INSTITUTO
SUPERIOR POLITÉCNICO KANGONJO DE ANGOLA
I.S.P.K.A
EDUCAÇÃO COMPARADA
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR DA ALEMANHA
E ITÁLIA
Nome: Bernarda Caquele Muhanda
Curso: Pedagogia
Ano Académico: 4º
Sala n.º: 25
Período: Manhã
DOCENTE
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Bunga Félix Nzinga
LUANDA
2015
ÍNDICE
O presente trabalho foi realizado no âmbito da cadeira da
Educação Comparada como objectivo principal fazer um estudo comparativo sobre
os países da Alemanha e Itália de modo que se possa entender suas diferenças e
suas semelhanças.
Organização escolar, tange na preparação organizativa do
espaço de modo a ajudar na centralização harmoniosa da criança em como na
formação do seu carácter social.
A educação Pré-escolar da Alemanha como da Itália vai até
aos 6 anos de idade, feito nos jardins de infâncias e mantidas pelas
organizações religiosas e municipais.
O ensino primário da Alemanha é obrigatório e começa dos
6 anos prolongando-se até aos 15. Ao passo que o da Itália é de 5 anos e está
dividido em 2 ciclos.
O segundo grau da Alemanha faz abordagem a dois ramos
diferenciados: O da escola média e estudos secundário, ao contrário do segundo
grau italiano que aborda três anos do estudo preparatório.
O ensino técnico alemão é tangível em três tipos de
ensino: Um de tempo parcial, outro de tempo integral e o outro relativamente ao
aperfeiçoamento dos ingressos das escolas de formação prática. O ensino técnico
profissional italiano é ministrado em cursos correspondentes à dois níveis: O
das escolas técnicas e dos institutos técnicos.
Na Alemanha o ensino superior se distingue em três ramos:
Cientifico, Técnico e Artístico. O ensino superior científico alemão só admite
estudantes cujos seus certificados sejam de conclusão do ensino secundário
geral. Os estabelecimentos do ensino superior técnico, também recebem
estudantes que tenham certificado de conclusão do ensino secundário geral, mas
em certos casos dão uma excepção aos estudantes que não tenham certificados de
conclusão do ensino secundário, dando-os algumas aulas e exames especiais, e o
ensino superior artístico admitem estudantes que hajam revelado aptidões
artísticas e possuam um certo nível de cultura geral, ao passo que o ensino
superior italiano é ministrado em dois tipos de estabelecimentos: Em universidades
e institutos superiores. Os programas deste estabelecimentos são idênticos e os
títulos que conferem têm o mesmo valor que os da instituições estaduais.
PAÍSES
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DIFERENÇAS
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SEMELHANÇAS
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A partir da educação pré-escolar, faz-se uma selecção
das crianças retardadas de modo a criar classes especiais.
O ensino primário é dos 6-15 anos de idade, e a duração
dos estudos básicos é de 4 anos, além das disciplinas comuns oferece o ensino
de uma língua estrangeira. O ensino primário visa desenvolver a inteligência
e a sensibilidade das crianças, ensinando-as a ler, escrever e cantar, bem
como ministrando-lhes hábitos de vida social.
O ensino do segundo grau abrange dois ramos
diferenciados. Dá-se também o ensino técnico onde implementam tempos
parciais, integrais e aperfeiçoamento.
O ensino superior distingue-se em 3 ramos: Científico,
Técnico e Artístico.
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A organização escolar ou pré-escolar dos países
citados, são mantidos pelos municípios, organizações religiosas e associações
civis.
Relativamente ao ensino primário dos países mencionados
não há semelhanças.
No que toca ao ensino do segundo grau, ambos os países
fazem menção das escolas médias e ensinos secundários e ambos os países dão
subsídios essenciais e especializados com o destino profissional, industriais
e comerciais.
Ambos os ensinos velam mais pela praticidade das formações.
Ambos os ensinos superiores fazem menção ao ensino
artístico.
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A educação pré-escolar é para as crianças dos 3-6 anos
de idade e dá-se em escolas maternais e jardins infantis, ao passo que o
ensino primário é de 5 anos divididos em 2 ciclos nomeadamente de 3 e de 2
anos, o ensino primário é essencialmente verbal ou livresco e dá-se maior
valor ao ensino recebido do professor do que as descobertas que o aluno possa
por si mesmo fazer.
O ensino do segundo grau é bifurcado e faz-se em 3 anos
de estudo. Dá-se o ensino técnico profissional ministrado em cursos compreendidos
a 2 níveis: O das escolas técnicas e dos institutos técnicos.
O Ensino superior é ministrado em 2 tipos de
estabelecimentos: Universidades e Institutos Superiores.
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Notou-se assim que a organização escolar alemã, além de
revelar por um sistema rígido, faz menção à compreensão e a harmonia social ao
passo que a organização escolar italiana faz parte de um sistema rigidamente
centralizado e segue a seriação e os programas expedidos pelo ministro da
instrução pública, desta feita, cheguei à conclusão de que a organização
escolar faz parte de um leque de formação, informação e conhecimentos de modo a
ajudar no incentivo da preparação da criança e na inserção social.
MANOEL, Bergstroim Lourenço Filho, Educação Comparada, 3ª
Ed. Organização, Carlos Monarcha Ruy Lourenço Filho, Brasília 2004.
Obrigada.Bom nao ficou claro a explicacao do ensino tecnico profissional na italia, pois mencionou apenas a sua subdivisao...
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