sexta-feira, 12 de junho de 2015

CHUVAS ÁCIDAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS - Trabalho Elaborado Por Vieira Miguel Manuel

Trabalho Elaborado Por Vieira Miguel Manuel 



ÍNDICE







 





A chuva ácida, ou com mais propriedade deposição ácida, é a designação dada à chuva, ou qualquer outra forma de precipitação atmosférica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a resultante do dióxido de carbono (CO2) atmosférico dissolvido na água precipitada.

A principal causa daquela acidificação é a presença na atmosfera terrestre de gases e partículas ricos em enxofre e azoto reactivo cuja hidrólise no meio atmosférico produz ácidos fortes. Assumem particular importância os compostos azotados (NOx) gerados pelas altas temperaturas de queima dos combustíveis fósseis e os compostos de enxofre (SOx) produzidos pela oxidação das impurezas sulfurosas existentes na maior parte dos carvões e petróleos.





A chuva, por si só, já possui um pequeno grau de acidez devido à presença de dióxido de carbónico (CO2) na atmosfera, contudo não é prejudicial para a saúde do ser humano, animais e dos ecossistemas do nosso planeta. Porém em regiões ou cidades com alto nível de desenvolvimento industrial é comum ouvirmos falar em chuva ácida.


Os principais contribuintes para a produção dos gases que provocam as chuvas ácidas, lançados na atmosfera, são as emissões dos vulcões e alguns processos biológicos que ocorrem nos solos, pântanos e oceanos.

             A acção humana no nosso planeta é também grande responsável por este fenómeno. As principais fontes humanas desses gases são as indústrias, as centrais termoeléctricas e os veículos de transporte.

            Estes gases podem ser transportados durante muito tempo, percorrendo milhares de quilómetros na atmosfera antes de reagirem com partículas de água, originando ácidos que mais tarde se precipitam.

 A precipitação ácida ocorre quando a concentração de dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de azoto (NO, NO2, N2O5) é suficiente para reagir com as gotas de água suspensas no ar (as nuvens).

Tipicamente, a chuva ácida possui um pH à volta de 4,5, podendo transformar a superfície do mármore em gesso.

A chuva ácida industrial é um problema substancial na China, na Europa Ocidental, na Rússia e em áreas sob a influência de correntes de ar provenientes desses países. Os poluentes resultam essencialmente da queima de carvão com enxofre na sua composição, utilizado para gerar calor e electricidade.

Mas nem sempre as áreas onde são libertados os poluentes, como as áreas industriais, sofrem as consequências dessas chuvas, justamente porque a constante movimentação das massas de ar transporta esses poluentes para zonas distantes.

Por esta razão, a chuva ácida é, também considerada uma forma de poluição transfronteiriça, já que regiões que não poluem podem ser severamente prejudicadas pela sua precipitação.






Os dois principais compostos que estão na origem deste problema ambiental dão origem a processos diferentes de formação de ácidos:

1.      O Enxofre

O enxofre é uma impureza frequente nos combustíveis fósseis, principalmente no carvão mineral e no petróleo, que ao serem queimados também promovem a combustão desse composto, de acordo com as seguintes reacções químicas:

S (s) + O2 (g) ---> SO2 (g)

2 SO2 (g) + O2 (g) ---> 2 SO3 (g)

O enxofre e os óxidos de enxofre podem também ser lançados na atmosfera pelos vulcões.

Os óxidos ácidos formados reagem com a água para formar ácido sulfúrico (H2SO4), de acordo com a equação: 

SO3 (g) + H2O (l) ---> H2SO4 (aq)

Ou pode também ocorrer a reacção seguinte, formando-se ácido sulfuroso (H2SO3):

SO2 (g) + H2O (l) ---> H2SO3 (aq)

2.      O Azoto

O azoto (N2) é um gás abundante na composição da atmosfera e muito pouco reactivo. Para reagir com o oxigénio do ar precisa de grande quantidade de energia, como a que se liberta numa descarga eléctrica ou no funcionamento de um motor de combustão. Estes motores são actualmente os maiores responsáveis pela reacção de oxidação do azoto. Os óxidos, ao reagir com água, formam ácido nitroso (HNO2) e ácido nítrico (HNO3), de acordo com as seguintes reacções químicas:

Na câmara de combustão dos motores, ocorre a seguinte reacção química:

N2 (g) + O2 (g) ---> 2 NO (g)

O monóxido de azoto (NO) formado, na presença do oxigénio do ar, produz dióxido de azoto:

2 NO (g) + O2 (g) ---> 2 NO2 (g)

Por sua vez, o dióxido de azoto formado, na presença da água (proveniente da chuva), forma ácido de acordo com a equação:

2 NO2 (g) + H2O (l) ---> HNO3 (aq) + HNO2 (aq)


A chuva ácida liberta metais tóxicos que estavam no solo. Esses metais podem contaminar os rios e serem inadvertidamente utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde.

Nas Casas, Prédios e demais edifícios

A chuva ácida também ajuda a corroer alguns dos materiais utilizados nas construções, danificando algumas estruturas, como as barragens, as turbinas de geração de energia, etc.


·         Lagos

Os lagos podem ser os mais prejudicados com o efeito das chuvas ácidas, pois podem ficar totalmente acidificados perdendo toda a sua vida.

·         Desflorestação

A chuva ácida provoca clareiras, matando algumas árvores de cada vez. Podemos imaginar uma floresta, que vai sendo progressivamente dizimada, podendo eventualmente ser até destruída.

·         Agricultura

A chuva ácida afecta as plantações quase da mesma forma que as florestas, no entanto a destruição é mais rápida, uma vez que as plantas são todas do mesmo tamanho e assim, igualmente atingidas pelas chuvas ácidas.


De uma forma resumida, poderemos apontar algumas soluções que, a serem adoptadas contribuirão decisivamente para a diminuição deste problema:

·         Incentivar a utilização dos transportes colectivos, como forma de diminuir o número de veículos que circulam nas estradas.

·         Utilizar metros (subterrâneos ou de superfície) em substituição à frota de autocarros a diesel, ou então promover a sua substituição por frotas não poluentes (com recurso a motores eléctricos, por exemplo).

·         Incentivar a descentralização industrial.

·         Dessulfurar os combustíveis com alto teor de enxofre antes da sua distribuição e consumo.

·         Dessulfurar os gases de combustão nas indústrias antes do seu lançamento na atmosfera.

·         Subsidiar a utilização de combustíveis limpos (gás natural, energia eléctrica de origem hidráulica, energia solar e energia eólica) em fontes de poluição tipicamente urbanas como hospitais, lavandarias e restaurantes.

·         Utilizar combustíveis limpos em veículos, indústrias e caldeiras.






De acordo com o conteúdo exposto apresentado acima, concluímos que a Chuva Ácida é uma das principais consequências da poluição do ar. As queimas de carvão ou de petróleo liberam resíduos gasosos, como óxidos de nitrogénio e de enxofre. A reacção dessas substâncias com a água forma ácido nítrico e ácido sulfúrico, presentes nas precipitações de chuva ácida. Os poluentes do ar são carregados pelos ventos e viajam milhares de quilómetros; assim, as chuvas ácidas podem cair a grandes distâncias das fontes poluidoras, prejudicando outros países.

O solo se empobrece, a vegetação fica comprometida. A acidificação prejudica os organismos em rios e lagoas, comprometendo a pesca. Monumentos de mármore são corroídos, aos poucos, pela chuva ácida.

Fica, assim, claro que a Chuva Ácida é bastante perigosa para a Humanidade, mas que também é possível de evitar conforme os cuidados previamente ditos. Ficamos a saber também a sua relação com a ciência e à sociedade, pois a chuva ácida é composta de elementos químicos que são prejudiciais a saúde e, com isso, pessoas inocentes ficam prejudicadas devido a falta de consciência dos grandes empresários.









Livro: A chuva ácida e seus efeitos sobre as florestas
  Autor: Brena, Nilson Antônio
  Editora: Brena

Livro: Chuva Ácida
  Autor: Bright, M.
  Editora: Melhoramentos
  


Comente com o Facebook:

2 comentários: