INSTITUTO
SUPERIOR POLITÉCNICO KANGONJO DE ANGOLA
I.S.P.K.A
DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO
GESTÃO DE INFORMAÇÃO
Nome: Conceição Salvador Manuel
Curso: Pedagogia
Ano Académico: 3º
Sala n.º: 24
Período: Manhã
DOCENTE
______________
Hegel Domingos
LUANDA
2015
ÍNDICE
Numa época marcada pela evolução rápida, dos
conhecimentos modernos, do sistema de educação exige do aluno e estudante uma
gestão de informação. Assim tem um papel mais activo com a realização de
trabalho de investigação, análise, composição que trata-se de um estudo futuro,
isto é, ensinar a estudar o que aprender, seleccionar, a reconhecer o importante
e significativo, adaptar uma atitude crítica perante o estudo, assimilar com
rapidez e adaptar-se permanentemente.
Na gestão de informação os
procedimentos correctos para uma gestão de informação são:
─ Recolha: Nesta recolha de informação o estudante identifica as fontes
internas e externas para tomar uma informação útil na tomada de decisão.
─ Processamento: O estudante regista
diferentes dimensões das modalidades do processamento.
─ Tratamento: O Estudante faz leitura repetidamente
escrita, cálculo, etc. para obter um resultado.
─ Transmissão/Difusão: Ele procura uma
transmissão dos resultados.
O tema é o primeiro elemento
que faz levantar questões sobre a investigação, o tema pode ser livre ou
imposto, explorando todos os aspectos possíveis do tema para que o estudante
consiga fazer gestão da matéria e compreender melhor.
a) Identificar o que já é conhecido: Ele
elabora uma lista dos seus conhecimentos, formula por escrito o que ele já sabe
sobre o tema e o que ele quer descobrir com a sua investigação.
b) Desenvolver uma visão geral: O estudante
faz leitura escapatória, tira o apontamento das mesmas, ele anota da existência
de uma fonte de informação a consultar, ele agrupa as informações recolhidas,
situa-se no contexto geral ou especifique do seu propósito.
c) Orientar o Tratamento: Aqui o estudante
precisa situar o tema da sua pesquisa no contexto geral, ele escolhe as palavras-chave
que determinarão o ângulo do tratamento do seu tema.
d) Esboçar um plano de pesquisa: Aqui ele
busca o seu plano de trabalho considerando ao mesmo tempo o conteúdo da
pesquisa ou informação, busca tarefas que lhe permitirão de o fazer como
encontrar essa informação e identifica o tipo de investigação para remeter ao
professor.
Na procura de fontes de
informação o estudante deve saber que tipo de documento é necessário ao tema e
matéria que um tema pode ser tratado sobre vários suportes, cada um deles
trazendo uma qualidade de informação diferente.
O estudante consulta as obras
e identifica as descobertas para a pesquisa do tema de informação que foram
levantadas, daí anota-se por escrito vários tipos de informação nas fichas,
isto lhe permitirá de achar novos títulos dos documentos, capítulos e páginas
retiradas.
Na separação de informação, é preciso que o estudante:
a) Ler
rapidamente, isto é, fazer uma nova selecção de informação, lendo rapidamente
os documentos coleccionados.
b) Ler
atentamente para selecção de informação e tomas decisões, retirar as
informações pertinentes à sua pesquisa.
c) Ele
tira o apontamento de forma organizada para compreender as informações com
exactidão das referências e dos destaques das palavras-chave essenciais da
mesma informação.
d) Classifica os apontamentos tirados, aqui o
estudante trabalha com os apontamentos que ele estabelece na primeira etapa.
Para tratamento de uma informação é preciso:
a) Analisar as Informações: nesta análise o
estudante põe em ordem as ideias, distingue as causas dos efeitos, estabelece
uma hierarquia na importância das informações e distingui o essencial, elimina
o que não está conforme.
b) Sintetizar a Informação: Ele precisa
responder à sua pergunta de investigação do ponto de partida.
c) Confirma o Conteúdo da Exposição: Ele
confirma o conteúdo para comparar a sua investigação e aproveita a oportunidade
para completar, retirar e por em evidência algumas informações.
Para completar uma informação é preciso que haja
comunicação, aqui o estudante realiza uma avaliação pessoal do conjunto do seu
trabalho.
1. Estrutura a Exposição: Nesta exposição o
estudante preocupa-se com a lógica e o encandeamento da sua comunicação.
2. Respeitar as Regras: Ele preocupa-se com
a linguagem, clareza, ilustrações, citações das fontes e ideias, etc.
3. Citar as Fontes: Aqui ele confirma a
seriedade do trabalho realizado e de aprofundamento da investigação.
4. Avaliar o trabalho: Aqui o estudante se
realiza uma autoavaliação.
Para se fazer uma gestão de
informação deve funcionar partes integrantes de um processo como: Começando por
fazer selecção de matérias, selecção de informações que lhe corresponde ligado
ao tema, conhecer os diferentes tipos de informação para fazer uma boa gestão
de matérias importantes.
Manual de Apoio de Documentação e Informação
ANGELIS, Cristiano Trindade de. Gestão do Conhecimento no
setor público: um estudo de caso por meio do método OKA. Revista do Serviço
Público - RSP, Brasília: ENAP, v. 62, n. 2, p. 137-166, abr./jun. 2011.
ARELLANO, Miguel Angel. Preservação de documentos
digitais. Ciência da Informação, Brasília: IBICT, v. 33, n. 2, p. 15-27,
maio/ago. 2004.
CARVALHO, Gilda Maria Rocha de; TAVARES, Marcia da Silva.
Informação e conhecimento: uma abordagem organizacional. Rio de Janeiro:
Qualitymark, 2001. 152 p.
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