de se conhecer e de se desenvolver, porem o exercício da liderança dá ao líder à possibilidade de controlar seu destino e o de outras pessoas, de realizar seu potencial, mas também, em função do livre acesso, limites, desejos, caprichos e conflitos interiores, que podem contribuir para sua destruição seja ela pessoal ou profissional.

A liderança é um conceito antigo, que foi se tornando essencial, ganhando espaço e credibilidade dentro das organizações, pois é a chave para o seu sucesso por ser considerada como factor decisivo na motivação dos colaboradores.

De acordo com Hersey e Blanchard (1986, p. 104):

Sempre que uma pessoa procura influenciar o comportamento de outra, a primeira é o líder potencial e a segunda o liderado potencial, não importando se esta última é o chefe, um colega, subalterno, amigo ou parente.

Actualmente, liderança estabelece uma actuação que adapte uma gestão mais participativa, ou seja, com maior afinco as pessoas de modo a influenciar o alcance de objectivos e metas que são importantes para uma organização e para si próprios. Podemos observar também que líder é fundamental dentro das organizações.
De acordo Kelleya liderança está centrada na capacidade do líder de ser eficaz:
A liderança está centrada na capacidade do líder de ser eficaz: Para ser um líder eficaz [...], um membro de equipa deve garantir o respeito dos colegas de trabalho em pelo menos uma das três áreas cobertas por essa habilidade crítica: 1. Quociente de conhecimento – respeitada qualificação e comprovado bom senso em áreas relevantes para as metas do grupo. 2. Quociente de pessoas-habilidade – indica que você tem consideração pelos colegas e que as metas deles têm tanto valor quanto as suas; assim eles são levados a trabalhar de forma voluntária com você para Alcançar o objectivo. 3. Quociente de iniciativa – indica que você desempenhará as actividades que ajudam o grupo a alcançar, de fato, meta. (KELLEY, 1999, p.177)

O Fato de ser eficaz é quando o líder se vê inteiramente como pessoa, um líder eficaz é aquele que orienta sua equipa ao objectivo comum entre seus liderados, que traz ideias inovadoras para a equipa, aceitando sugestões de todos, tendo como foco um relacionamento interpessoal com os demais sectores organizacionais, e sabe ajudar quando alguém pede algum auxílio. E que quando olha para trás vê pessoas felizes ao seu redor, seguindo seus passos e ensinamentos.

Podemos afirmar que é necessário o líder conhecer o ambiente organizacional[1].

A essência da liderança é alcançar e obter seguidores, em outras palavras, é a disposição de pessoas para seguir que torna um indivíduo em líder, além do mais, as pessoas tendem a seguir aqueles que vêem como fonte de instrumentos para a satisfação de seus próprios desejos inspirações e necessidades, podemos notar então que liderança e motivação estão intimamente ligadas e relacionadas.

2.3
Esta dificuldade em definir um estilo ideal de liderança não nos impede de analisar e discorrer sobre as muitas formas de liderar, as situações e os grupos variam os líderes, também por isso, é comum que o bom desempenho do líder e dos seus seguidores esteja directamente relacionado com o estilo de liderança, ou seja, nenhum estilo de liderança serve perfeitamente para todas as situações, o melhor estilo é aquele considerado mais apropriado a uma situação em particular para cada indivíduo.

Os estilos do líder mudam de grupo para grupo e de situação. Liderança procura atender as necessidades e as expectativas genuínas do grupo, realizando as funções exigidas. Assim, ela se relaciona com a situação, isto é depende principalmente das exigências das tarefas a ser realizadas. Este capítulo aborda um pouco de cada tipo de liderança e para melhor entendimento quais características de cada uma delas. Conforme Chiavenato (2004), os estilos de liderança mais conhecidos são: Autocrático, liberal e democrático.

Sabe-se que os líderes influenciam os indivíduos de acordo com seu poder de convencimento, onde este é obtido através do cargo em que ocupa em função do seu carisma e o seu conhecimento no meio de trabalho.

Podemos agora identificar de maneira ampla um pouco de cada estilo de liderança citado por Chiavenato.

2.3.1
A liderança Autocrática é quando o líder exerce o papel de dominador, sempre esperando obediência.

Chiavenato[2] descreve um pouco sobre o estilo de liderança autocrática da seguinte maneira:

O líder centraliza as decisões e impõe ordens ao grupo. O comportamento dos grupos mostrou forte tensão, frustração e agressividade, de um lado, e, de outro, nenhuma espontaneidade, iniciativa ou formação de grupos de amizade. Embora gostassem das tarefas, não demonstraram satisfação com relação à situação. O Trabalho somente se desenvolvia com a presença física do líder. Quando este se ausentava, as actividades paravam e os grupos expandiam seus sentimentos reprimidos, chegando a explosões de indisciplina e agressividade.

Cabe também determinar as providências para a execução de tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornem necessárias e de modo imprevisível para o grupo, quando o líder muito se ausenta as actividades param, e o grupo se sente reprimido, tendo alguns problemas até mesmo de agressividade entre eles.

O líder autocrático pouco ouve seus subordinados, e acredita que sua opinião é sempre à mais correcta para tomada de decisões desmerecendo opiniões de um próximo. Fica fácil identificar que a atenção do líder está voltada para tarefas, metas e não para relações humanas de seu grupo de trabalho.


Na liderança democrática as directrizes são debatidas e decididas pelo grupo e deve ser estimulada e assistida pelo líder organizacional.

Onde o grupo estuda as alternativas para atingir o objectivo e pede apoio ao líder, cabe a ele escolher ou acolher as alternativas apresentadas pela equipa. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates e opiniões de seus colaboradores.





Há liberdade e total confiança no grupo nas tomadas de decisões, divisão de tarefas e sobre os companheiros de trabalho. Não impõe regras ao grupo, e sua participação é mínima nas tomadas de decisões, não das origens, não traça metas e objectivos, não orienta os liderados.

Para Chiavenato (1994, p. 125) nesse tipo de liderança: “há liberdade total para as decisões grupais ou individuais, e mínima participação do líder” a definição das tarefas é feita pelo próprio grupo, mas é importante lembrar que para que esse tipo de liderança tenha sucesso é necessário ter um grupo com profissionais com alto grau de maturidade e responsabilidade. Nesse tipo de liderança, parte-se do princípio de que o grupo atinja a maturidade e não necessita de supervisão de seu líder.

Laissez-Faire: provem do francês e significa “deixai fazer, deixai ir, deixai passar”.

Acima foram citados os tipos de liderança na óptica do Chiavenato, no entanto é importante apontar os tipos de líderes, que ser o próximo assunto a ser abordado.



A liderança eficaz começa com a visão do executivo Principal, que aproveita oportunidades de mercado ou de serviços, continua por uma estratégia que dá vantagem competitiva á organização e finalmente leva ao sucesso do negócio ou do serviço. Ela finalmente inclui todas as crenças e valores existentes, as decisões tomadas e os planos feitos por alguém em qualquer sector da organização e os concentra em acção eficaz com adição de valor. Uma liderança eficaz, junto com o gerenciamento da qualidade total, possibilita à empresa ou organização fazer as coisas certas, de modo correcto, na primeira vez.


Outra característica marcante em um líder é a sua capacidade de ouvir e compartilhar suas ideias com os outros.

Segundo Gaudêncio, (2007):

“[...] o líder deve comunicar qual é o seu sonho e todas as vantagens em assumi-lo. Ele deve querer saber também o que o outro pensa a respeito, se está de acordo ou não, o que ele mudaria ou acrescentaria no sonho, para que o sonho passe a ser dele também. Por isso, é preciso que o líder esteja seguro do seu sonho. Para permitir que seja colocado em dúvida, cada vez que tentar comprometer alguém.”

Perceber, reconhecer, entender, compreender valorizar, dar atenção e respeitar são vários nomes diferentes para um processo tão simples mais ao mesmo tempo tão difícil de ser praticado, que é ouvir o outro. Ouvir não significa somente escutar os sons da voz, ou acompanhar um raciocínio do interlocutor, significa antes de tudo ter paciência, tolerância para aceitar a outra pessoa como ela é, e também suas qualidades e seus defeitos.


Geralmente à motivação é entendida como "uma força dentro de nós que seria responsável por nossas acções.” É definida como uma tendência para a acção provocada por uma necessidade. Somente as necessidades são os motivadores do comportamento humano, as necessidades são intrínsecas ao indivíduo. Não se pode em princípio colocar necessidades nas pessoas, Portanto não se podem motivar as pessoas.

O que se pode fazer é facilitar ou dificultar a satisfação das necessidades dos indivíduos, um homem saudável é motivado principalmente pela sua necessidade de se desenvolver e se realizar como pessoa, também pode se dizer que motivação é o processo responsável pela intensidade, direcção, e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta, é baseada em emoções, especificamente, pela busca por experiências emocionais positivas e por evitar as negativas, A motivação vem das necessidades internas de cada indivíduo e não de nossa vontade. O desejo de uma pessoa ser produtiva depende dos seus objectivos particulares assim num ambiente organizacional e produtividade do colaborador dependerá do quanto ele percebe o seu trabalho como um meio para atingir seus objectivos e satisfazer suas necessidades para poder motivar o comportamento.

Segundo Viegas (apud, FIORELLI, 2004, p.118):

Motivação é uma força, uma energia que nos impulsiona na direcção de alguma coisa que nasce de nossas necessidades interiores. Quando ela acontece, as pessoas tornam-se mais produtivas, actuam com maior satisfação e produzem efeitos multiplicadores. Despertá-la, mantê-la e canalizá-la par aos objectivos da organização tem sido preocupação constante dos administradores.

A motivação é o processo de impulso que leva as pessoas a uma direcção e persistência para que atinja seus objectivos, ela é responsável em fazer com que os indivíduos dêem o melhor de si, assim fazendo o possível para conquistar o eu almejam.

A motivação de realização é dividida em dois tipos são: intrínseco e extrínseca. Para obter a realização na motivação extrínseca, devem existir benefícios externos, bem com para se de punição. Mas se a motivação intrínseca é a propulsionara para determinados objectivos, então a atenção é voltada para os desejos íntimos de cada indivíduo, bem-estar, prazer pessoal.

Outros autores citam que a motivação está dentro de cada um, Vergara (1999) defende que a motivação é intrínseca, também não podemos dizer que motivamos os outros a isso ou aquilo. Ninguém motiva ninguém. Nós mesmos é que nos motivamos, ou não.


Para começar devemos assumir que sejam grandes ou pequenas as organizações não funcionam sozinhas, os cargos que fazem parte do plano de carreira não tem vida própria. Equipas, empresas, corporações ou governos são resultados do trabalho de um grupo de pessoas. As empresas não têm sucesso, mas sim os indivíduos que as compõem. Uma empresa precisa de cargos como gerentes, psicólogos, tesoureiros, ajudantes gerais, entre outros; portanto, cada um com seu papel a transforma uma instituição a caminho sucesso.

O papel do líder dentro das organizações é de extrema importância, o líder com uma liderança afirmadora, precisa ser seus melhores incentivadores! Devem ser capazes de dizer-lhes: “Vocês podem, Eu as ajudo” e não ficar esperando que cometam um erro para corrigi-las.

No mundo globalizado a diferença é feita pelas pessoas que compõem o organismo das organizações, pessoas com capacidade de comunicação, espírito de trabalho em grupo, liderança e principalmente foco nos resultados. Gente que tenha iniciativa, vontade de assumir riscos e agilidade na adaptação de quaisquer situações seja ela mudança de turno, cargo, transferência a outra filial da empresa, através do comprometimento, motivação, disciplina e sempre buscando mais conhecimento melhorando assim seu relacionamento interpessoal. E quanto mais as pessoas assumirem esses papéis mais fortes será as organizações, obtendo assim resultados positivos.





Conforme explica Marconi e Lakatos (2007) a actividade cientifica tem como finalidade a obtenção da verdade e seu objectivo é explicar a realidade. E isso é feito por intermédio da comprovação de hipóteses, que, por sua vez, são pontes entre a observação da realidade e a teoria científica.

Portanto, Marconi e Lakatos concluem seu pensamento dizendo que:

O método é o conjunto de actividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objectivo – conhecimentos válidos e verdadeiros –, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões dos cientistas. (MARCONI; LAKATOS 2007, p. 46).

Foi utilizado nesta monografia o método indutivo com abordagem qualitativa.

Para Marconi e Lakatos (2007), indução é um processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contidas nas partes examinadas. Portanto, o objectivo dos argumentos é levar a conclusão cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais se basearam.

Na elaboração deste trabalho procurou-se utilizar, como metodologia científica, a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com uso do método indutivo cuja abordagem foi qualitativa. Mais adiante falaremos sobre a pesquisa de campo. Para a pesquisa bibliográfica foram feitas leituras, análises e interpretações de livros voltados para o tema em questão.



Assim, é seguro concluirmos que as organizações possuem cenários de mudanças muito rápidos, o que leva as empresas a terem bons líderes. O verdadeiro líder é aquele que traça a meta e cativa a sua equipa para empreender uma nova jornada, ele alimenta o espírito de vitória da equipa utilizando a pedagogia dos exemplos e investimentos nos pontos fortes da sua equipa.

O líder estabelece uma causa comum um sonho colectivo, na presença de um grande líder todos até mesmo os mais geniais conseguirão chegar aonde não chegariam sozinhos. O papel do líder nas dificuldades é conduzir seus colaboradores a utilizarem todas as suas forças todo seu entusiasmo, garra e determinação para obter o resultado máximo de cada um.

O grande desafio dos actuais administradores e líderes é gerenciar toda essa diversidade de ideias e criatividade, sem esquecer a importância de entender pessoas e saber servir pessoas, servir sua empresa dar e transformar a realidade das organizações.


CHIAVENATO I. Introdução à teoria geral de administração. 5.ed. São Paulo: Makron Books, 1997.

CHIAVENATO, Idalberto Introdução à teoria geral da Administração 3.ed .Rio de janeiro, 2004

FIORELLI, J.O. Psicologia para administradores. São Paulo: Atlas.2004

GAUDENCIO, Paulo. Super dicas para se tornar um verdadeiro líder. São Paulo: Saraiva, 2007.

HERSEY, P. BLANCHARD, K. H. Psicologia para Administradores: A teoria e as técnicas da liderança situacional. São Paulo: EPU 1986 p.104

KELLEY, R. E. Como Brilhar no Trabalho: Nove estratégias decisivas para ter sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 4ª. São Paulo: Atlas, 2001.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de; MARINHO Robson M;. Liderança: uma Questão de Competência. 1ª. São Paulo: Saraiva, 2006.



Anexo A - Pesquisa Aplicada, Para Identificação Dos Estilos De Liderança

Questionário:

O objectivo desta pesquisa é evidenciar o perfil de liderança predominante entre os gerentes e colaboradores de uma empresa do ramo de comércio no município de Cacuaco e apresentar possíveis acções de melhorias aos administradores. Sua resposta será mantida em absoluto sigilo e com certeza contribuirá para a melhoria contínua de vossa organização.

1. PERFIL DO RESPONDENTE
a) Idade: ________________________.
b) Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino
c) Função exercida na empresa: ___________________________________.
d) Tempo de serviço na empresa: __________________________________.
e) Escolaridade: ___________________________________.
2. Possui subordinados (funcionários sob seu comando)? ( ) Sim ( ) Não
 Se sim, quantos funcionários são: ____________________________________.
3. Quem tem a maior autoridade e poder dentro da organização?
( ) Dono / Proprietário
( ) Administrador
( ) Gerente contratado para exercer esta função
( ) Outro: _____________________________.
4. Quem é o verdadeiro líder desta organização?
( ) Dono / Proprietário
( ) Administrador
( ) Gerente contratado para exercer esta função
( ) Outro: _____________________________.

5. Há quanto tempo essa pessoa (da pergunta 4) está na organização?
( ) Desde o inicio das actividades da empresa
( ) Já faz alguns anos
( ) Menos de 01 ano
( ) Foi contratado recentemente
( ) Outro: _____________________________.

6. Em qual das opções abaixo você caracterizaria essa pessoa?
( ) Realista, Direcionado, Organizado
( ) Realista, Direcionado, Adaptável
( ) Realista, Considerador, Organizado
( ) Imaginativo, Direcionado, Organizado
( ) Imaginativo, Considerador, Adaptável
( ) Imaginativo, Considerador, Organizado
( ) Realista, Considerador, Adaptável

7. Na sua opinião, quais características são favoráveis para um líder? (pode
assinalar mais de uma alternativa)
( ) Cooperação                                ( ) Controle Emocional
( ) Autoconfiança                            ( ) Força Física
( ) Conhecimento Técnico            ( ) Estatura
( ) Iniciativa                                       ( ) Boa Fluência Verbal

8. Qual é o Temperamento dessa pessoa?
( ) Optimista
( ) Lento / Letárgico
( ) Melancólico / Triste
( ) Colérico / Raivoso
( ) Outro: _____________________________.

9. Quantas das características abaixo são encontradas na personalidade dessa
pessoa?
( ) Moderação
( ) Introversão
( ) Extroversão
( ) Dominância
( ) Autoconfiança
( ) Sensibilidade interpessoal
( ) Controle Emocional

10. Qual é o estilo de liderança que melhor se adequa para essa pessoa?
( ) Autocrático (o líder é focado apenas nas tarefas, a eficácia desse tipo de líder está ligada à sua característica comportamental de ser um planejador e programador de trabalho, coordenando as actividades dos subordinados, fornecendo o suprimento necessário, equipamentos e assistência técnica)
( ) Democrático (este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório; é o líder que considera seus seguidores, oferecendo-lhes apoio e ajuda. Sua eficácia é atingida por mostrar confiança, agindo de maneira amiga, tentando compreender os problemas dos subordinados e ajudando-os no desenvolvimento de suas carreiras)
( ) Liberal (significa "deixar fazer, as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projectos; Acreditam que as reuniões de grupo facilitam a participação dos subordinados no processo decisório, melhoram a comunicação, promovem cooperação e facilitam a resolução de conflitos. O uso da participação, todavia, não implica em abdicar das responsabilidades, e o líder, nesse caso, continua responsável por todas as decisões e seus resultados)

11. Na sua opinião, o que motiva o líder a assumir a liderança?
( ) Realização (obtém sucesso vencendo tarefas desafiantes e padrões de
excelência)
( ) Ambição (contribui para que sua organização cresça e prospere, são muito
ambiciosos no trabalho e na carreira)
( ) Energia (comunicam entusiasticamente sua visão)
( ) Tenacidade (sustenta os objectivos a longo prazo, tem persistência)
( ) Iniciativa (são proactivos, em lugar de reactivos)

12. Características do Relacionamento do líder com os seguidores, quais
opções melhor caracteriza este líder.
( ) O líder se importa com as pessoas que o seguem e favorece a individualidade
dos seguidores.
( ) Credibilidade do Líder: Promove o potencial de cada um e os liderados confiam
nele.
( ) Objetivos de Cooperação: Ajuda cada seguidor a entender os objetivos de
cooperação.
( ) Reconhecimento: Identifica habilidades do grupo.
( ) Valorização: Valoriza pequenas vitórias.
( ) Desenvolvimento: Discutem como melhorar o desempenho.
( ) Relacionamento: Conta com o apoio e lealdade dos liderados.
( ) Posição de Poder: Administra recompensas e punições.
( ) Estrutura de Tarefa: Padroniza procedimentos.




[1] O clima organizacional refere-se ao ambiente interno existente entre os membros da organização e está intimamente relacionado com o grau de motivação de seus participantes. O termo clima organizacional refere-se especificamente às propriedades motivacionais do ambiente organizacional, ou seja, àqueles aspectos da organização que levam à provocação de diferentes espécies de motivação nos seus participantes. Assim o clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes e elevação do moral. É desfavorável quando proporciona a frustração daquelas necessidades. Na verdade, o clima organizacional influencia o estado motivacional das pessoas e é por ele influenciado. (CHIAVENATO, 1998, p. 91)
[2] CHIAVENATO. (2004, p.103)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário