INTRODUÇÃO
Um
gabinete de computador, também conhecido como case, caixa, chassis ou torre, é
o compartimento que contém a maioria dos componentes de um computador
(normalmente, excluindo o monitor, teclado e mouse). Um case de computador, às
vezes, é referido metonimicamente como CPU, referindo-se a um componente
situado dentro da caixa. CPU era um termo comum nos primeiros computadores
domésticos, quando outros periféricos da placa-mãe normalmente eram alojados em
seus próprios cases separados.
Cases,
geralmente, são construídos em aço (muitas vezes, SECC — aço eletrogalvanizado,
laminado a frio, e bobina) ou alumínio. Plástico é, por vezes, utilizado, e
outros materiais, como madeira e mesmo blocos de Lego apareceram em cases
construídos em casa.
TAMANHOS
Cases
podem vir em diversos tamanhos (conhecido como fatores de forma). O tamanho e a
forma de um gabinete de computador é geralmente determinada pelo fator de forma
da placa-mãe, uma vez que é o maior componente da maioria dos computadores.1
Consequentemente, os fatores de forma de um computador normalmente especificam
apenas as dimensões internas e o layout do case. Os gabinetes de servidores
podem incluir precisas dimensões externas, já que, nestes, devem-se ajustar em
compartimentos específicos.
Por
exemplo: um case projectado para fontes e placas-mãe ATX pode assumir várias
formas externas, tal como um case mid-tower em uma forma vertical (projetado
para ficar no chão, altura > largura) ou um simples mini-tower (altura <
largura) ou redes de switches (altura ≤ 2 polegadas, projetadas para ficar na
mesa do monitor e do gabinete). Cases full-tower em tamanho são, geralmente, os
maiores em volume que cases de trabalho (servidores), isso porque têm mais
espaço para baias e slots de expansão. Cases de trabalho e cases mid-tower
foram projetados para serem microATX (tamanho reduzido) e são populares em
ambientes de negócios, onde o espaço é um prêmio.
Atualmente,
o fator de forma mais popular para computadores é o ATX e o microATX, embora
fatores de forma full-tower tenham se tornado também muito populares para uma
grande variedade de pessoas. Empresas como In Win Development (montagem de
computadores para secretárias, governo e segmentos empresariais) ganham em
desenvolvimento e transporte. A Acer tem popularizando as pequenas caixas
chamadas FlexATX, que é o tamanho mais comum para placa-mães pequenas. A Apple
Inc. também produziu o computador Mac Mini, que é semelhante em tamanho a uma
unidade de CD-ROM padrão.
Os
cases vêm em tamanhos mini-tower, mid-tower e big-tower/full-tower. Cases
full-tower têm, tipicamente, 22 polegadas ou mais de altura e são destinados a
ficar no chão. Em qualquer lugar, têm de seis a dez baias acessíveis
externamente, com baias mais acessíveis apenas internamente. Os gabinetes
mid-tower são menores, com aproximadamente 18 polegadas de altura e com duas a
quatro baias externas. Um case mini-tower, normalmente, tem apenas uma ou duas
baias externas e de 14 a 16 polegadas de altura.
LAYOUT
Cases
de computador geralmente incluem chapas para as fonte de alimentação e
compartimentos de unidade ópticas, bem como um painel traseiro que pode
acomodar periféricos dos slots da placa-mãe e de expansão. A maioria dos cases
também tem um botão ou interruptor de power, um botão de reset e LEDs para
indicar o status da máquina ligada, bem como mostrar as atividades de rede e a
unidade do disco rígido. Alguns cases incluem portas I/O (entrada/saída)
internas (para serem usadas como portas USB e de fone de ouvido) na frente do
case. Nesse caso, também incluirá os fios necessários para se conectar a essas
portas, interruptores e indicadores em LEDs da placa-mãe.
LOCALIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS COMPONENTES
·
A placa-mãe, geralmente, é parafusada no case ao longo de
sua área maior, que poderia ser a parte inferior ou do lado do case, dependendo
do fator de forma.
·
Fatores de forma, como ATX fornecem um painel traseiro
com recorte de furos para expôr as portas de I/O fornecidas para os periféricos
integrados, bem comoslots de expansão, que opcionalmente podem expor portas
adicionais fornecidas por placas de expansão.
·
Fontes de alimentação são, frequentemente, alojadas na
parte superior traseira do case; Geralmente, eles são anexados com quatro parafusos
para suportar seu peso. Mas os gabinetes modernos vêm agora com suporte para
instalar as fontes na parte inferior traseira do gabinete.
·
A maioria dos cases incluem as baias na parte frontal do
case; um caso típico ATX inclui baias de 5,25" e 3,5". Em
computadores modernos, o primeiro é usado principalmente para unidades ópticas
(Leitor de DVD/CD), enquanto os outros são usados para discos rígidos, drives
de disquete e leitores de cartão.
·
LEDs e botões estão normalmente localizados na parte
frontal do case; alguns casos incluem um I/O para instalar partes adicionais,
como o da temperatura do processador/placa de vídeo, velocidade dos coolers
etc.
·
Aberturas (vent) são encontradas frequentemente na parte
da frente, para trás e, às vezes, do lado do case para permitir o arrefecimento
adequados para fans(ventoinhas) para serem montados através de furos.
ACESSO INTERNO
Cases
full-tower têm um painel no lado que pode ser removida, a fim de acessar os
componentes internos ou uma tampa grande que sela os chassis. Tradicionalmente,
para a maioria dos cases são necessários parafusos para armazenar os
componentes e painéis no lugar (ou seja, placa-mãe, fonte de alimentação,
unidades ópticas e placas de expansão). Recentemente, há uma tendência de
ausência de parafusos nos cases, em que os componentes são mantidos sob pressão
junto a um pequeno trilho de plástico, onde não se necessitam parafusos e/ou
outros métodos que não precisem de ferramentas, facilitando a montagem rápida e
modificação de hardware do computador.
APARÊNCIA
Através
dos anos 1990, a maioria dos gabinetes de computador tiveram simples formas
retangulares, e foram muitas vezes pintado em bege ou branco, com pouca atenção
dada ao design visual. Desenhos dos gabinetes em cor bege ainda são encontrados
em um grande número. Esta classe de computadores é ainda conhecido como os
famosos "computadores brancos".
Casemod
é o estilo artístico de gabinetes de computador, muitas vezes para chamar a
atenção para o uso de componentes avançados ou incomuns. Desde o início dos
anos 2000, alguns cases vinham incluídos com painéis laterais transparentes ou
janelas de acrílico de modo que os usuários podem olhar para dentro do gabinete
enquanto ele estiver funcionando. Os Casemodders (como são conhecidos) também pode
incluir uma iluminação interna (LED), pintura personalizada, ou sistemas de
refrigeração líquida (watercooler). Alguns aficcionados constroem cases
personalizados a partir de matérias-primas como alumínio, aço, isopor, acrílico
ou madeira.
DETECÇÃO DE INTRUSÃO
Alguns
cases de computador incluem um interruptor tendencioso (push-button) que se
conecta à placa-mãe. Quando o case é aberto, as mudanças de posição do
interruptor ocorrem e o sistema registra esta mudança. O firmware do sistema ou
da BIOS pode ser configurado para relatar este caso, da próxima vez que for
ligado.
Este
sistema de detecção de intrusão física pode ajudar os proprietários de
computadores a detectar adulteração com seu computador. Entretanto, a maioria
desses sistemas são bastante simples em construção, e um intruso experiente
pode abrir a caixa ou modificar seu conteúdo sem acionar o interruptor.
COMPONENTES FUNCIONAIS DO COMPUTADOR
Unidade central de processamento (UCP ou CPU)
A
unidade central de processamento ou processador central tem por função executar
os programas armazenados na memória principal, buscando cada instrução,
interpretando-a e depois a executando. Ela compreende duas grandes subunidades,
conhecidas como unidade de controle (UC) e unidade lógica e aritmética (ULA),
cujas funções serão mais bem descritas a seguir:
Unidade
de Controle: Essa unidade supervisiona todas as operações do computador, sob a
direção de um programa armazenado. Primeiro ela determina que instrução será
executada pelo computador, e depois procura essa instrução na memória interna e
a interpreta. A instrução é então executada por outras unidades do computador,
sob a sua direção.
Unidade
Lógica e Aritmética: Essa é unidade que executa as operações aritméticas e
lógicas dirigidas pela Unidade de Controle.
Operações
lógicas são de forma simples, a habilidade de comparar coisas para tomada de
decisão.
Esta
habilidade para testar (ou comparar) dois números e ramificar para um dos
muitos caminhos alternativos possíveis, dependendo do resultado da comparação,
dá ao computador muitas força e habilidade e é uma das razões principais para o
uso dos computadores digitais em diferentes aplicações, tanto administrativas
como técnicas.
Memória
A
memória é um componente que tem por função armazenar internamente toda
informação que é manipulada pela máquina: os programas (conjunto de instruções)
e os dados. A capacidade de armazenar um programa é uma característica que
permite o processamento automático de dados.
A
memória é em geral, classificada em dois grandes tipos:
Memória Principal (MP)
Memória
Secundária (MS) ou auxiliar ou de massa
Memória Principal
A
memória principal é a memória de armazenamento temporário, que armazena os
programas e os dados que estão sendo processados, somente durante o
processamento. É uma memória volátil (RAM), pois os dados só permanecem nela
armazenados enquanto houver energia elétrica. Na falta de energia, quando o
computador for desligada, todos os dados são perdidos.
Há
alguns conceitos que devem ser conhecidos para que se possa melhor compreender
a memória principal nos computadores atuais:
RAM – Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório
ou Randômico)
É usada
para o armazenamento temporário de dados ou instruções.
Quando
escrevemos um texto num computador, as informações são armazenadas na memória
RAM, assim como os dados de entrada.
A RAM
também é conhecida como memória de escrita e leitura, pois lemos ou escrevemos
informações neste tipo de memória.
ROM – Read Only Memory (Memória só de Leitura)
É usada
para armazenar instruções e/ou dados permanentes ou raramente alterados. A
informação geralmente é colocada no chip de armazenamento quando ele é
fabricado e o conteúdo da ROM não pode ser alterado por um programa de usuário.
Por esse motivo é uma memória só de leitura.
A ROM
se constitui em um chip que possui um software determinado e não apagável pelo
usuário. Desta forma a ROM incorpora as idéias de hardware e software (a isto
se dá o nome de firmware).
Portanto,
firmware, é um hardware que contém um software já determinado, associando assim
as duas capacidades. Ex: fita de videogame
Em
resumo, a informação armazenada em ROM não é volátil, ou seja, não é perdida
quando o fornecimento de energia externa do computador é interrompido. Já a RAM
é volátil, pois as informações armazenadas são perdidas quando a energia é
cortada.
DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO DE DADOS
O
computador tem uma ou mais unidades de disco (dispositivos que armazenam
informações num disco de metal ou plástico). O disco preserva as informações
mesmo quando o computador está desligado.
Unidade de disco rígido
A
unidade de disco rígido do computador armazena informações num disco rígido, um
disco ou uma pilha de discos rígidos com uma superfície magnética. Visto que os
discos rígidos podem conter grandes quantidades de informações, estes servem
normalmente de suporte de armazenamento principal do computador, contendo
praticamente todos os programas e ficheiros. A unidade de disco rígido
encontra-se normalmente no interior da unidade de sistema.
Unidades de CD e DVD
Praticamente
todos os computadores atuais estão equipados com uma unidade de CD ou DVD,
normalmente localizada na parte frontal da unidade de sistema. As unidades de
CD utilizam lasers para ler (obter) dados num CD; muitas unidades de CD também
podemescrever (gravar) dados em CDs. Se tiver uma unidade de disco gravável,
pode guardar cópias dos ficheiros em CDs vazios. Também pode utilizar uma
unidade de CD para reproduzir CDs de música no computador.
Unidade de disquetes
As
unidades de disquetes guardam informações em disquetes, também chamadas discos
flexíveis. Comparativamente aos CDs e DVDs, as disquetes só permitem armazenar
pequenas quantidades de dados. As disquetes também obtêm informações mais
lentamente e são mais susceptíveis a danos. Por estes motivos, as unidades de
disquetes perderam a popularidade que tinham há alguns anos atrás, apesar de
alguns computadores ainda as incluírem.
Pen Drive
O Pen
drive é o mais famoso dispositivo de armazenagem do mundo, atualmente, podemos
adquirir alguns modelos com enormes capacidades de armazenamento por um peço
razoável.
HD Externo
O HD
externo está cada vez mais popular, hoje em dia, temos modelos bem baratos,
alguns são capazes de armazenar até 4 TB de arquivos. Com ele temos a
capacidade de levar arquivos e itens muito grande a todo lugar.
Disco rígido
As
características dos discos rígidos, ou winchesters, cumpre-se dizer que é o
principal modo de se armazenar dados e programas volumosos e que evoluem muito
devido à crescente complexidade dos softwares. É uma unidade de disco que
contém vários discos em um só. Ele é revestido de material magnético. Fica
instalado dentro do computador.
Sua
capacidade de armazenamento varia de20 GB até 4 TB.
Unidades de Entrada e Saída
Os
dispositivos de E/S (Entrada e Saída) servem basicamente para a comunicação do
computador com o meio externo. Eles provêem o modo pelo qual as informações são
transferidas de fora para dentro da máquina, e vice-versa, além de
compatibilizar esta transferência através do equilíbrio de velocidade entre os
meios diferentes. Entre estes componentes podemos mencionar o teclado, o vídeo
e a impressora.
Teclado (Periférico de Entrada): É sem dúvida
o mais importante meio de entrada de dados, no qual estabelece uma relação
direta entre o usuário e o equipamento.
Drive
(Periférico de Entrada e Saída): Conhecido também como "Unidade de
Disco" ou "acionador", o drive, tem como função fazer o disco
girar (dentro do envelope) numa velocidade constante e transferir programas ou
dados do disco para o computador. Essa operação é feita através de uma cabeça
de leitura e gravação que se move para trás e para frente na superfície do
disco. Os dados gravados em disco podem ser lidos e utilizados como fonte de
consulta em uma operação futura.
Winchester,
Disco Rígido ou HD (Periférico de Entrada e Saída): Semelhantemente aos drives
em utilização e funcionamento, tem como principal diferença, a inviolabilidade,
a maior capacidade de armazenamento e a maior velocidade de operação.
É
composto por uma série de discos de material rígido, agrupados em um único
eixo, possuindo cada disco um cabeçote. Os cabeçotes flutuam sobre a superfície
do disco apoiados num colchão de ar, isso significa que eles devem ser
conservados em caixas hermeticamente fechadas para evitar problemas causados
pela poeira e outros elementos estranhos.
As
unidades winchester devem receber um cuidado maior por guardarem maiores
quantidades de informações, pois qualquer trepidação pode fazer com que o cabeçote
encoste-se ao disco, danificando os dados.
Vídeo ou Monitor (Periférico de Saída):
Utilizado basicamente para a saída de informações, o vídeo é o canal por onde o
computador apresenta informações ao operador. Em geral é conectado à placa de
sistema por meio de um adaptador monocromático de alta-resolução ou por um
adaptador colorido-gráfico.
Caneta
Óptica (Periférico de Entrada): A caneta óptica é um instrumento cilíndrico
bastante parecido com uma caneta comum (daí seu nome), que tem um fio semelhante
ao de um telefone em uma das extremidades. Quando se encosta a caneta óptica na
tela, o computador é capaz de detectar exatamente a posição apontada (em alguns
sistemas pressiona-se a caneta na tela, para ativar o interruptor existente em
seu interior).
A
caneta óptica nada mais é do que um sensor óptico, que ao ser apontada na tela
do monitor, a coincidência da varredura no ponto onde está a caneta provoca um
mapeamento da tela e, portanto, permite até desenhar diretamente na tela.
A
caneta óptica é usada mais comumente para escolher um dos itens mostrados na
tela. Reconhecendo o ponto indicado pela caneta, o computador reduz o caracter
ou símbolo a que o ponto de refere.
Mouse
(Periférico de Entrada): Há algum tempo atrás, o único modo de fazer um
computador funcionar era registrar uma função através do teclado. Por ser esta
uma tarefa cansativa que poderia estar fazendo as pessoas deixarem de utilizar
os computadores, os fabricantes encontraram a solução brilhante e simples do "mouse".
O mouse
é colocado sobre qualquer superfície plana e, quando se move, movimenta também
o cursor na tela com extrema agilidade. Assim, uma pessoa pode fazer um
movimento para qualquer parte da tela, pressionar o botão e dar andamento à
operação desejada. O mouse é utilizado em programas gráficos para traçar linhas
ou "pintar" cores na tela e em programas com grande número de menus
de opções.
Joystick
(Periférico de Entrada): Esse tipo de controle manual foi desenvolvido baseado
no manche com que o piloto manobra o avião. Geralmente é utilizado para jogos
semelhantes aos fliperamas. A espaçonave, ou qualquer outro objeto controlado
na tela pelo joystick, move-se na mesma direção que ele. Quando o joystick é
movido para frente, a espaçonave avança na tela. O aparelho tem quatro chaves
elétricas dispostas de tal forma que, quando o joystick é movimentado apenas um
dos contatos se fecha. Cada chave envia sua própria mensagem para o computador:
para cima, para baixo, para e esquerda ou para a direita.
Alguns
deles são dotados ainda de um botão lateral de disparo (de mísseis, balas, ou
eventos, dependendo do programa usado) para ser operado com a mão que estiver
desocupada. Em alguns modelos, no entanto, basta que se aperte um botão
disparador com o polegar.
Impressoras
(Periférico de Saída): Existem três tipos principais de impressoras para
microcomputador: Matricial (ou de Matriz de Pontos), Jato de Tinta e Laser. São
utilizados para a saída de dados.
Matricial
A
tecnologia mais comum de impressão é o da matriz de pontos, que funciona por
meio de uma cabeça de impressão contendo um grupo de agulhas. Os caracteres são
impressos no papel mediante a combinação dessas agulhas. A vantagem da matriz
de pontos está na rapidez e no preço. Entretanto, como as letras e números são
feitos com série de pontos, a qualidade da impressão deixa a desejar, além
disso, essa impressora faz muito barulho.
Algumas
impressoras de matriz de pontos resolvem o problema da má qualidade de
impressão gravando os pontos duas ou três vezes. Nesse caso, preenchem os
espaços deixados na primeira impressão.
Jato de Tinta
As
impressoras de jato de tinta são de preço um pouco mais elevado que as
matriciais. Injetam gotas de tinta (ou bolhas de tintas aquecidas) que formam o
caracter a ser impresso. As gotas passam por um eletrodo e recebem carga
elétrica. Esse tipo de impressora trabalha com enorme rapidez, tendo capacidade
para imprimir muitos caracteres por segundo. Sua qualidade de impressão é muito
boa. São muito adequadas à cores.
Laser
Sistema
semelhante ao utilizado nas máquinas de xerox, por sensibilização do papel e
uso de toner para impressão. Possui alta velocidade e alta resolução, tanto na
escrita quanto em modo gráfico. Se forem coloridas usam toner de 3 ou 4 cores.
Modem
(Periférico de Entrada e Saída): O modem é um dispositivo de conversão de
sinais, que transmite dados através de linhas telefônicas. A palavra MODEM é
derivada das palavras MOdulação e DEModulação.
Modular
significa converter pulsos digitais (dígitos) em sinais analógicos (ondas
senoidais), para que eles possam percorrer numa linha telefônica.
O modem
permite que o computador "converse" com qualquer outro computador do
mundo; mais isso só pode acorrer se o outro também tiver um modem. Ele tanto
pode ser adaptado a um microcomputador, como ao poderoso equipamento central de
uma universidade ou instituição bancária.
A
ligação de seu micro a um grande equipamento pode lhe dar acesso a grandes
bancos de dados, a serviço de informação e as últimas cotações da bolsa de
valores. Se ligar o seu micro ao de seu amigo, vocês podem trocar software,
enviar cartas eletrônicas (e-mails), além de praticar jogos bidirecionais.
Scanner
– Digitalizador de imagem – (Periférico de Entrada): Um digitalizador de
imagens é um equipamento de entrada de dados, que permite a leitura de imagens
a partir de material impresso (revistas, jornais, cartazes), armazenando na
memória toda a tela recebida na leitura.
As
telas podem, assim, serem modificadas e reproduzidas novamente por equipamentos
adequados de impressão. Dessa forma podemos confeccionar cartazes ou qualquer
outro tipo de trabalho utilizando fotografias.
Multimídia
- Multimídia é uma união de informações, com áudio e vídeo, formando a partir
daí um dos mais poderosos recursos digitais utilizados pelo computador.
Também
chama-se multimídia aos softwares desenvolvidos especialmente para a utilização
destes recursos e podem ser formados a partir de tipos de arquivos diferentes,
como: vídeo-clips, músicas digitais, apresentações audiovisuais, animações
gráficas, etc.
Para
que um microcomputador possa utilizar todas as vantagens que a multimídia
oferece, ele precisa de acessórios especiais. Por exemplo, o áudio só será
reproduzido pelo computador se o mesmo possuir uma Placa de Som.
Placa
de Som é um dispositivo ligado internamente ao computador responsável pela
reprodução de sons digitais gerados pelos softwares.
Hoje em
dia no mercado, encontramos uma grande variedade de Kits Multimídia, que são
pacotes com equipamentos responsáveis pela execução da multimídia no
computador. Na maioria deles encontraremos os seguintes itens: uma placa de
som, um drive de leitura para CD-ROM, dois cabos para a conexão do drive de
CD-ROM à placa de som, duas caixas amplificadas, disquetes para a instalação
dos componentes e manuais de instalação e uso. Como equipamentos opcionais
encontraremos: um microfone, títulos em CD-ROM multimídia e talvez até uma
câmera digital.
EQUIPAMENTOS DE PROCESSAMENTO
Placa Mãe
O
elemento central de um microcomputador é uma placa onde se encontra o
microprocessador e vários componentes que fazem a comunicação entre o
microprocessador com meios periféricos externos e internos.
No
nível físico mais básico, a placa mãe corresponde às fundações do computador.
Nela ficam as placas de expansão; nela são feitas as conexões com circuitos
externos; e ela é a base de apoio para os componentes eletrônicos fundamentais
do computador. No nível elétrico, os circuitos gravados na placa mãe incluem o
cérebro do computador e os elementos mais importantes para que esse cérebro
possa comandar os seus "membros". Esses circuitos determinam todas as
características da personalidade do computador: como ele funciona, como ele
reage ao acionamento de cada tela, e o que ele faz.
Dois importantes componentes da Placa Mãe são:
Microprocessador
- Responsável pelo pensamento do computador. O microprocessador escolhido,
entre as dezenas de microprocessadores disponíveis no mercado, determina a
capacidade de processamento do computador e também os sistemas operacionais que
ele compreende (e, portanto, os programas que ele é capaz de executar).
Co-processador
- Complemento do microprocessador, o co-processador permite que o computador
execute determinadas operações com muito mais rapidez. O co-processador pode
fazer com que, em certos casos, o computador fique entre cinco e dez vezes mais
rápido.
Monitores e Vídeos
Embora
os dois termos sejam usados como sinônimos (e às vezes até em conjunto:
monitores de vídeo), na realidade há diferenças importantes entre eles. O vídeo
é o dispositivo que produz a imagem, a tela que você vê. O monitor é o aparelho
completo, a caixa onde o vídeo está alojado, juntamente com vários circuitos de
apoio. Esses circuitos convertem os sinais enviados pelo computador (ou por
outro equipamento, como um gravador de videocassete) num formato que o vídeo
possa utilizar. Embora a maioria dos monitores funcione segundo princípios
semelhantes aos dos aparelhos de televisão (Tubos de Raios Catódios ou CRT), os
vídeos podem ser construídos com base em várias tecnologias, incluindo o
cristal líquido (LCD) e o que usa o brilho de alguns gases nobres (painéis
eletroluminesentes).
Os
vídeos e monitores recorrem a diversas tecnologias para produzir imagens
visíveis. A maioria dos computadores de mesa emprega sistemas de vídeo apoiados
na mesma tecnologia de tubos de raios catódicos da maioria dos aparelhos de
televisão. Os computadores portáteis utilizam principalmente vídeos de cristal
líquido.
CONCLUSÃO
Depois
de se ter estudado aqui o computador e seus componentes, pode-se aferir que
este aparelho veio facilitar por de mais a vida da humanidade, em inúmeros
aspectos, desde as mais simples tarefas domésticas, na educação, na organização
e gestão de pequenas medias e grandes organizações empresariais, na gestão de
recursos humanos, financeiros, materiais e outros, até as mais complexas
tarefas tais como, gestão de regimentos militares ou até mesmo no auxílio da
odisseia “O Homem no espaço”
Mas é
de advertir aqui que do mesmo jeito que este super aparelho facilita nossas
vidas, pode também fazer-nos certo mal quando mal utilizado e não cumprido seus
mais simples requisitos de bom uso. Hoje existem especialistas que afirmam que
certas doenças são originadas do mau uso do computador ou mesmo algumas tiveram
um alagamento galopante devido ao mau uso desta maravilha, de citar aqui
algumas como, as constantes queixas de dores nos olhos por parte dos amantes do
computador, os ataques cardíacos causados pela imobilidade que muitos usuários
de encontram a quando do uso do mesmo e com isso devem também as famosas dores
de coluna ou dores lombar.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRAFICA
TANENBAUM, A. S. Structured Computer Organization. Ed.
Prentice Hall. 1976. cap.1 p.1-16.
HAYES, J.P. Digital System Design and Microprocessors.
Tokyo Ed. McGraw-Hill. 1985. cap. 5, p.365-451.
WEBER, R. F. e
JANSCH-PÔRTO, I. E. S. Introdução à Arquitetura de Computadores: Notas de Aula
Porto Alegre,
Instituto de Informática da UFRGS Primeira Versão - Março de 1994. cap. 6,
p.55-74.
Suplemento 2000,
Estudo Universal. Informática. 2000. Edição Única. Editora Edital.
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