segunda-feira, 23 de outubro de 2017

ABSENTISMO LABORAL - TRABALHO COMPLETO

O ABSENTISMO LABORAL






ERRAQUEL DE AMORINHO MOISÉS









CACUACO
2017
INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL
DEPARTAMENTO DE GESTÃO E CIÊNCIAS ECONÓMICAS








ANTE PROJECTO DO TRABALHO DO FIM DO CURSO





O ABSENTISMO LABORAL




ERRAQUEL DE AMORINHO MOISÉS





Processo nº: 882
Período: Pós-Laboral
Turma: GRN/29
Opção: Ciências de Gestão e Administração
Opção: Gestão de Recurso Humanos

O Docente: Eliseu Botelho




CACUACO
2017
SUMÁRIO







Vive-se um processo de transição da cultura do trabalho em que o homem continua sendo exigido, porém de outro modo. Os esforços foram modificados, passando a ter como característica menos intensidade do ponto de vista da força, e passando a ser contínuos e mais rápidos. Como consequência da nova relação do trabalhador com as máquinas, podem surgir as doenças relacionadas aos trabalhos repetitivos, ritmos acelerados e ao estresse. O impacto dessas mudanças pode levar a um quadro de adoecimento típico de determinados processos de trabalho e aos níveis de absenteísmo observados nas empresas. (RIBEIRO, 2009)

Há doenças ocupacionais derivadas do próprio serviço, dos recursos utilizados, do relacionamento com as pessoas entre outras variáveis. Em relação às doenças, o comportamento pode variar entre as pessoas, pois uma mesma patologia e com a mesma gravidade, pode motivar ou não um trabalhador a não comparecer ao emprego. Algumas vezes a sua ausência independe da sua decisão, como ocorre nas doenças e acidentes graves. Por outro lado, o absenteísmo pode, também, demonstrar uma rejeição ao trabalho, insatisfação com o salário, com as políticas da empresa ou com as condições de trabalho. É o que acontece principalmente nas faltas de pequena duração, e quase sempre próximas de feriados ou finais de semana. (NOGUEIRA, 2007)

Este trabalho reforça a importância do controle do absenteísmo e contém informações acerca do diagnóstico, planeamento e o tratamento deste nas organizações. São poucas as obras disponíveis em Angola que tratam do absenteísmo nas empresas, já que somente nas últimas duas décadas as empresas angolanas tenham percebido o seu valor. Neste trabalho as organizações encontrarão apoio para lidar com a maior presença possível de seus funcionários.


Palavras-Chave: Absentismo, Ambiente de Trabalho, Organizações.

O absenteísmo pode ser causado por diversos factores presentes quotidianamente nas organizações, prejudicando o ambiente de trabalho, a produtividade e assim o lucro da empresa. Diante desses factores surge a seguinte problemática:

O que é o absentismo, qual é a principal causa e qual risco apresenta tando na organização como na vida profissional?



·         Estudar formas de controlar o absenteísmo laboral.


·         Compreender a diferença entre absenteísmo e rotatividade;
·         Identificar os factores que causam o absenteísmo laboral;
·         Constatar os efeitos que o absenteísmo gera na vida pessoal e profissional;
·         Reconhecer o impacto do absentismo na organização;
·         Saber quais indicadores de identificação do absentismo;
·         Conhecer os diferentes tipos de absentismo;
·         Saber resolver situações de absentismo, conforme a Lei Geral do Trabalho;
·         Conhecer vários Métodos de controlo e gestão do absentismo.


Actualmente as empresas, começaram a observar que o índice de absenteísmo entre os funcionários insatisfeitos com o ambiente de trabalho tem aumentado a cada dia e consequentemente tem aumentado à rotatividade, pois ao invés de procurar encontrar os verdadeiros motivos que levavam os funcionários ao absenteísmo, as empresas têm o hábito de demiti-los, aumentando assim a rotatividade.

Sabe-se que as empresas estão sempre querendo maior produtividade, necessitando de um maior comprometimento por parte dos funcionários, porém algumas organizações não conseguem entender o porquê suas metas não são alcançadas sem perceber o absenteísmo por parte dos funcionários, a desmotivação ou afastamento por doenças inexplicáveis.

Existem ferramentas para se identificar a satisfação dos funcionários e suas expectativas em relação à empresa e apontar por onde a empresa pode começar a reverter sua situação, aplicando medidas para minimizar o absenteísmo e a rotatividade.

Este trabalho tem por objectivo demonstrar que actualmente o absenteísmo no ambiente de trabalho é um dos grandes vilões o que acaba contribuindo com a rotatividade de funcionários dentro das empresas, medidas correctivas como qualidade de vida, liderança motivadora e remuneração justa poderão ajudar para que seja possível adequar o ambiente de trabalho e criar perspectiva de crescimento dentro da empresa desta maneira os funcionários ficarão mais motivados e produtivos.


O presente estudo sob o tema Absentismo Laboral está delimitado aos funcionários do Colégio Engrácia Caetano durante o ano lectivo de 2016.


Absentismo: É uma palavra com origem no latim, onde absens significa "estar fora, afastado ou ausente". O absenteísmo consiste no ato de se abster de alguma actividade ou função. O termo abstencionismo designa a não participação em decisões que são tomadas por voto ou sufrágio. Como fenômeno político, as opiniões a respeito do abstencionismo divergem bastante. Para uns pode ser um sintoma de apatia política e para outros mais uma maneira de manifestar a opinião.


Rotatividade: Chiavenato (1999) Aborda a rotatividade de pessoal como uma despesa que pode ser evitada se houver mais critério e atenção na selecção de mão-de-obra. A rotatividade alta reflecte na produção, no clima organizacional, relacionamento interpessoal. O autor alerta que para combater a rotatividade é preciso detectar as causas e determinantes. A rotatividade de recursos humanos ou turn-over é um dos aspectos mais importantes da dinâmica organizacional.


Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito do tema estudado, com o intuito de fornecer ao leitor dados já produzidos por vários autores, em relação ao assunto em questão. A pesquisa se baseou em levantamento teórico das principais referências literárias a respeito do absenteísmo nas organizações, assim como suas variáveis, causas, consequências, benefícios e tratamento.

Após o recolhimento do material houve o refinamento do conteúdo, analisando os diferentes pontos de vista dos autores, a importância prática da informação para as empresas, a afinação de dados estrangeiros com pesquisas nacionais, a análise de dados disponíveis de empresas que calculam o absenteísmo, a procura de métodos específicos para o tratamento do absenteísmo e o impacto das variáveis em empresas angolanas, dentre outros.





O absenteísmo actualmente tem sido uma das principais preocupações dos gestores das empresas de todos os ramos, na questão da produtividade das organizações industriais, visto que as maiorias dos processos de produção são feitos em linha, ou seja, exista uma interdependência entre os sectores (SILVA, 2011).

O absenteísmo é o termo usado para designar as falhas ou ausências dos colaboradores ao trabalho, de maneira justificada ou não. Milkovich e Boudreau (2000), definem o absenteísmo como sendo “a frequência e/ou duração do tempo perdido de trabalho, quando os empregados não vêm trabalhar”. Marras (2005, p. 191) complementa dizendo que, “sob esse título reconhece-se o montante de faltas no trabalho, bem como atrasos e saídas antecipadas acontecidas durante um determinado período”.

Souto (1980, p. 45), menciona que o absenteísmo é tão complexo que exige um trabalho multiprofissional na instituição, já que, na causa do mesmo, há muito mais factores do que a simples doença. Para Mazzilli (2004, p. 28), o comparecimento ao trabalho é condição necessária para a eficácia de uma organização. Quando ocorre a falta imprevista de um funcionário, ocorre um rompimento no fluxo de operações que vai reflectir na queda da produtividade, bem como sobrecarrega outros trabalhadores.

A análise de indicadores de absenteísmo pode ser uma fonte de entendimento dos custos, do clima e de ganhos efectivos de resultados financeiros e sociais. Muitas vezes, esses indicadores são controlados de forma simplista e operacional, perdendo-se o enfoque estratégico na gestão de valor dos activos humanos e rotatividade de pessoal. O absenteísmo, mais do que a pura ausência do trabalhador, costuma estar ligado à falta de entendimento de questões importantes que precisam ser gerenciadas. O conhecimento e o acompanhamento dos índices de absenteísmo é que possibilita que as empresas desenvolvam planos de acções que neutralizem as causas e, consequentemente, reduza o seu aumento. Como defende Kaplan (1997, p. 21), “O que não é medido não é gerenciado”.


No presente trabalho, pretende-se utilizar o paradigma quantitativo e qualitativo. No entanto, ao longo da abordagem, poder-se-á fazer necessária a inserção de dados estatísticos (oriundos de fontes bibliográficas) para uma melhor visualização do problema.


Para melhor abordagem, utilizaremos o paradigma qualitativo, visto que este paradigma metodológico é o que melhor responderá as questões científicas levantadas no início do presente trabalho.

Método de Pesquisa

Usaremos o método dedutivo visto que este método parte dos aspectos gerais de uma abordagem particular das ocorrências ou fenómenos.

Tipo de Pesquisa

Tratar-se-á de uma pesquisa do tipo explicativa porque a explicação profunda deste problema como as causas, as ocorrências, consequências e as particularidades deste problema. E descritiva para então podermos descrever características do problema e prevenção.


Fez-se uma colecção de teses, artigos e livros que, após esta selecção do material fez-me o refinamento do teor, analisando os diferentes pontos de vista dos autores pesquisados sob a variável Absentismo Laboral, gerando, por fim, o presente material.


H1 – Os funcionários com duplo ou tríplice vínculo empregatício se afastam mais do trabalho;
H2 – Os funcionários que trabalham no período nocturno, faltariam mais ao trabalho;
H3 – A maioria dos afastamentos ocorre entre as funcionárias do sexo feminino por vários motivos que se desconhece.


Segundo Marconi e Lakatos (2007) variáveis é uma classificação ou medida; uma quantidade que pode ser alterada; um conceito operacional que contém ou apresenta valores; aspecto, propriedade ou factor discernível em um objecto de estudo e passível de mensuração.




Para esta pesquisa consideramos variáveis independentes dados relacionados à identificação das causas do absentismo laboral.


Nesta pesquisa, temos como variável dependente o nível de incidência do absentismo laboral dos funcionários do Colégio Engrácia Caetano durante o ano lectivo de 2016.


Este estudo, visa fornecer as organizações do campo de recursos humanos apoio para lidar com o fenómeno do absentismo laboral, em particular, os funcionários do Colégio Engrácia Caetano durante o ano lectivo de 2016.





BALERINI, C. Qualidade de vida: reduzindo os custos e melhorando o desempenho. Jornal Estilo & Gestão RH Catho. São Paulo, 2003.

BOURGUIGNON, D. R. Aspectos epidemiológicos de acidentes de trabalho em bancários: um recorte de gênero e adoecimento. Vitória: SEEB/ES, 2011.

CHIAVENATO, I. Teoria Geral de Administração. São Paulo, 6. ed. McGraw-Hill, 2004.

COUTO, H. A. Absentismo. Uma visão bem maior que a simples doença. Ergo n.2. jul. 1992.


GRAÇA, L. Absenteísmo e estresse no trabalho. Revista Portuguesa de Saúde Pública, p. 147, out. /2003.

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