INTRODUÇÃO
O
presente trabalho fez-se constar de forma resumida todas as actividades realizadas
no âmbito da cadeira de Práticas Pedagógicas e Relatórios desde as recolhas de
dados feito nas escolas 4014, 4027, 4045 até as actividades realizadas no ISPKA.
No dia
29 de Agosto de 2014 no Instituto Superior Politécnico Kangonjo de Angola,
pelas 8 horas e 50 minutos, a Doutora Gilberta Martins fez-se presente pela
primeira vez na sala 25 do 3º ano do curso de pedagogia e deu-nos alguns
subsídios relativamente à cadeira de Práticas Pedagógicas e Relatórios e
algumas orientações sobre o desenvolvimento da mesma.
No
mesmo dia, a doutora subdividiu a turma em 4 grupos de modo que realizássemos
as actividades fazendo as recolhas de dados nas escolas 4014, 4027 e 4045.
No dia
5 de Setembro do ano em curso pelas 8 horas e 35 minutos, realizamos um
trabalho de campo na escola 4014 onde fomos recebidos pela directora da instituição
escolar Manuela de Andrade.
A
Directora apresentou-nos a escola no qual está constituída por 11 salas, um (1)
gabinete da Directora, um (1) gabinete para Subdirectora Pedagógica, uma (1) secretaria-geral,
quatro (4) casa de banho, uma (1) guarita, uma (1) cantina escolar e um (1)
tanque de água.
No dia
19 de Setembro de 2014 pelas 9 horas e 45 minutos, voltamos novamente na escola
4014 com o objectivo de saber o funcionamento da subdirecção pedagógica, não
fomos recebidos pela Subdirectora Pedagógica por esta encontrar-se em licença
disciplinar, razão pela qual, fomos recebidos pela professora Juliana João da
Silva Neto que está como interina e pela directora Manuel de Andrade.
Ainda
no dia 19 de Setembro do ano em curso pelas 10 horas e 30 minutos, fomos na
escola 4027 fazendo recolha de dados. A mesma está situada no município de Cacuaco,
bairro 4 de Fevereiro – Eco Campo, cujo principal objectivo foi, saber o funcionamento
da Subdirecção pedagógica.
Fomos
recebidos pelo Subdirector Pedagógico Lito Manuel, bacharel de matemática, e
fez o historial da instituição.
No dia
26 de Setembro do ano em curso pelas 9 horas e 30 minutos, reatamos com as actividades na mesma escola (4027), cujo
principal objectivo foi, saber a cerca do funcionamento da Subdirecção
Administrativa.
Fomos
recebidos pelo Subdirector Administrativo Eduardo Savula, licenciado em
sociologia pelo ISPOCA, funcionário da educação há 23 anos e trabalha como
Director Administrativo desde 2005.
O
director Administrativo abordou os pontos fortes e fracos da sua área, relativamente
à escola 4027 e para facilitar-nos deu-nos o mapa estatístico dos alunos.
Após às
recolhas de dados obtidos nas escolas acima referidas a doutora Gilberta
organizou-nos para assistirmos a uma aula na escola 4014 com o objectivo de
avaliarmos a professora da mesma escola, isto sucedeu no dia 10 de Outubro do
ano em curso na sala 8, após isto, a doutora pediu-nos para fazermos um
relatório geral onde abarcava todas as actividades feitas fora como dentro da
instituição ISPKA.
Posteriormente,
a doutora Gilberta organizou-nos por fila e pediu-nos, para que cada fila
preparasse uma aula e que apresentássemos aulas simuladas no ISPKA uma semana
depois.
No dia
24 de Outubro do ano em curso no ISPKA, deu-se início às aulas simuladas onde,
4 grupos apresentaram temas e classes diferentes.
No dia 31 de Outubro realizamos a primeira
prova escrita no qual a professora orientou-nos a fazermos um plano de aula.
COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS DURANTE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
No decorrer
deste mese pude amadurecer relativamente aos relatórios feitos durante as
recolhas de dados e a doutora Gilberta fez-me descobrir a importância da mesma
cadeira, bem como relatar tudo que ocorre em minha volta.
PONTUALIDADE
No que
toca a pontualidade, sempre cheguei cedo no local marcado para a realização das
actividades feita.
ASSIDUIDADE
No que
toca a assiduidade, sempre estive presente participando nas actividades durante
os dias marcados.
CUMPRIMENTO DAS TAREFAS INCUMBIDAS
As
tarefas que nos foi atribuída pela doutora Gilberta, foi feita e continua na perfeição,
tudo porque ela transmite-nos segurança nas suas palavras, conhecimentos e
idoneidade.
PARTICIPAÇÃO
Numa
opinião pessoal, a minha participação foi activa e voluntária relativamente às
recolhas de dados, aulas simuladas, aos relatórios feitos.
MODALIDADES DE TRABALHO E AVALIAÇÃO
A
modalidade foi feita consoante a presença e participação, pontualidade e competências
apresentados pelos estudantes.
Concernente
à avaliação foi positiva visto que a doutora Gilberta tem o domínio da matéria,
é muito competente porque não é fácil trabalhar com 62 estudantes nesta
cadeira, mas ela conseguiu dar a volta por cima e também soube manter a
seriedade, competência, paixão no trabalho e rigor.
RECOMENDAÇÕES
·
De acordo às experiencias adquiridas nesta cadeira, peço
a Dr.ª Gilberta que converse com a direcção da instituição no sentido de
enquadrar mais docentes desta cadeira para facilitar o processo da recolha de
dados nas escolas mencionadas neste relatório ou nas escolas vindouras.
·
Que a professora Gilberta continue com o mesmo ritmo de
trabalho, sendo muito cautelosa com os seus estudantes e que continue reparando
nos pequenos detalhes.
·
Que ela transmita o mesmo ritmo a sua idoneidade a
geração vindoura.
CONCLUSÃO
Em
suma, a cadeira tem grande importância no currículo do estudante porque abarca
relatos de tudo que acontece em nossa volta. Tenho a dizer que no decorrer destes
meses pude adquirir novas experiências relativamente às recolhas de dados, às
aulas simuladas e aos conhecimentos adquiridos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário