quarta-feira, 17 de junho de 2015

O ANALFABETISMO EM ANGOLA - Trabalho elaborado e organizado por Vieira Miguel Manuel

MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR
INSTITUTO SUPERIOR DE ANGOLA








Iniciação Pesquisa Científica - IPC


TEMA:


O Analfabetismo no Município dos Dembos na Comuna do Piri






Nome: Orlando da Silva Cândido
Ano Académico:
Turno: Tarde


Trabalho Apresentado para Obtenção de Notas
Curso: Pedagogia





DOCENTE
______________________
                                                                                  Constantino Ukuahamba António



LUANDA-2014
INTRODUÇÃO


A educação é a pedra basilar de desenvolvimento de qualquer nação, através do qual o presente é edificado e o futuro é garantido, é acima de tudo, através dela, numa sociedade democrática emergente que vivemos, que criamos as condições para formação de um povo consciente de seus deveres, direitos e obrigações, pois somente projectando bons educando e educadores visualizaremos perspectivas e horizontes positivos e benéficos num amanha vindouro, ate porque não é por acaso que se costuma dizer "o futuro de uma mora numa boa educação". Hodiernamente, e neste mundo globalizado a formação de quadros capacitados é o grande sustentáculo para o progresso e para maior compreensão dos fenómenos socioeconómicos, psicotécnicos e principalmente para nos angolanos entender melhor os fenómenos naturais e sobretudo culturais que abundam em nosso pais (etnias, tradições, línguas, hábitos, usos e costumes).


OBJECTIVOS

Gerais:
·         Conhecer o índice do analfabetismo na comuna.

Específicos:
·         Saber as causas do analfabetismo na comuna;
·         Identifica os factores que levam o grau do analfabetismo na comuna.


EPÍGRAFE

O silêncio é um grande auxílio para que está em busca de uma verdade.

- (Anónimo)

DIFICULDADES

Falta de conteúdos relacionados ao tema em causa, falta de computador e gastos de tantos valores.

AGRADECIMENTO

Primeiramente ao Deus Todo-Poderoso por ter me dado a vida, força e coragem e vontade para a execução deste trabalho. Ao professor da disciplina pela compreensão e jeito de transmitir seus conteúdos.

Aos meus pais e todos aqueles que de uma directa ou indirecta deram o seu contributo para a realização da mesmo. A todos o meu muito obrigado.

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho aos meus pais e minha estima mulher.
O ANALFABETISMO EM ANGOLA

O analfabetismo não é o resultado de ações isoladas, ou é culpa dos governos, ou das instituições, ou dos próprios analfabetos ou da sociedade. O analfabetismo é uma responsabilidade social, logo, de todos os integrantes da sociedade. O analfabetismo só existe porque não há um esforço conjunto da sociedade para erradicá-lo. É uma doença que precisa ser tratada a partir da identificação das causas, do levantamento das quantidades de pessoas analfabetas e das quantidades dos diversos tipos de analfabetismo existentes. Pois só assim, as medidas tomadas serão acertadas, e os resultados eficazes. A temática analfabetismo é bastante ampla para ser pesquisada, e requer conhecimentos específicos e tempo disponível para a pesquisa.

É mister relembrar, o prenúncio de estudantes capazes nos outros níveis começa na iniciação, ou seja, o ensino primário e de base na maioria das vezes vão determinar o desempenho futuro do educando nos outros escalões de ensino, e a falta de preparação adequada de seus educadores (neste prisma professores), e de infra-estruturas capacitadas, podem dificultar e ate mesmo definir uma carreira futura indesejada para a criança e por fim a sonhos, esforços e ansiedades de muitos pais.

Que lei? A educação é coisa seria se quisermos pensar num futuro melhor para Angola, e o estado tem que se readmitir na sua função de levar a educação para nação, já que estaria a cometer uma inconstitucionalidade por omissão, pois esta expresso no preceito constitucional como um dos objetivos garantida na lei constitucional da republica como um dos direitos fundamentais do cidadão art. 49 - 1 " o estado promove o acesso de todos os cidadãos a instrução...".

CONSEQUENCIAS DO ANALFABETISMO

O analfabetismo de adultos e crianças em idade escolar é um dos problemas socioeconómicos na vida dos habitantes de Angola, consequentemente um atraso para o desenvolvimento do país. Analfabetismo não combina com estratégias para um modelo de desenvolvimento económico sustentável (conhecimento e utilização dos recursos naturais, de modo a satisfazer as necessidades da geração actual e das gerações futuras: desenvolver sem prejudicar nem destruir os recursos no presente e no futuro). O analfabetismo acarreta com ela inúmeras consequências que são mais desfavoráveis para os que se encontram nesta condição de forma directa e afectando de forma indirecta o desenvolvimento técnico, social e económico do próprio pais, e é por este simples facto que muitas das empresas sediadas no nosso pais não param de contactar técnicos estrangeiros a virem prestar serviço cá em Angola, só isto prova que o desenvolvimento deste pais caminha a passos de camaleão.

COMO ERRADICAR

A pesquisa científica das causas do analfabetismo em Fonte Boa-AM implica na investigação da relação entre a população, a organização escolar, os recursos naturais existentes, e as políticas públicas que têm sido implementadas na área da educação; assim, pode-se identificar as causas do baixo Índice de Desenvolvimento Humano na história Deste pais município, para a indicação de soluções viáveis à erradicação do analfabetismo. Soluções que contribuam com o desenvolvimento sustentável daquele município. Identificar as causas do analfabetismo na zona urbana e indicar soluções para a erradicação do mesmo, é competência do estado e da sociedade em geral

CAUSAS

As causa do analfabetismo são muitas das vezes inexplicáveis salvo se for num pais como Angola que tem mais do que motivos convincentes para os declarar em publico e em bom-tom, que a raiz dos muitos males que atravessa o nosso povo é a guerra que assolou o pais durante mais de 20 anos, mas esta mesma guerra que trouxe, fome, miséria, destruição luto, muito e muito mais, também trouxe com ela o analfabetismo a este paraíso, que é Angola, a já quase 4 ou 5 anos de paz o pais ainda acarreta as sequelas deste mal é tão fácil de ser erradicado, basta o governo e a sociedade em geral unirem esforços em conjunto, e fazer face a este tabu.

Mas com ele acompanham-na causas como a:

- Pobreza; falta de possibilidades; a falta de oportunidades, o preconceito e a ignorância. Estes e outros motivos como, o pouco rendimento social e a assistência adequada aos sectores que merecem maior apoio do governo, colaboram de uma forma esférica para o analfabetismo em Angola

A EDUCAÇÃO EM ANGOLA ESTA EM CRISE

O principal incentivador desta situação é o próprio estado, que aos poucos esta se demitindo de sua função educacional e abrindo margem para o aparecimento acentuado destes colégios, porque se hoje a educação em angola esta em crise devido o desleixo e a falta de apoio que a educação vem enfrentando deste os meados dos anos 90, tudo por falta de verbas, péssima remuneração dos professores, infra-estruturas obsoletas, falta de material didático e de ensino, greves constantes, o mísero salários em atraso etc. etc. Tudo isto faz com que pessoas com ideias capitalistas , e procurando o lucro fácil, fazem a festa com a desgraça do setor publico educacional que aos poucos muitas escolas vão perdendo o nível e no salva-se quem puder, algumas são jogadas ao abandono existindo ficticiamente, a fuga dos professores para as escolas privadas em busca de melhores salários (USD), os poucos filhos da elite aparente existente em angola ( vencimento em dólares ) abandonam o publico porque o nível deixa muito a desejar. Estes colégios privados e alguns fantasmas praticam os seus preços em dólar e desta forma acabam beneficiando a minoria da população. O filho do trabalhador pacato convive coma triste.

O ESTADO TEM QUE RECUPERAR A BOA IMAGEM NO SECTOR EM ANGOLA

O estado tem que recuperar a boa imagem que este setor esbanjava ate finais dos anos oitenta do qual toda equipe do Muangolê Notícias ainda beneficiou, não podem deixar que as escolas publicas e gratuita percam o bom nível de professores ( hoje em fuga para as privadas ) e de ensino exemplar de outros tempos sejam relegados para segundo plano. Não podemos permitir que a desculpa guerra seja fator que toda a riqueza do país seja desviado para as operações militares do presente e esqueçamos a educação para o futuro de paz, nem podemos admitir que milhares de estudantes interrompam seus estudos por falta de vagas que é um cúmulo nos dias de hoje, apesar de que os vossos não estudam lá e isto é uma verdade irreversível (anteriormente estudaram comigo) mas pensem no futuro da nação, no nível de instrução do povo que eram governar. Não vamos fazer como na saúde, onde claramente constata-se que valores econômicos sobrepõem aos valores humanos conquistados a séculos por falta de controlo de humanismo e sobretudo fiscalização eficiente dos órgãos estatais que observam impávidos a situação.

MELHORIAS NA EDUCAÇÃO

Um dos sinais de melhorias na educação em Angola são as famosas reformas (neste sector educacional) Visando assim actualizar os jovens e pessoas em níveis académicos técnicos e universitários, de formas a poderem corresponder aos desafios da correria da globalização em que estão sujeitos todas as sociedades deste planeta. Dotar e capacitar os alunos e o corpo docente com novas metodologias de ensino, a Internet e a informáticas são provas rentáveis de que o sector educacional em Angola vem tendo melhorias e melhorando algumas das suas crises, outro grande incentivo é a famosa disciplina de F.A.I que é uma disciplina com bastante adrenalina para os alunos cooperando no ensino incentivando os alunos a estudarem fazendo trabalhos de pesquisa, e com bastante qualidade explorando assim aquilo de bom que os alunos sabem fazer estudar dentro e fora da escola.




COCNCLUSÃO


De acordo com a pesquisa feita, concluo que o analfabetismo é uma responsabilidade social, logo, de todos os integrantes da sociedade. O analfabetismo só existe porque não há um esforço conjunto da sociedade para erradicá-lo. Mas como devagarinho vai-se muito longe, acredito nesta imensa Angola, e sei que o analfabetismo não é o único mal que aflige esta bela pátria, e que o governo esta a incentivar esforços de forma a fazer face a este mal, há muitas outras formações, pelo qual o homem passa, ate se tornar um homem letrado ou um intelectual, mas o analfabetismo é um dos primeiros passos, para se formar um homem culto e intelectual, ou melhor erradicando o analfabetismo e apostando na educação a sociedade angolana estará a formar homens e seres sociais para a sociedade angolana.



BIBLIOGRAFIA


Enciclopédia

Administração Comunal

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário