quarta-feira, 17 de junho de 2015

ORGANIZAÇÃO ESCOLAR DA ALEMANHA E ITÁLIA - RESUMO - Trabalho elaborado e organizado por Vieira Miguel Manuel

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INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO KANGONJO DE ANGOLA
I.S.P.K.A














EDUCAÇÃO COMPARADA



ORGANIZAÇÃO ESCOLAR DA ALEMANHA E ITÁLIA







Nome: Bernarda Caquele Muhanda
Curso: Pedagogia
Ano Académico:
Sala n.º: 25
Período: Manhã



DOCENTE
_________________
Bunga Félix Nzinga
    

 



LUANDA
2015
ÍNDICE







 




O presente trabalho foi realizado no âmbito da cadeira da Educação Comparada como objectivo principal fazer um estudo comparativo sobre os países da Alemanha e Itália de modo que se possa entender suas diferenças e suas semelhanças.





Organização escolar, tange na preparação organizativa do espaço de modo a ajudar na centralização harmoniosa da criança em como na formação do seu carácter social.


A educação Pré-escolar da Alemanha como da Itália vai até aos 6 anos de idade, feito nos jardins de infâncias e mantidas pelas organizações religiosas e municipais.


O ensino primário da Alemanha é obrigatório e começa dos 6 anos prolongando-se até aos 15. Ao passo que o da Itália é de 5 anos e está dividido em 2 ciclos.


O segundo grau da Alemanha faz abordagem a dois ramos diferenciados: O da escola média e estudos secundário, ao contrário do segundo grau italiano que aborda três anos do estudo preparatório.


O ensino técnico alemão é tangível em três tipos de ensino: Um de tempo parcial, outro de tempo integral e o outro relativamente ao aperfeiçoamento dos ingressos das escolas de formação prática. O ensino técnico profissional italiano é ministrado em cursos correspondentes à dois níveis: O das escolas técnicas e dos institutos técnicos.


Na Alemanha o ensino superior se distingue em três ramos: Cientifico, Técnico e Artístico. O ensino superior científico alemão só admite estudantes cujos seus certificados sejam de conclusão do ensino secundário geral. Os estabelecimentos do ensino superior técnico, também recebem estudantes que tenham certificado de conclusão do ensino secundário geral, mas em certos casos dão uma excepção aos estudantes que não tenham certificados de conclusão do ensino secundário, dando-os algumas aulas e exames especiais, e o ensino superior artístico admitem estudantes que hajam revelado aptidões artísticas e possuam um certo nível de cultura geral, ao passo que o ensino superior italiano é ministrado em dois tipos de estabelecimentos: Em universidades e institutos superiores. Os programas deste estabelecimentos são idênticos e os títulos que conferem têm o mesmo valor que os da instituições estaduais.




PAÍSES
DIFERENÇAS
SEMELHANÇAS
Caixa de texto: ALEMANHA

A partir da educação pré-escolar, faz-se uma selecção das crianças retardadas de modo a criar classes especiais.

O ensino primário é dos 6-15 anos de idade, e a duração dos estudos básicos é de 4 anos, além das disciplinas comuns oferece o ensino de uma língua estrangeira. O ensino primário visa desenvolver a inteligência e a sensibilidade das crianças, ensinando-as a ler, escrever e cantar, bem como ministrando-lhes hábitos de vida social.

O ensino do segundo grau abrange dois ramos diferenciados. Dá-se também o ensino técnico onde implementam tempos parciais, integrais e aperfeiçoamento.

O ensino superior distingue-se em 3 ramos: Científico, Técnico e Artístico.


A organização escolar ou pré-escolar dos países citados, são mantidos pelos municípios, organizações religiosas e associações civis.

Relativamente ao ensino primário dos países mencionados não há semelhanças.

No que toca ao ensino do segundo grau, ambos os países fazem menção das escolas médias e ensinos secundários e ambos os países dão subsídios essenciais e especializados com o destino profissional, industriais e comerciais.

Ambos os ensinos velam mais pela praticidade das formações.

Ambos os ensinos superiores fazem menção ao ensino artístico.
Caixa de texto: ITÁLIA

A educação pré-escolar é para as crianças dos 3-6 anos de idade e dá-se em escolas maternais e jardins infantis, ao passo que o ensino primário é de 5 anos divididos em 2 ciclos nomeadamente de 3 e de 2 anos, o ensino primário é essencialmente verbal ou livresco e dá-se maior valor ao ensino recebido do professor do que as descobertas que o aluno possa por si mesmo fazer.

O ensino do segundo grau é bifurcado e faz-se em 3 anos de estudo. Dá-se o ensino técnico profissional ministrado em cursos compreendidos a 2 níveis: O das escolas técnicas e dos institutos técnicos.

O Ensino superior é ministrado em 2 tipos de estabelecimentos: Universidades e Institutos Superiores.







Notou-se assim que a organização escolar alemã, além de revelar por um sistema rígido, faz menção à compreensão e a harmonia social ao passo que a organização escolar italiana faz parte de um sistema rigidamente centralizado e segue a seriação e os programas expedidos pelo ministro da instrução pública, desta feita, cheguei à conclusão de que a organização escolar faz parte de um leque de formação, informação e conhecimentos de modo a ajudar no incentivo da preparação da criança e na inserção social.







MANOEL, Bergstroim Lourenço Filho, Educação Comparada, 3ª Ed. Organização, Carlos Monarcha Ruy Lourenço Filho, Brasília 2004.




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