Elaborado por Vieira Miguel Manuel
INTRODUÇÃO
O
planeamento empresarial refere-se às decisões presentes que tem implicações nos
rumos futuros da empresa. É ferramenta essencial para a empresa que deseja
definir o seu futuro, mobilizar recursos em direcção aos propósitos de curto e longo
prazo, assumir o controlo do seu destino, enxergar oportunidades, introduzir a
disciplina de pensar a longo prazo, gerar compromisso e direccionar as
actividades dos colaboradores
EMPRESAS
Uma
empresa pode ser vista como um grande sistema, onde subsistemas menores
interagem para fazer com que seja atingido um objectivo comum, que é a
geração de resultados.
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- Interferências no Sistema
A empresa não é
um sistema fechado e imune a interferências. Durante o ciclo operacional, sofre
interferências externas e internas, que podem levar a alterações significativas
na forma operacional, e como consequência, nos resultados esperados.
Interferências Externas
As principais são:
Mercado, como força mais poderosa que
pode intervir na empresa;
A legislação,
como regra básica que norteia e delimita a acção da empresa durante sua
existência;
As alterações
constantes introduzidas pelo governo determinando modificações nos
procedimentos internos da empresa gerando custos;
O meio ambiente
deriva de alterações climáticas e da poluição crescente em áreas densamente
industrializadas com modificações da qualidade de vida da região; · Comunidade é um factor de
sucesso quando se dá a aceitação, e conflitos quando se dá a rejeição. Uma
empresa que polui o ambiente geralmente entra em conflito com a comunidade que
a cerca.
Interferências Internas
·
Cultura
da empresa: é o seu jeito de ser e de actuar, é a sua personalidade. É formada
ao longo do tempo, estabelecendo usos e costumes.
·
Relacionamento
entre os subsistemas: a forma como se interrelaciona e interagem os diversos
subsistemas da empresa é espelhado da sua cultura interna.
·
Política
de compras: tem uma função fundamental de interferir no capital de giro da
empresa.
·
Política
de vendas: a forma de vender numa empresa interfere directamente nos
subsistemas financeiros, de compras, de stock
de produção. Deve ser harmonizada com os demais sob a pena de desarticular a
empresa como um todo.
·
Política
de pessoal: toda empresa deve ter uma política de pessoal clara e objectiva,
onde o empregado saiba quais as suas possibilidades de progresso, deveres e
obrigações; especialmente o que a empresa espera dele.
·
Política
operacional: o funcionamento ou operação da empresa deve ter como base uma
política que deixe claro aos empregados como se espera que os mesmos trabalhem
e tratem as máquinas e equipamentos e o que se deseja em termos de qualidade
(padronização).
- Funções Administrativas
Administração de
uma empresa é baseada no pré suposto de que aquele que a administra está apto à
desenvolver uma série de acções que à levem a atingir em objectivo. O objectivo
primordial de uma empresa é a satisfação do cliente, razão de ser do
empreendimento. Para atingir o objectivo estabelecido para empresa devemos
utilizar os recursos humanos, materiais e financeiros numa acção ordenada das
chamadas funções administrativas: planejar, organizar, coordenar, dirigir e
controlar.
·
Planear
É ordenar os idéias, estabelecendo o objectivo
da empresa e fixando o tempo que levará para atingi-lo. É quantificar e
qualificar os recursos que serão utilizados e fixar as metas antes do objectivo.
·
Organizar
É fundamentalmente arrumar o que se faz
no dia-a-dia, pois uma pessoa desarrumada com suas coisas pessoais jamais
conseguirá organizar o que quer que seja, e transmitirá para a empresa o seu
modo pessoal de organização. A organização deve começar pela própria pessoa.
·
Coordenar
É motivar os recursos humanos a agir de
forma harmoniosa na utilização dos recursos materiais e financeiros, em
benefício comum dos objectivos da empresa.
·
Dirigir
É determinar o que deve ser feito em
cada acção para que seja atingido os objectivos.
·
Controlar
É estabelecer padrões de avaliação,
acompanhar operação da empresa, colectando dados relativo ao desempenho de cada
sector, avaliando este desempenho em relação aos padrões, fixando correcções no
desempenho operacional dessa empresa.
·
Comunicação
Comunicação entre os seres humanos é uma
das coisas mais críticas que existe, especialmente na língua portuguesa, onde
nem sempre o que se pretende comunicar é o que acaba sendo escrito. Uma boa
comunicação exige clareza, discrição e uma linguagem no nível de quem recebe a
comunicação. Saber ouvir é importante. Quem recebe uma comunicação e não
consegue interpretá-la, não pode dizer que sabe se comunicar.
·
Liderança
A liderança pode ser definida como a
habilidade que uma pessoa tem de exercer influência interpessoal, utilizando os
meios de comunicação que levem as outras pessoas a se envolverem e participar
do processo operacional de uma empresa, empregando toda a sua criatividade para
atingir um determinado objectivo.
Existe uma
diferença entre liderança encarada como um atributo pessoa, onde o indivíduo
influencia as pessoas por ter qualidades pessoais reconhecidas por todos, e a
liderança derivada de uma função na empresa decorrente da atribuição de
autoridade de uma cadeia de comando. O comportamento de um líder, voltado para
o planeamento, informação, avaliação de controle, além do estímulo e recompensa
deve auxiliar o grupo a atingir seus objectivos.
FUNÇÕES BÁSICAS
Assessorar a
alta administração da empresa em assuntos de planeamento geral, comunicações,
administração e desenvolvimento da organização. Desenvolver estudos e análises,
tendo em vista o aprimoramento e desenvolvimento da estrutura organizacional.
Atender as
necessidades dos usuários de linha na resolução dos seus problemas. Estudar a
viabilidade técnica, económica e operacional de utilização de recursos de
informática, como a necessidade de treinamento. Desenvolver e submeter a alto
administração ao plano anual de desenvolvimento de sistemas.
Propor à alto administração o escopo e
amplitude dos projectos de sistemas aprovados para desenvolvimento.
O&M e Informática - muita
coisa em comum
- Objectivando melhores resultados
operacionais para empresa.
- Visão sistémica dos problemas.
- Metodologia de trabalho relativamente
similar.
- Semelhança do perfil operacional.
- Apoio às demais áreas.
- Actividades mutuamente complementares.
CONCLUSÃO
Cheguei a
conclusão que para ter uma empresa e necessário prestarmos a atenção em todos
os procedimentos necessário que ele tem que ter para não termos problemas
financeiros, e nem administrativos.
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